6. Quando a Nintendo 3DS muda

Iwata:

Agora que a Nintendo eShop está pronta, os jogos da Consola Virtual e os 3D Classics vão aumentar em número e, por isso, a consola Nintendo 3DS está finalmente prestes a assumir a sua verdadeira forma. Agora que a Nintendo 3DS oferece tantas opções, sentem que a consola tem um efeito diferente em vocês quando a trazem convosco? Vamos começar por ti, Tanaka-san.

Tanaka:

Tenho vários jogos da Consola Virtual alinhados no ecrã do Menu HOME. De facto, quando olho para isso, sinto que mudou. Sinto-me mais rico agora que tenho tantos jogos!

Iwata Asks
Iwata:

E tu, Nakano-san?

Nakano:

Só tenho 3D Classics na minha, mas quando os descarrego – sabes quando a encomenda salta do presente? Sabe mesmo bem. No entanto, sou eu que os compro, por isso já sei o que vou receber. (risos) Suponho que, quanto mais software formos acrescentando ao Menu HOME, mais animado se tornará o ecrã. Provavelmente, vou ter vontade de o mostrar a outras pessoas.

Iwata Asks
Iwata:

E tu, Imai-san?

Imai:

Quando um vídeo é descarregado, acende-se uma marca azul nos ícones de software do ecrã do Menu HOME. Espero que as pessoas reparem nas mudanças de cada vez que abrirem a sua consola Nintendo 3DS.

Iwata Asks
Iwata:

Nakaya-san?

Nakaya:

Na verdade, a Nintendo eShop também vai vender software Nintendo DSiWare. Penso que o facto de poderes utilizar Nintendo DSiWare numa consola Nintendo 3DS é um argumento oculto de venda para o novo sistema. Há uma função da Nintendo 3DS chamada Ferramenta de Download que te permite enviar a totalidade de Nintendo DSiWare descarregada para a tua Nintendo DSi para a tua consola Nintendo 3DS. Entusiasma-me ver aquela quantidade de Nintendo DSiWare alinhada no ecrã. Fui responsável pela Nintendo DSi Shop e tenho bastante Nintendo DSiWare na consola Nintendo DSi que fui eu próprio que descarreguei. Fico feliz por poder dar-lhe bom uso. Nota do editor: É necessário descarregar uma ferramenta para a consola Nintendo DSi com Nintendo DSiWare.

Iwata Asks
Iwata:

Estou a ver.

Nakaya:

Também fico feliz pelo facto de, quando a Nintendo eShop for lançada, podermos ver todo o tipo de produtos divididos em títulos que podem ser descarregados para a Nintendo 3DS, jogos para a Consola Virtual e Nintendo DSiWare. Desta vez, o número de produtos disponíveis é intimidante, mas sinto-me bem com isso.

Iwata:

De facto, preparar a loja é difícil, mas há uma grande riqueza de conteúdos disponíveis e pode mudar-se rapidamente de um ecrã para outro. Por isso, acho que vai proporcionar uma experiência mais agradável do que as lojas anteriores.

Nakaya:

Também acho que sim. Até ao momento, ainda ninguém me tinha falado muito sobre o novo software e, por isso, hoje aprendi bastante. Juntei vários pontos na minha cabeça como, por exemplo, “Ah, então aquela função serve para vender aquele tipo de software!”

Iwata:

Quando a loja for lançada e os ecrãs do Menu HOME das Nintendo 3DS ganharem vida, vai começar a revelar-se a personalidade de cada utilizador. Geralmente, as aplicações descarregadas são armazenadas no Cartão SD. Como tal, se aumentares a capacidade do teu Cartão SD, poderás armazenar muitas mais aplicações. Esta é mais uma oportunidade para mudar a perceção que as pessoas têm da consola Nintendo 3DS.

Nakaya:

Exato.

Iwata:

E visto integrar uma função que permite que os utilizadores pesquisem jogos de que possam gostar com uma função que lhes permite ler críticas de outros utilizadores, quero que a Nintendo eShop seja um sítio onde, se fores em busca de informação sobre um jogo – mesmo que não tenhas nenhum fim particular em mente – possas encontrar algo de interessante todas as semanas, sempre que a visitares.

Nakaya:

Isso põe muita pressão em cima de mim! Vou fazer o melhor que puder! (risos)

Iwata:

E visto que os gerentes da loja podem reorganizar as prateleiras da sua região a seu bel-prazer, as competências de cada um dos gerentes vão estar à vista de todos. Vai ser evidente se um determinado país investir todos os seus esforços em Super Mario Land, por exemplo.

Nakaya:

É muito semelhante à forma como as lojas a sério têm de avaliar qual o melhor uso a dar às prateleiras.

Iwata:

Também estou ansioso por ver as seleções especiais com as recomendações do gerente da loja. Por exemplo, poderá valer a pena pensar em promoções especiais, tais como um conjunto de software especialmente direcionado às mães por ocasião do Dia da Mãe ou um “especial férias de verão” que sugere uma série de títulos para jogar durante as férias. Até agora, mesmo que visualizasses um vídeo, não podias comprar o jogo naquele momento. No entanto, agora que essas funções foram conciliadas, a forma como certos vídeos ou promoções dão origem a vendas vai tornar-se evidente.

Nakaya:

Estou ansioso por assistir a isso, mas também estou um pouco apreensivo. No entanto, pode dar ideias para serviços futuros.

Iwata:

No seguimento dessa ideia, sinto que a Nintendo chegou finalmente à linha de partida no que diz respeito a vender produtos no mundo digital. Os nossos esforços anteriores para aumentar os eixos de ligação da empresa vão finalmente dar frutos através da Nintendo eShop. Apesar de, desta vez, o serviço de download de vídeo ainda estar um pouco desfasado da atualização do sistema, espero que quem possui uma Nintendo 3DS esteja ansioso por ver que tipo de vídeos aparecerá na sua consola através da função SpotPass. Assim que tivermos mais informações sobre quando e como é que os vídeos vão ser distribuídos, a Nintendo encarregar-se-á de te informar. Obrigado pelo tempo que todos me dispensaram hoje. Boa sorte com os retoques finais!

Todos:

Obrigado!