2. CrossedPass

Iwata:

Enquanto Yamazaki-san punha a sua Nintendo DS num cacifo a moedas, decidi pedir ao departamento de Marketing para procurar um meio para carregar a bateria da consola em qualquer lugar. Sem acesso a uma tomada, seria impossível ativar o serviço porque teríamos de mudar as pilhas todos os dias.

Konno:

Precisamente.

Iwata:

Mas depois descobrimos que era possível ter eletricidade nas estações de comboios de Tóquio dentro de alguns quadros elétricos. E durante uns tempos, uma das estações de comboios concordou em manter o ponto de retransmissão num desses quadros.

Konno:

Pois. Para além disso, havia uma boa colaboração entre as maiores estações de comboios do país e lojas.

Iwata:

Mas as instalações tinham de ser feitas manualmente, por isso não podíamos disponibilizar muitos pontos e tínhamos muitas limitações nessa altura. Mas vocês trabalharam arduamente porque queriam que as pessoas tivessem acesso ao Modo Tag, pelo menos uma vez, em nintendogs.

Konno:

Sim.

Iwata:

Depois disso, foi lançado Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies7 e o Bar Luida8 tornou-se um sítio muito frequentado.7. Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies: Título RPG lançado pela Square Enix para a consola Nintendo DS em julho de 2010. O Modo Tag permitia aos jogadores partilharem mapas de tesouro de áreas já jogadas.8. Bar Luida: Um espaço criado pela loja de eletrónica Yodobashi Camera’s Akiba em Akihabara, Tóquio, onde os fãs de Dragon Quest IX podiam encontrar-se através do Modo Tag. Mais tarde, abriu um bar oficial em Roppongi, Tóquio.

Konno:

Exatamente.

Konno:

Completamente! (risos) A minha intenção era que o Modo Tag ganhasse fama com nintendogs, por isso, sinceramente, senti-me muito frustrado por ter acontecido com Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies. Mas foi graças a isso que muitas pessoas experimentaram o Modo Tag, considerando-o divertido. Foi por esse motivo que o plano de incluir o Modo Tag na consola desde o início surgiu muito cedo no desenvolvimento da Nintendo 3DS.

Iwata Asks
Iwata:

Sim, sim. Se não fosse a explosão de atividade em torno do Bar Luida para além do Modo Tag para o título nintendogs, talvez não nos tivéssemos focado no StreetPass nem desenvolvido a Nintendo 3DS da forma como fizemos – e não estaríamos aqui hoje.

Konno:

Sim, tens razão.

Iwata:

Bem, já se passaram cerca de dois anos e meio desde que a Nintendo 3DS foi lançada e agora temos os pontos de retransmissão StreetPass. Podem explicar como é que isto funciona? Acho que alguns dos nossos leitores poderão não perceber inteiramente do que se trata.

Kawahara:

Claro. Para simplificar as coisas, podemos dizer que os pontos de retransmissão StreetPass existem por todo o mundo sob a forma de pontos de acesso à Internet wi-fi a que as consolas Nintendo 3DS se ligam automaticamente, bastando para isso que os utilizadores passeiem com as suas consolas. Por exemplo, nos EUA existem AT&T Wi-Fi Hot Spots9, e há vários pontos de acesso na Europa. No Japão há lojas de conveniência e restaurantes McDonalds que funcionam como pontos de acesso Nintendo Zone10 e há estações Nintendo 3DS em lojas de eletrónica. Ao ligar a consola à Internet nesses locais, recebes automaticamente serviços de Internet fornecidos pela Nintendo sem teres de alterar a configuração das ligações manualmente.9. AT&T Wi-Fi Hot Spots: Serviço sem fios operado pela AT&T, a maior empresa de telecomunicações nos EUA.10. Nintendo Zone: Serviço que permite aos utilizadores desfrutarem de uma grande variedade de conteúdos em lojas e estações por toda a Europa, através das funcionalidades de comunicação sem fios da consola Nintendo DS ou Nintendo 3DS.

Iwata:

Há cerca de 100.000 por todo o mundo.

Kawahara:

É verdade. Os pontos de retransmissão StreetPass utilizam as infraestruturas existentes para que a Nintendo 3DS que te acompanha se ligue a um ponto de acesso, carregando assim os teus dados StreetPass. Se mais alguma consola já se tiver ligado a esse mesmo ponto de acesso, os dados StreetPass do outro utilizador serão transferidos para a tua Nintendo 3DS.

Iwata:

Então, apesar de continuar a chamar-se StreetPass, trata-se de um caminho virtual mediado pelo ponto de acesso.

Kawahara:

Sim, precisamente. Em vez de o utilizador ter de passar por outro utilizador para haver uma troca de dados, com o StreetPass isso acontece quando alguém passa pelo ponto de retransmissão, e mais tarde outra pessoa faz o mesmo.

Iwata:

Depois de este serviço ter sido anunciado, reparei que algumas pessoas na Internet se referiam a ele como “CrossedPass”, o que achei apropriado! (risos)

Kawahara:

Pois é. (risos) O Matsuoka-san também usou esse termo no dia do lançamento.

Matsuoka:

Hum-hum, é verdade! (risos)

Iwata:

Para explicar a mecânica dos pontos de retransmissão de outra forma, com o StreetPass normal a Pessoa A e a Pessoa B fazem uma troca de dados apenas entre si. Mas com os pontos de retransmissão StreetPass temos a Pessoa A, a B e a C. Os dados da Pessoa A passam para a B, e da B passam para a C – como se se tratasse de uma corrida de estafetas11. No mesmo ponto de retransmissão, recebes os dados StreetPass da pessoa que ali esteve antes, e a pessoa que vier a seguir receberá os teus.11. Corrida de estafetas: A European Nintendo Direct Mini de 18 de julho de 2013 incluía um vídeo sobre como os pontos de retransmissão StreetPass funcionam.

Inoue:

Exatamente.

Iwata:

Vamos supor que a Pessoa A joga Tomodachi Collection: New Life12 e atualiza os seus dados de “viajante”, mas a Pessoa B não jogou esse título. O que é que acontece aos dados da primeira pessoa?12. Tomodachi Collection: New Life: Jogo de comunicação lançado apenas no Japão em abril de 2013 para a Nintendo 3DS que utiliza personagens Mii. A funcionalidade StreetPass permite aos jogadores enviarem crianças para as ilhas de outros jogadores enquanto “viajantes”.

Inoue:

Todos os dados recebidos num ponto de retransmissão são atualizados no servidor da Nintendo. Os dados são guardados até que alguém que jogue Tomodachi Collection: New Life apareça.

Iwata Asks
Iwata:

Por outras palavras, os dados StreetPass da Pessoa A vão aparecer na Praça Mii StreetPass13 da Pessoa B, mas os dados do jogo Tomodachi Collection: New Life da Pessoa A podem ser transmitidos à Pessoa C ou até mais tarde à Pessoa Z.13. Praça Mii StreetPass: Aplicação integrada na consola Nintendo 3DS. É uma praça onde se reúnem as personagens Mii das pessoas que se cruzam na rua. Os utilizadores podem ver os perfis uns dos outros e participar em minijogos.

Inoue:

Certo.

Yamazaki:

Portanto, no que diz respeito a jogos com pouca atividade StreetPass, as oportunidades de um encontro são muito maiores através dos pontos de retransmissão.

Iwata:

Compreendo.

Matsuoka:

Já estavam disponíveis cerca de 100 jogos com a funcionalidade StreetPass, por isso houve um certo receio na fase inicial do desenvolvimento do serviço que alguns desses jogos apresentassem problemas, funcionando apenas se dois utilizadores se cruzassem na rua.

Yamazaki:

E por isso pedimos ao Mario Club14 para verificar o software da Nintendo 3DS. Usaram os pontos de retransmissão e testaram-nos individualmente, o que deve ter sido complicado.14. Mario Club Co., Ltd.: Empresa que realiza debugging e testes em software da Nintendo na fase de desenvolvimento.

Iwata:

E encontraram algum jogo incompatível15 durante os testes?15. Jogo incompatível: Alguns programas de software não permitem a troca de dados através dos pontos de retransmissão StreetPass.

Yamazaki:

Sim. Tivemos de garantir que alguns jogos – tais como Pocket Soccer League Calciobit16, que requer uma troca específica entre a Pessoa A e a Pessoa B, e a Caixa Postal Nintendo17, em que se troca mensagens com Amigos – não fizessem o carregamento de dados mesmo que passassem num ponto de retransmissão.16. Pocket Soccer League Calciobit: Comercializado apenas no Japão, trata-se de um simulador de gestão de equipas de futebol lançado para a Nintendo 3DS em julho de 2012. O StreetPass permite que os jogadores recebam os dados das equipas dos outros jogadores, assim como fazer treinos e jogos amigáveis.17. Caixa Postal Nintendo: Ferramenta de comunicação para a Nintendo 3DS disponibilizada enquanto download gratuito em dezembro de 2011. Esta aplicação permite que os jogadores troquem ilustrações e mensagens feitas à mão com amigos registados.

Iwata:

Então os jogos e outro tipo de software que não sejam compatíveis com os pontos de retransmissão não terão estes encontros StreetPass.

Yamazaki:

Correto.

Iwata:

Tal como há quem tenha chamado a este serviço “CrossedPass”, o meio de comunicação difere do StreetPass que já conhecíamos. Matsuoka-san, trabalhaste na comunicação local da Nintendo 3DS. Foste tu que implementaste o projeto?

Matsuoka:

Fui.

Iwata:

Podes explicar como funciona?

Matsuoka:

Com o StreetPass normal, usas as funcionalidades integradas sem fios da Nintendo 3DS para trocar dados, mas a troca de dados através dos pontos de retransmissão utiliza a funcionalidade SpotPass, que comunica sem fios com os servidores.

Iwata:

Então chama-se StreetPass, mas o meio de comunicação é o SpotPass. Que complicação! (risos)

Matsuoka:

É verdade! (risos) Nós simplesmente alterámos o meio de comunicação, mas fizemo-lo de modo que pareça ser o StreetPass normal para os jogadores.

Iwata Asks
Konno:

Então podes ir a uma loja local e achar que passaste por alguém com a consola ligada, mas na verdade os dados das personagens Mii foram carregados através do ponto de retransmissão e a pessoa por quem “passaste” já se foi há muito tempo!