1. Um sítio a visitar por nenhuma razão em especial

Iwata:

Estamos aqui hoje para conversar sobre a Nintendo eShop. Reuni as pessoas que criaram a aplicação Nintendo eShop e os conteúdos de que os jogadores podem desfrutar. A Nintendo eShop é um novo serviço com lançamento previsto para 7 de junho através de uma atualização de sistema. Trata-se de um novo serviço, exclusivo para a consola Nintendo 3DS, que permitirá aos utilizadores descarregar software para a consola e visualizar vídeos sobre os produtos, entre outras coisas. Em primeiro lugar, gostava que cada um dos presentes se apresentasse.

Nakaya:

OK. Chamo-me Kazuto Nakaya e sou do Departamento de “Network Business”. Durante a criação da Nintendo eShop, trabalhei sobretudo como diretor de aplicações.

Iwata Asks
Imai:

Chamo-me Daiji Imai e também sou do Departamento de “Network Business”. Sou responsável pela gestão do lado do cliente, na ótica da distribuição de vídeo.

Iwata Asks
Nakano:

Chamo-me Takao Nakano e sou do Departamento Especial de Planeamento e Desenvolvimento. Sou o diretor responsável pela série de jogos 3D Classics.

Iwata Asks
Tanaka:

Chamo-me Kenta Tanaka e sou do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Fui responsável pela Consola Virtual da Nintendo eShop.

Iwata Asks
Iwata:

Obrigado. Gostava de começar por fazer algumas perguntas sobre a Nintendo eShop. Em suma, é uma loja para a consola Nintendo 3DS que é uma espécie de integração da Nintendo DSi Shop1 e do Canal Nintendo2. Nakaya-san, estás envolvido nos nossos serviços de compras online desde o nascimento da Nintendo DSi Shop. Desta vez, tendo em conta os aspetos da Nintendo DSi Shop que precisavam de ser melhorados, o que procuraste alcançar? 1Nintendo DSi Shop: Software integrado nas consolas Nintendo DSi e Nintendo DSi XL para descarregar Nintendo DSiWare através da Internet. 2Canal Nintendo: Canal Wii que pode ser descarregado gratuitamente através do Canal Wii Shop. Além de permitir o acesso a uma variedade de informação e de vídeos de jogos relacionados com as consolas Wii e Nintendo DS, os utilizadores também podem procurar jogos que estejam de acordo com as suas preferências através das Recomendações de Todos , que mostram as classificações dadas por outros jogadores aos vários títulos.

Nakaya:

Quando fui destacado para a Nintendo eShop, as pessoas à minha volta disseram-me que há muita gente que tem uma palavra a dizer sobre as lojas. Por isso, de certa forma, já estava preparado. No entanto, quando comecei a trabalhar, começaram a chover comentários de todo o mundo sobre a Nintendo DSi Shop, tais como "Isto não presta!" ou "Não podem fazer nada em relação a isto?" E foi por aí que comecei.

Iwata:

Lembro-me de sugerir durante uma reunião que devíamos tornar as compras mais divertidas para que a loja passasse a ser um sítio que os utilizadores visitam mesmo que não tenham de ir lá fazer nada em particular.

Nakaya:

Exato. Sugeriste isso no início. Por isso, decidimos integrar funções do Canal Nintendo e do Canal Wii Shop – o que, de um momento para o outro, levou a um aumento dos funcionários envolvidos em mais do dobro. De seguida, fiquei encarregado de tornar a loja num local que os utilizadores visitassem para dar um vista de olhos e, talvez, comprar qualquer coisa. Isto não foi nada fácil. O designer de ecrãs também teve dificuldades. Foi várias vezes a lojas de videojogos, supermercados ou livrarias em busca de inspiração para designs e de ideias.

Iwata:

Até agora, as lojas eram sítios onde ias quando tinhas um determinado objetivo . No entanto, desta vez, quisemos criar um sítio onde pudesses ir “ver montras”. Como fizeste a triagem das várias exigências dos utilizadores?

Nakaya:

No início, fiz algumas alterações com base naquelas exigências que nos chegaram em maior número. Desta vez, criei uma versão experimental da Nintendo eShop e deixei que as pessoas a experimentassem. De seguida, surgiram novas opiniões e alguns dos elementos que tinham sido pedidos não foram tão bem-sucedidos quanto isso e, assim, a loja foi mudando gradualmente.

Iwata:

Ah, é verdade. No caso da Nintendo DSi Shop, não tivemos tempo de reunir as opiniões de todos e, por isso, limitámo-nos a implementar as funções mínimas necessárias. Desta vez, criaste um modelo que funcionava autonomamente e sem estar ligado ao servidor, e fizeste-o passar de mão em mão.

Nakaya:

Sim. Criei uma versão experimental em que a aplicação podia funcionar autonomamente mesmo que não estivesse ligada ao servidor. Pus toda a gente a experimentá-la quando ainda estava bastante no início, ouvi várias opiniões e fui limando as arestas gradualmente.

Iwata:

Podes falar-me sobre alguns dos aspetos que achavas importantes no início mas que, mais tarde, não se revelaram tão cruciais assim? Ou sobre aquelas ideias que surgiram depois de as pessoas terem experimentado essa versão?

Iwata Asks
Nakaya:

No que diz respeito à função de pesquisa, houve muitas pessoas que queriam poder pesquisar com base em determinados parâmetros. No entanto, à medida que a loja foi ganhando forma, começámos a dar maior importância ao que queríamos organizar primeiro e a que tipo de loja queríamos ter enquanto vendedor, ao invés de nos concentrarmos em convencer o cliente a ir à procura de aplicações. Por isso, o número de pessoas com opiniões precisas sobre a função de pesquisa diminuiu gradualmente.

Iwata:

Suponho que se tiverem de convencer o cliente a ir à procura de aplicações, a Nintendo eShop está a falhar o seu objetivo.

Nakaya:

Exato.

Iwata:

Desta vez, os gerentes das lojas de cada região podem reorganizar as prateleiras à sua vontade. Isto indica que investiste bastante tempo em encontrar uma forma de reorganização flexível das prateleiras para mostrar aos clientes.

Nakaya:

Sim, exatamente. Mas foi a nossa primeira tentativa e preocupa-me um pouco o que possa vir a sair daí. (risos)

Iwata:

A forma como os gerentes das lojas de cada região irão atuar quando a Nintendo eShop for lançada vai ser importante. Podemos vir a descobrir que a América está a sair-se bastante bem ou que os lucros da Europa estão com boa cara e, por isso, as competências de cada gerente vão estar à vista de todos.

Nakaya:

De facto, parece que os gerentes regionais estão a sentir essa pressão. Criaram um grupo de gerentes das lojas e estão a fomentar a competição entre si, ao mesmo tempo que partilham algumas operações entre as várias lojas regionais.

Iwata:

Quando a Nintendo eShop já estiver em funcionamento há algum tempo, podia ser interessante organizar uma sessão de “Iwata Pergunta” intitulada “Iwata Pergunta: Gerentes Internacionais da Nintendo eShop”.

Nakaya:

Sim! Tenho interesse em descobrir qual das regiões tem a melhor loja em funcionamento.

Iwata:

Tendo em conta todo o trabalho que tivemos com a preparação deste sistema, mal posso esperar por ver como o implementaram.