4. A Tua Própria DS

Iwata:

Gostaria agora de colocar algumas questões a Mita-san, mas primeiro, porque não apresentares-te?

Mita:

Chamo-me Kentaro Mita. Para este projecto, ajudei a denominada Equipa de Revisão das Funcionalidades da Consola, um grupo composto por membros de vários departamentos para discutir as funcionalidades da DSi. Fiz coisas como transmitir propostas entre departamentos e levar as ideias do Departamento de Investigação e Engenharia para as devidas áreas. Basicamente, trabalhei para manter o bom funcionamento entre departamentos.

Iwata:

O Mita-san estava a desempenhar as funções de um verdadeiro comunicador, antecipando-se em relação aos outros e mantendo a informação a fluir, e abordando todas e quaisquer preocupações que surgissem.

Mita:

Sim. Este não é o tipo de projecto que um único departamento consiga concluir, pelo que me dirigi diversas vezes às pessoas em todos os diferentes departamentos e regressei para partilhar a informação recolhida. Foi uma experiência bastante estimulante para mim. Antes, costumava trabalhar num ambiente muito mais fechado, sozinho a rabiscar programas.

Iwata Asks
Iwata:

Esta experiência ajudou-o a criar conhecimentos na empresa?

Mita:

Ajudou bastante. (risos) Até há bem pouco tempo, raramente saía do meu departamento. Agora posso ir a qualquer lado sem hesitar.

Kuwahara:

Uma vez que ele estava sempre fora a tratar de algum assunto, nunca estava no escritório quando queria falar com ele! (risos)

Iwata:

Oh. (risos) Mita-san, enquanto uma pessoa que esteve envolvida nas funcionalidades integradas na consola, qual diria ter sido o ponto de viragem?

Mita:

Foi definitivamente quando adicionámos a função de compra, que permite utilizar a Nintendo DSi para comprar e transferir software. Foi um grande ponto de viragem.

Iwata:

Houve algum debate em relação a isso, certo? Ao adicionar esta função, foi possível realizar o conceito de "Minha DS" pela primeira vez.

Mita:

É verdade. A capacidade de os utilizadores poderem suplementar o software interno da unidade posteriormente era definitivamente atractiva, mas chegar às especificações para o suportar não ia ser tarefa fácil. Ninguém tinha a certeza se o poderíamos alcançar no prazo de que dispúnhamos. Reuni a informação técnica de suporte, falei com pessoal com experiência na área e relatei o que aprendi e, no final, adicionámos memória interna, o que nos permitiu incorporar um conjunto de software bastante rico e permitir aos clientes personalizar a DS adicionando o seu próprio software posteriormente. Creio ser um aspecto bastante atractivo da unidade.

Iwata Asks
Iwata:

Kuwahara-san, o que achaste da função de compra?

Kuwahara:

Esperava que o número de software embalado - software do tipo que era anteriormente difícil de vender - fosse aumentar. Para dar alguns exemplos simples, era possível introduzir produtos como calculadoras e mapas, que não existiam até então como software embalado, e seria criado um novo mercado.

Iwata:

Não haveria muitas pessoas que fossem à loja, gastassem vários milhares de ienes em software para uma calculadora ou mapa, e depois colocassem o cartucho na DS. Mas, e se oferecêssemos uma calculadora Zelda, um relógio Animal Crossing, mapas de várias cidades, ou apenas o modo simples do Tetris como transferências de baixo custo? Estou certo de que é possível criar a nova demanda.

Iwata Asks
Kuwahara:

Possivelmente, a personalidade de cada pessoa iria reflectir-se na DS, tornando-a ainda mais atractiva. Seria fantástico se se tornasse tão essencial para as pessoas que, caso se esquecessem desta de manhã ao sair de casa, regressassem imediatamente para a ir buscar! (risos)

Iwata:

Sim, pretendo que a Minha DS de cada pessoa seja algo que levem sempre consigo. Podem interessar-se por aquilo que os amigos fazem com as suas unidades e partilhar recomendações.

Mita:

Uma funcionalidade importante para o conceito de Minha DS é a capacidade para tirar e guardar fotografias. Podemos visualizá-las num ecrã maior do que o de um telemóvel e colocar a consola na secretária, como um suporte para fotografias. Pretendo que seja um dispositivo que as pessoas queiram ter sempre à vista, na secretária por exemplo, em vez de o colocarem num saco.

Kuwahara:

Uma vez que podemos guardar as nossas próprias fotografias, certamente vamos querer a nossa própria consola em vez de, por exemplo, a do irmão mais velho. Estou certo que os meus próprios filhos vão pensar assim. (risos)

Iwata:

Segundo as estatísticas, existe uma média de 2,8 utilizadores DS por agregado familiar que tem uma DS no Japão, mas cada um desses agregados possui apenas, em média, 1,8 consolas DS. Espero que, com o lançamento da DSi, o número médio de consolas se aproxime do número médio de utilizadores por agregado familiar.

Ehara-san, como vês todo o conceito de Minha DS?

Ehara:

Também creio que a DS será bastante mais atractiva agora que as pessoas a podem preencher com os seus próprios gostos e que a consola de cada pessoa será completamente única. Uma vez que o design externo não contém alterações drásticas, é como se estivéssemos a confiar a personalidade da DS aos utilizadores. Esperamos que todos abracem o conceito de Minha DS quando obtiverem a sua.

Iwata:

Compreendo. Bem, gostaria que fizessem os vossos comentários finais para podermos terminar.

Kuwahara:

Gostaria apenas de dizer que não creio que fosse possível criar a Nintendo DSi se qualquer uma das pessoas que trabalhou no projecto, incluindo aqueles que não se encontram aqui hoje, estivesse em falta. Incluindo até aqueles que realizaram tarefas de rotina, todos estavam a trabalhar a todo o vapor. Demos o nosso melhor ao conceber a DSi, pelo que espero que todos comprem uma e se divirtam ao máximo!

Iwata Asks
Mita:

Espero que todos tirem o máximo partido da câmara e da memória interna e personalizem a DS a seu gosto.

Ehara:

Dentro da família DS de consolas de jogos, creio que alcançámos algo particularmente bom, pelo que pretendo que todos a utilizem confortavelmente durante muito tempo.

Iwata:

Ok, obrigado a todos. Não deixaram nada de parte, certo?

Mita:

Bem, não é propriamente algo que se deixe para o fim, mas a Nintendo DSi tem uma função para reiniciar. O botão para reiniciar é também o botão ligar/desligar, mas ao premi-lo este não se limita a reiniciar. Com o software Nintendo DSi podes navegar, regressar ao menu ou jogar um jogo diferente sem desligar a alimentação de cada vez que o pretenda fazer. Enquanto consola de jogos, creio ter um forte sentido de unidade. É bastante subtil, mas espero que todos o experienciem.

Iwata Asks
Iwata:

Falando de aspectos subtis da DSi,

Iwata Asks
Iwata:

Ok. E tu, Kuwahara-san. Há alguma coisa que gostasses de dizer?

Kuwahara:

Sim. O Mita-kun vai casar.

Todos:

(risos)

Iwata:

Os meus parabéns.

Kuwahara:

O casamento é este sábado.

Ehara:

Fui a uma fábrica no estrangeiro para ver a produção da Nintendo DSi e, quando chego, todos vão dar o nó.

Todos:

(risos)

Kuwahara:

Ainda bem que a DSi já está concluída! E se entrasse em conflito com os planos de casamento?

Todos:

Parabéns!

Iwata:

Podemos terminar desta forma? Bem, creio que sim. (risos) Mais uma vez, obrigado a todos.

Todos:

Parabéns!