4. Um centro Pokémon na primeira cidade

Iwata:

Desta vez, os jogos têm lugar dois anos depois. Dado que não criaram o cenário do zero, tiveram dificuldade em alcançar o equilíbrio certo entre a novidade e os jogos anteriores?

Unno:

Sim. Apesar de serem sequelas, se tudo o que existe nos primeiros jogos aparecesse nestes, não ias sentir que eram novos. Por isso, decidimos retratar os jogos de um ponto de vista diferente do usado nas versões anteriores, usando sobretudo personagens novas, cidades novas e uma nova história.

Iwata:

Viajas pelo mesmo mundo do jogo, mas através de um ponto de vista diferente.

Unno:

Sim. Vai ser uma novidade para quem estiver a jogar pela primeira vez. E, para quem jogou os jogos anteriores, vai poder voltar a ver o mundo, mas de um ponto de vista diferente. Nos jogos anteriores, a equipa adversária Team Plasma encontrava-se em desacordo devido a divergências de pensamento, e eu tinha muito interesse na forma como cada pessoa da equipa via a região de Unova, e queria contar uma história de um ponto de vista diferente do que foi utilizado nos jogos anteriores.

Iwata:

Era isso que querias mesmo mostrar desta vez.

Unno:

Sim. Achei que os jogadores podiam dar uma nova olhadela à história de um ponto de vista diferente e encontrar as suas próprias respostas.

Iwata:

Nos jogos da série Pokémon há sempre jogadores que estão a jogar pela primeira vez, bem como outros que já jogam desde que a série apareceu. Por isso, tivemos de encontrar um equilíbrio delicado para as explicações introdutórias. Mas esta foi a primeira que fizeram sequelas a sério e, por isso, não tinham nenhum modelo.

Iwata Asks
Masuda:

Sim, é verdade. Todos os membros da equipa queriam fazer os jogos de forma que as pessoas que os jogassem pela primeira vez fossem capazes de os perceber facilmente.

Iwata:

Como é natural, toda a equipa da GAME FREAK sabe tudo o que há para saber sobre Pokémon. Não é difícil fazer um jogo e tentar imaginar como se sentirão as pessoas que o vão jogar pela primeira vez?

Masuda:

Sim. Quando jogo, penso em cada coisa como se fosse um aluno da escola primária que está a jogar pela primeira vez. E, especialmente no início, verifiquei tudo minuciosamente e fiz algumas alterações subtis.

Unno:

Outra das coisas que fizemos desta vez – e que, por qualquer razão, nunca tínhamos feito – foi pôr um centro Pokémon17 na primeira cidade. 17 Centro Pokémon (funcionalidade do jogo): Um edifício em que se pode curar os Pokémon feridos e manter os Pokémon com os quais não estão a jogar ativamente armazenados.

Iwata:

De que forma é que ter um centro Pokémon na primeira cidade mudou a perceção que se tem do jogo?

Unno:

Com um jogo completamente novo, tens de explicar uma data de coisas logo no início, o que significa que se demora mais tempo a chegar ao mundo do jogo. Mas, como estes jogos são sequelas, ter um centro Pokémon no início ajuda os novatos e quem já jogava a série a divertir-se à medida que vai aprendendo sobre o mundo do jogo num curto período de tempo. Assim, a história também vai avançando a um bom ritmo.

Iwata:

Vamos ter dois tipos de jogadores em Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2: aqueles que estão a jogar pela primeira vez ou pela primeira vez em algum tempo, e aqueles que jogaram os títulos anteriores. Ishihara-san, o que dirias para atrair cada um destes tipos para Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2?

Ishihara:

Os jogadores de Pokémon Black Version e Pokémon White Version vão querer saber o quão diferentes são os novos jogos. Vão pensar “É assim que são as cidades, agora?” e “Estes tipos de Pokémon aparecem na relva, agora?”

Iwata Asks
Iwata:

As diferenças são esmagadoramente maiores do que aquelas que se conseguiram até agora com alterações cromáticas.

Ishihara:

Sim. Há mais tipos novos de jogabilidade e a história é completamente nova. Por isso, acho que as pessoas vão ter um interesse contínuo e pensar: “Como é que isto se vai desenvolver?”

Iwata:

Estes títulos são jogos verdadeiramente novos que mostram o mesmo mundo através de um ponto de vista diferente, com uma história, cenários e personagens diferentes dos títulos anteriores.

Ishihara:

Sim. E aqueles que nunca jogaram Pokémon Black Version e Pokémon White Version vão ficar surpreendidos quando aparecerem diversos Pokémon novos que nunca tinham visto antes. E aposto que vão ter interesse em saber qual é a ligação entre Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2.

Iwata:

O que achas, Masuda-san?

Masuda:

Como começas numa cidade nova, espero que as pessoas que jogaram Pokémon Black Version e Pokémon White Version estejam ansiosas por isso. A forma como uma rota diferente faz o mundo do jogo parecer novo é a mesma que a forma como a mesma viagem parece diferente quando estás a viajar mas segues por uma rota diferente.

Unno:

Acho que vai haver novas surpresas para quem jogou os títulos anteriores. Por outras palavras, há vários elementos que vão fazer com que quem não jogou os títulos anteriores se interrogue acerca de como eram antes.

Iwata:

Então, quem nunca jogou Pokémon Black Version e Pokémon White Version também vai querer jogar estes títulos.

Unno:

Sim. A satisfação de comparar os dois pares é um elemento muito importante desta vez. Introduzimos imensas alterações de pequena dimensão que te vão pôr um sorriso nos lábios quando estiveres no mesmo sítio da mesma cidade em que já tinhas estado no jogo anterior e olhares à tua volta. Espero que os jogadores procurem esses sítios.