6. Três tesouros sagrados

Iwata:

Ishihara-san, o que achas que a série Pokémon valoriza?

Ishihara:

Pergunto-me…Tal como já disseram ambos, acho que o facto de os jogos serem tão interessantes – por exemplo, os pormenores do mundo do jogo e a lógica da jogabilidade – é extraordinariamente importante. Stunfisk, que já referimos aqui, tornou-se um produto de sucesso nos centros Pokémon19 (risos). 19 Centro Pokémon (na vida real): Uma loja do mundo real especializada na venda de bens Pokémon. Os centros Pokémon são operados pela The Pokémon Company. Atualmente, há sete lojas destas no Japão.

Iwata:

Devo dizer que, em circunstâncias normais, não ia ser fácil vender Stunfisk por si só. (risos)

Ishihara:

Sim. (risos) Mas, criando algo que se apoia no facto de ser plano, como as bolachas de arroz Stunfisk, pensámos: “Isto vai funcionar!” Pode dizer-se que essa é a parte divertida do desenvolvimento de produtos. Quando criámos amuletos metálicos, achámos que o conjunto dos três Pokémon que o jogador escolhe primeiro seria o que mais iria vender, mas, na verdade, o conjunto com Litwick, Lampent e Chandelure foi o que teve maior saída, de longe.

Iwata:

Na altura, disseste que a produção não estava a conseguir acompanhar o ritmo.

Ishihara:

Sim. Eu pensei: “O quê? Porquê?” Os funcionários da loja disseram: “Mas claro que ia vender! Litwick é giro e Chandelure é forte!” e eu pensei: “Ah, não me digas!” (risos) É com os amuletos de Pokémon que as pessoas começam a gostar de um determinado Pokémon por todo o tipo de razões: porque são "fortes" ou "giros". Na área do desenvolvimento de produtos também é importante descobrir coisas novas e continuar a inventar.

Iwata Asks
Iwata:

Muitas pessoas gostam de Pokémon, mas são poucas as ocasiões em que se pensa por que é que isso acontece. Por isso, o que vocês me dizem é interessante.

Ishihara:

Uma outra coisa é uma nova funcionalidade chamada Pokémon Dream Radar20 para pessoas que jogam na Nintendo 3DS. Criámos conteúdos descarregáveis específicos para a Nintendo 3DS. 20 : Software transferível para a Nintendo 3DS, lançado a 12 de outubro de 2012 através da Nintendo eShop.

Iwata:

E como é o Pokémon Dream Radar?

Unno:

É uma espécie de jogo em que utilizas a tecnologia de Realidade Aumentada21 da Nintendo 3DS para . O projeto começou com a questão de qual seria o aspeto dos Pokémon se realmente existissem. Talvez seja uma ideia simplista mas, quando os Pokémon estão a ser transferidos da Nintendo 3DS para o mundo do Pokémon Global Link, pões-te a imaginar coisas estranhas, como: "Talvez estejam a passar por este mundo!" (risos) 21 Realidade aumentada (RA): Tecnologia que combina dados virtuais com imagens do mundo real.

Todos:

(risos)

Iwata Asks
Unno:

E, exatamente ao mesmo tempo, um dos designers gráficos lembrou-se de introduzir alterações de forma para os Pokémon lendários – como Tornadus, Thundurus e Landorus – que aparecem em Pokémon Black Version e Pokémon White Version. Os designs eram ótimos e, então, pensei: “Quero pôr estes Pokémon a voar e apanhá-los!”

Ishihara:

Pokémon Dream Radar é um título descarregável exclusivo para a Nintendo 3DS. Podes não só apanhar Pokémon com formas que nunca tinhas visto antes, mas, depois, também podes levá-los para Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2. E aparecem outros Pokémon verdadeiramente surpreendentes que te fazem pensar: “Há Pokémon assim?!”

Iwata:

A Creatures22 tinha andado a explorar a tecnologia de RA e tinha sido implementada em Pokédex 3D23, por isso, a ligação correu bem. 22 Creatures Inc.: Além de estar envolvida na criação de videojogos relacionados com Pokémon e o jogo de troca de cartas Pokémon, esta empresa também desenvolveu jogos como Nonono Puzzle Chailien (Game Boy Advance) e Personal Trainer: Walking (Nintendo DS). Fundada em 1995. 23 : Software descarregável lançado em todo o mundo através da Nintendo eShop em junho de 2011 para a Nintendo 3DS. Permite aos jogadores verem os Pokémon que aparecem pela primeira vez em e de vários ângulos. já não está disponível na Nintendo eShop.

Ishihara:

É verdade. O jogadores da Nintendo 3DS podem não só desfrutar de Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2, mas também descarregar Pokémon Dream Radar e, cerca de um mês depois, transferir Pokédex 3D Pro.24 Se os tratarem como os três tesouros sagrados25, Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2 vão ser muito mais divertidos. 24 : Uma versão atualizada de , que pode ser descarregada da Nintendo eShop para a Nintendo 3DS a partir de 8 de novembro de 2012. Os jogadores vão poder visualizar informação sobre todos os Pokémon que apareceram até ao momento, incluindo os Pokémon introduzidos recentemente no Pokédex de Unova de e . 25 Três tesouros sagrados: Um termo muitas vezes usado no Japão para se referir a três objetos que, quando colocados em conjunto, se tornam bastante úteis. O termo original deriva das insignias imperiais do Japão, que consistia numa espada, num espelho e numa jóia tradicionalmente apresentados ao imperador ou imperatriz do Japão quando este ou esta toma posse.

Iwata:

De facto, são como os três tesouros sagrados! (risos)

Unno:

Sim. Podes mesmo trazer Pokémon raros que apanhaste com Pokémon Dream Radar para Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2. Depois, com Pokédex 3D Pro, podes verificar facilmente informações sobre os Pokémon que encontras à medida que vais jogando ambos os títulos. Nota do editor: , , e são produtos separados; não é possível jogá-los simultaneamente na mesma consola.

Iwata:

Agora que penso nisso, esta é a primeira vez que estamos a tentar lançar um novo jogo nuclear mesmo antes do lançamento dos filmes26.

Unno:

Sim. Estou mesmo nervoso! (risos) 26 Filmes: No Japão, os jogos foram lançados ao mesmo tempo que a estreia do filme Pokémon The Movie: Kyurem vs The Sword Of Justice.

Iwata:

Fazem com que os jogadores tragam Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2 para o cinema.

Ishihara:

Sim. Desta vez, começas a jogar o título em junho e, depois, leva-lo ao cinema. Claro que o preparámos de forma que tanto as pessoas que tragam Pokémon Black Version e Pokémon White Version, como as que tragam Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2, recebam o Pokémon no cinema. Nota do editor: Tradicionalmente, os jogadores que levaram as suas cópias de determinados jogos Pokémon para cinemas japoneses durante as exibições de filmes da série Pokémon receberam Pokémon novos por via de uma transferência.

Iwata:

Hoje em dia, trabalhar em conjunto com os cinemas não é nada de especial mas, como era algo sem precedentes, no início foi bastante difícil conseguir fazer com que os cinemas autorizassem a receção de Pokémon.

Ishihara:

Sim, foi mesmo difícil. Visitámos os cinemas um a um para lhes explicar. (risos)

Iwata:

Mas, graças ao teu périplo dos cinemas, acabaram por cooperar. Quando as entidades envolvidas que, no início, estavam indecisas em relação à ideia viram a quantidade de pessoas que estavam a desfrutar da situação, mudaram de opinião e disseram: “Também vão fazê-lo para o ano?”

Ishihara:

Começámos por perguntar: “Quantos cinemas há no Japão?” (risos)

Iwata Asks
Masuda:

Os créditos finais do filme enumeram os nomes de todos os cinemas, mas quem está por fora da questão deve questionar-se por que razão aparecem nomes de cinemas num filme.

Ishihara:

Todos os cinemas que cooperaram são enumerados.

Iwata:

Não é vulgar os créditos finais incluírem o nome de imensos cinemas. Mas isso também faz parte da experiência cinematográfica Pokémon.

Ishihara:

É verdade.

Iwata Asks
Iwata:

Como aconteceu muita coisa pelo caminho quando estavam a trabalhar nisso, podíamos falar só sobre as cooperações cinematográficas durante mais de uma hora! (risos) Vamos continuar a desbravar terreno com a série Pokémon. Obrigado pela vossa presença aqui hoje.

Todos:

Obrigado nós!