1. O StreetPass num cacifo a moedas

Iwata:

O serviço de pontos de retransmissão StreetPass iniciou-se a 6 de agosto, mas no Japão não houve qualquer aviso prévio, por isso acho que muita gente achou que tinha surgido do nada. Mais de dois milhões de pessoas já usam o serviço, e isto só no Japão. Achei que poderia colocar algumas questões interessantes sobre a criação do serviço e apressei-me a convidar todos os envolvidos no projeto para uma entrevista. Gostaria que começassem por apresentar-se, pode ser? Comecemos com Konno-san.

Konno:

Eu sou o Konno, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Produzi alguns videojogos, como nintendogs1 para a Nintendo DS e nintendogs + cats2 para a Nintendo 3DS, e sou também uma espécie de coordenador geral de todo o hardware da Nintendo 3DS. Desta vez, estive muito envolvido no projeto dos pontos de retransmissão StreetPass.1. nintendogs: Um jogo de comunicação com cachorrinhos lançado para a consola Nintendo DS em outubro de 2005.2. nintendogs + cats: Um jogo de comunicação lançado em simultâneo com a consola Nintendo 3DS em março de 2011. Este jogo incluía também a comunicação com gatinhos.

Iwata Asks
Iwata:

Qual foi o teu papel neste projeto?

Konno:

Basicamente fui uma das pessoas que sugeriu inicialmente o conceito. Gostava que mais pessoas pudessem desfrutar do StreetPass, especialmente na América e na Europa, mas também no Japão, por isso pedi para este projeto avançar.

Yamazaki:

Eu sou o Yamazaki, do Departamento de Desenvolvimento e Operações de Redes. Nos últimos anos, tenho trabalhado em sistemas que giram à volta das caraterísticas comunicativas da Nintendo 3DS e da Wii U. Neste âmbito, coordenei a equipa de desenvolvimento de servidores na criação do serviço de pontos de retransmissão StreetPass.

Iwata Asks
Iwata:

Assumiste as funções de líder neste projeto.

Yamazaki:

Sim.

Iwata:

Também coordenaste a criação da funcionalidade SpotPass.33. SpotPass: Uma funcionalidade da consola Nintendo 3DS que quando é ativada pela proximidade a um ponto de Internet wi-fi permite à consola receber várias informações e outros conteúdos da Nintendo.

Yamazaki:

É verdade.

Kawahara:

Eu sou o Kawahara, do Departamento de Desenvolvimento e Operações de Redes. Tenho trabalhado em serviços de vídeo tais como o Canal Nintendo4 e o Wii no Ma5 para a consola Wii. Também trabalhei na implementação dos servidores para o SpotPass. Quanto aos pontos de retransmissão StreetPass, construí a infraestrutura para os pontos de retransmissão em si.4. Canal Nintendo: Este Canal Wii permitia aos utilizadores desfrutarem de vídeos e versões demo de títulos relacionados com as consolas Wii e Nintendo DS. Este canal já não se encontra disponível.5. Wii no Ma (Sala Wii): Serviço que está apenas disponível no Japão. Trata-se de um Canal Wii gerido pela empresa Wii no Ma Co., Ltd. Wii no Ma era um “canal de comunicação em salas de estar” que apresentava três serviços: Compras, Cinema em Casa e Ironna Ma (Várias Salas). Este serviço oferecia a possibilidade de adquirir produtos originais apenas disponíveis através do Wii no Ma, tais como artigos gourmet, artigos comuns do quotidiano, produtos de moda e para o lar. Os utilizadores podiam também alugar filmes, anime e programas clássicos de televisão. Este canal já não se encontra disponível.

Iwata Asks
Iwata:

E como te envolveste neste projeto?

Kawahara:

Isto pode demorar a explicar...

Iwata:

Não há problema.

Kawahara:

Eu e Inoue-san, sentado aqui ao meu lado, fazemos parte da mesma equipa há cerca de três anos. Somos a equipa original deste projeto.

Iwata:

Há três anos ainda estávamos a desenvolver a consola Nintendo 3DS, antes de ser lançada.

Kawahara:

Sim. O conceito dos pontos de retransmissão existia antes do lançamento da Nintendo 3DS, mas mal dei por mim já estava a criar os servidores para o SpotPass. (risos)

Iwata:

Tal como o próprio serviço, mal deste por ti já havia o SpotPass! (risos)

Todos:

(risos)

Kawahara:

Depois, nesta primavera, decidiu-se avançar com os pontos de retransmissão – o objetivo que tivemos durante três anos tornou-se realidade.

Iwata:

Vamos ouvir agora Inoue-san, que fez parte dessa equipa durante três anos.

Inoue:

Sou o Inoue, do Departamento de Desenvolvimento e Operações de Redes. Quanto aos pontos de retransmissão StreetPass, fui o programador principal dos servidores e trabalhei no processamento dos pontos de retransmissão na perspetiva do cliente, tendo como líder Matsuoka-san. Desde que entrei para a empresa, trabalhei no Canal Nintendo, assim como no desenvolvimento dos servidores e operações para o SpotPass na Nintendo 3DS e na Wii U. E, tal como Kawahara-san, estou muito contente por ver os pontos de retransmissão StreetPass serem lançados três anos depois.

Iwata Asks
Matsuoka:

Sou o Matsuoka, do Departamento de Desenvolvimento de Ambientes. Originalmente trabalhei no kit de desenvolvimento de software (SDK6) para as funcionalidades de comunicação entre equipamentos tal como o Modo de Jogo Local e o Modo Download para a Wii U e para a Nintendo 3DS. Não sei bem porquê, a meio de abril deste ano transferiram-me para este projeto.6. SDK ou kit de desenvolvimento de software: Um conjunto de ferramentas de software utilizado na criação de jogos e de aplicações.

Iwata Asks
Iwata:

Então temos pessoas envolvidas no projeto há três anos e alguém que entrou recentemente a trabalharem juntos neste projeto.

Matsuoka:

Sim. Enquanto programador da Nintendo 3DS faço coordenação tecnológica.

Iwata:

Bem, antes de entrarmos nos pontos de retransmissão, o StreetPass (Modo Tag) começou, na verdade, na Nintendo DS e não na Nintendo 3DS.

Konno:

É verdade. Começou com o título nintendogs.

Iwata:

Voltando ainda mais atrás, nós queríamos fazer algo semelhante desde os tempos da Game Boy Advance e estávamos a fazer experiências. Porque é que quiseram fazer o Modo Tag para nintendogs?

Konno:

Lembro-me perfeitamente. Naquela altura, Shigeru Miyamoto tinha acabado de adotar um cão.

Iwata:

Sim, é verdade.

Konno:

Ele falava sobre passear o cão e de gostar de se encontrar com pessoas que também gostavam de cães nos parques e outros sítios e de conversar com elas. Começou quando pensámos que seria divertido se conseguíssemos criar na Nintendo DS essas ligações espontâneas que surgem nesse tipo de comunidades em que há interesses em comum.

Iwata:

Então, na Nintendo DS, quando as pessoas que tinham o jogo nintendogs passavam umas pelas outras, os seus cães virtuais encontravam-se, o que era muito divertido. Mas o Modo Tag na Nintendo DS tinha muitas restrições em comparação com o StreetPass na Nintendo 3DS.

Konno:

Certo. Tinhas de ter inserido o Cartão de Jogo de nintendogs, senão o Modo Tag não iria funcionar.

Iwata:

Então mesmo que alguém estivesse sempre a jogar nintendogs, se eu tivesse um jogo diferente inserido, as hipóteses de um encontro no Modo Tag seriam nulas.

Konno:

Exatamente.

Iwata:

E, mesmo nessa altura, testámos os pontos de retransmissão StreetPass.

Konno:

Sim. Exatamente há oito anos.

Iwata:

Mais alguém aqui esteve envolvido nos pontos de retransmissão para a Nintendo DS?

Yamazaki:

Eu.

Iwata:

Ai sim?

Yamazaki:

Sim. Naquela altura, preparei a Nintendo DS especialmente para o Modo Tag.

Iwata:

O hardware que usámos para a transmissão naquela altura foi a própria Nintendo DS.

Yamazaki:

Inicialmente, não tínhamos a certeza se iria funcionar ou não. Mesmo tendo preparado essas estações, não sabíamos se iria funcionar. Então, para o testarmos, colocámos uma consola num cacifo de moedas numa estação de comboios.

Iwata:

Mas ao colocar a Nintendo DS num cacifo não ficaram preocupados com o facto de a bateria eventualmente se acabar?

Iwata Asks
Yamazaki:

Por esse motivo fizemo-la compatível com um comum carregador a pilhas. Colocámos três pilhas AA e ligámo-lo à Nintendo DS, fazendo figas para que durasse um dia inteiro! (risos)

Todos:

(risos)

Iwata:

Naquela altura trabalhavam de um modo bastante primitivo. Iam apalpando terreno.