2. Em busca de mais criatividade

Iwata:

Quando te juntaste à Toei Animation, que tipo de trabalho fazias?

Kotabe:

Não se pode desenhar movimento desde o início. Primeiro, há alguém que desenha os pontos principais, chamados “key frames”, dentro de um movimento, e depois outra pessoa trabalha na fase seguinte. Os recém-chegados como eu trabalhavam no duro pegando no que eles tinham feito, limpando-o, e desenhando as frames que entravam entre elas.

Iwata:

Fizeste isso durante quanto tempo?

Kotabe:

Após cerca de três anos começamos a entender o movimento e conseguimos começar a desenhá-lo.

Iwata:

Noutras palavras, conseguem começar a desenhar key frames.

Kotabe:

Certo. Após isso, trabalhei numa série de projectos diferentes, e enquanto estava absorto nisso passaram cerca de dez anos. Inicialmente, a empresa tinha imenso entusiasmo criativo, mas gradualmente começou a dar prioridade ao lucro. Em vez de produzir obras originais, começou a procurar séries manga populares e outros materiais para adaptar. Até o meu próprio desejo de criar algo novo começou a desaparecer.

Iwata:

Lentamente começou a ficar limitado quanto ao que podia fazer.

Kotabe:

Sim. Mas então Hols: Prince of the Sun4 apareceu em 1963. O Sr. Takahata era o realizador. Foi então que me tornei mais corajoso no que toca à animação.

4 Hols: Prince of the Sun é um filme animado que estreou em 1968.

Iwata Asks
Iwata:
Kotabe:

Até então eu andava mais ou menos a meio gás. Mas Hols: Prince of the Sun foi a primeira obra como realizador do Sr. Takahata, por isso ele investiu tudo nele. Pensou muito acerca do que se esperava dele, do que ele queria expressar, e da caracterização psicológica subjacente. Também esperava muito da equipa. E enquanto me tentava manter à altura dele, a minha confiança começou a crescer.

Iwata:

Estou a ver.

Kotabe:

Depois de ter terminado o meu trabalho em Hols, nunca mais tive medo de trabalhar noutra coisa.

Iwata:

Tinhas passado um teste de fogo e ganho confiança.

Kotabe:

Esse filme deixou-nos orgulhosos do trabalho que investimos nele. Depois disso tivemos a coragem de enfrentar o que quer que fosse que nos aparecesse à frente. Mais tarde, depois de cerca de 12 anos, deixei a Toei Animation.

Iwata:

Não posso continuar sem mencionar outro tópico em particular. Como é que foi trabalhar em Heidi, Rapariga dos Alpes5?

5 Heidi, Girl of the Alps foi uma série televisiva animada com 52 episódios e transmitida em 1974. Produzida pela Zuiyo Eizo Co., Ltd.

Kotabe:

Cheguei ao projecto Heidi como resultado de deixar a Toei Animation. Como mencionei anteriormente, estava decepcionado por não poder fazer mais trabalhos altamente criativos na Toei Animation. Nessa altura, uma certa empresa de produção contactou o Sr. Takahata, Miya-san e a mim para a adaptação de uma determinada obra famosa de literatura infantil.

Iwata:

Quando ouviste isso, deixaste imediatamente a Toei?

Kotabe:

Não, não sabia o que fazer. Tinha trabalhado com algumas dessas pessoas durante muito tempo. Mas queria mesmo fazer aquela animação, por isso pus as dúvidas de lado e fui em frente. Tudo isto estava muito bem, mas então o autor original não deu autorização.

Iwata Asks
Iwata:

Isso deve ter sido um choque.

Kotabe:

Eu tinha começado a fazer preparativos.

Iwata:

Se tivessem podido fazê-lo, pergunto-me como teria sido. Gostava de poder ver como teria ficado.

Kotabe:

Portanto o Sr. Takahata, Miya-san e eu ficámos totalmente perdidos. Foi uma enrascada. Esse projecto era a razão pela qual tínhamos abandonado a nossa empresa, e agora estava morto à nascença. Mas o cancelamento desse projecto precedeu o nascimento de Panda! Go Panda!6 do Tokyo Movie Shinsha.

6 Panda! Go Panda! é um filme animado estreado em 1972. Foi produzido pelo Tokyo Movie Shinsha.

Iwata:

Oh, é verdade.

Kotabe:

A seguir, depois de termos feito o Panda! Go Panda!, uma empresa diferente abordou-nos em relação a Heidi. E mais uma vez eu não sabia o que fazer. Tinha deixado a Toei Animation, por isso se deixasse também a Tokyo Movie seria a nossa terceira empresa. Mas se tivéssemos a certeza de que o Sr. Takahata poderia realizar algo lá, Miya-san e eu segui-lo-íamos. Isso levou a Heidi.

Iwata:

Estou a ver.

Kotabe:

Mas nessa altura as pessoas diziam que Heidi nunca seria um êxito.

Iwata:

A sério?

Kotabe:

Era uma época em que as histórias de desporto como Star of the Giants eram populares.

Iwata:

Suponho que Heidi se tenha destacado um pouco na altura. Mas acho que é uma história poderosa que fica no nosso coração.

Iwata Asks
Kotabe:

Além disso, a animação para televisão tinha na época restrições orçamentais. Havia um limite para o número de frames que podíamos usar. Queríamos usar imensas frames para uma expressão completa, mas não podíamos.

Iwata:

Devido a considerações orçamentais, podiam ver as restrições logo na fase de planeamento.

Kotabe:

Eu sabia da limitação das frames, mas Heidi é na verdade uma história relativamente curta. Contudo, o Sr. Takahata queria submergir-se profundamente nela e mostrar a vida quotidiana nas montanhas e todas as relações humanas, por isso embrenhámo-nos na produção, mas foi bastante duro. Ficámos acordados várias noites seguidas. Eu pensei que ia morrer. Foi verdadeiramente horrível.

Iwata:

Parece-me que já ouvi isso em algum lado antes… (risos)

Queria perguntar-te sobre outra coisa. Ouvi dizer que estiveste envolvido numa cena muito importante em Nausicaä of the Valley of the Wind7.

7 Nausicaä of the Valley of the Wind é uma longa-metragem animada com múltiplos prémios estreada em 1984.

Kotabe:

Sim, participei no desenho das “key frames”.

Iwata:

É a cena-chave no final, quando Nausicaä foi atingido pelo Ohmu e morre, mas depois regressa à vida. Ouvi algo sobre você ter trabalhado nessa parte.

Kotabe:

De repente Miya-san veio ter comigo e perguntou se eu o podia ajudar. Eu concordei sem pensar muito. Falámos sobre isso, e eu fiz alguns desenhos. Lembras-te da cena em que os tentáculos aparecem? Miya-san tinha desenhado alguns modelos, e eu tinha que os redesenhar para criar as “key frames”, mas ficava sem vida. Assim, para a primeira frame de tentáculos eu usei simplesmente o modelo. Quando vi o filme terminado e como a cena era importante, fiquei chocado.

Todos:

(risos)

Iwata:

Ouvi dizer que Miyazaki-san disse que ficou furioso com ele. (risos)

Kotabe:

Claro! É uma cena tão importante, mas ele nem sequer me mostrou todas as storyboards!

Iwata:

Suponho que ele queria que desenhasses essa cena.

Kotabe:

Eu costumava discutir bastante com ele. Como quando fizemos 3000 Leagues in Search of Mother8. Eu também discutia com o Sr. Takahata. Mesmo tendo uma estrutura dramática precisa para uma cena, eu desenhava algo como me apetecesse. Agora que penso nisso, passávamos o tempo a discutir! (risos)

8 3,000 Leagues in Search of Mother foi uma série televisiva animada de 52 episódios transmitida em 1976.