1. Um verdadeiro Tomodachi Collection

 

Nota do editor: esta é uma tradução da entrevista Iwata Pergunta que foi originalmente publicada no Japão a 10 de março de 2011.

Iwata:

Hoje gostaria de falar sobre o software pré-instalado na Nintendo 3DS. Obrigado por terem vindo cá hoje.

Todos:

Obrigado por nos receberes.

Iwata:

Em primeiro lugar, gostava que cada um de vocês se apresentasse e nos dissesse aquilo em que tem estado envolvido. Vamos começar por ti, Kuroume-san.

Kuroume:

Claro. Chamo-me Kuroume e pertenço ao Grupo de Design de Interface de Utilizador do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Até ao momento, tenho trabalhado no desenvolvimento de funcionalidades integradas em cada tipo de hardware. A primeira coisa em que trabalhei foi o ecrã do menu da Nintendo GameCube.

Iwata Asks
Iwata:

Por outras palavras, já fazes este trabalho desde que a criação de software com funcionalidades integradas se tornou a norma.

Kuroume:

Sim, isso mesmo. Desta vez, os outros membros da equipa esforçaram-se muito e ficaram encarregues do desenvolvimento efetivo das funcionalidades integradas para a Nintendo 3DS e, por isso, eu tratei de ajustes periféricos no local de desenvolvimento, e fiquei encarregue de dar assistência.

Takahashi:

Chamo-me Takahashi e pertenço ao Grupo de Design de Interface de Utilizador do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Na consola Wii, fui responsável pelo software pré-instalado tal como o Canal Mii1 e o Canal Everybody Votes2. Desta vez, trabalhei com todos os que aqui estão para criar as especificações das funcionalidades integradas. Também coordenei o desenvolvimento do Menu HOME, o primeiro ecrã que aparece quando a Nintendo 3DS é iniciada. 1Canal Mii: Uma das aplicações dos Canais Wii. Através de operações simples, podes combinar características faciais da tua família e amigos e criar um avatar chamado personagem Mii. 2Canal Everybody Votes: Uma das aplicações dos Canais Wii. Pode ser transferido (gratuitamente) através do Canal Wii Shop. Podes votar em inquéritos que te são enviados e divertir-te a ver os resultados.

Iwata Asks
Akifusa:

Chamo-me Akifusa. Tal como Takahashi-san, pertenço ao Grupo de Design de Interface de Utilizador. Neste projeto, coordenei o desenvolvimento da Câmara Nintendo 3DS, que é capaz de tirar fotos em 3D, e do Som Nintendo 3DS, em que podes ouvir música ou gravar sons.

Iwata Asks
Iwata:

Então, ficaste encarregue do software fotográfico e sonoro.

Akifusa:

Sim. Da última vez, trabalhei no Som Nintendo DSi3 e, desta vez, devido a essa experiência, estive envolvido em dois conjuntos de software. 3Som Nintendo DSi: Uma das aplicações pré-instaladas da Nintendo DSi. Além de poderes ouvir música gravada no Cartão SD, podes brincar com as músicas e gravar sons.

Kawamoto:

Chamo-me Kawamoto e pertenço ao Grupo de Desenvolvimento de Software do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Neste projeto, coordenei o desenvolvimento da Praça Mii StreetPass, onde várias personagens Mii se reúnem, e os Jogos RA, que utilizam os respetivos Cartões RA. Indiretamente, também mantive o Editor Mii debaixo de olho, com o qual podes criar personagens Mii de uma série de pessoas diferentes.

Iwata Asks
Suzuki:

Chamo-me Suzuki e também pertenço ao Grupo de Desenvolvimento de Software do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Coordenei o desenvolvimento de Face Raiders, no qual tu e os teus amigos podem brincar com as vossas caras.

Iwata Asks
Mizuki:

Chamo-me Mizuki e pertenço ao Grupo de Desenvolvimento de Software de Rede do Departamento de "Network Business". Na sua maioria, as funcionalidades integradas da Nintendo 3DS foram desenvolvidas através de uma colaboração entre o Departamento de Desenvolvimento e Design de Software e o Departamento de "Network Business", e eu atuei como coordenador da parte deste.

Iwata Asks
Iwata:

Está bem. Vamos começar do início: quando estavam a desenvolver funcionalidades pré-instaladas para a Nintendo 3DS, que tipos de questões discutiram em primeiro lugar? Takahashi-san, podes explicar-nos?

Takahashi:

Claro. Em primeiro lugar, por volta de junho de 2009, houve uma reunião chamada Encontro da Secção de Funcionalidades Pré-instaladas. Akifusa-san e eu presidimos ao encontro e lançámos o debate sobre o que seriam as funcionalidades integradas da Nintendo 3DS e que tipo de aplicações e software integrado deviam estar incluídos.

Iwata:

A Nintendo é uma empresa singular. Takahashi-san coordenou o desenvolvimento de Tomodachi Collection4 e houve muitos jogadores que gostaram do jogo, mas não lhe dissemos "Vai criar uma sequela já de seguida!" Ao invés, colocámo-lo subitamente na equipa do menu da Nintendo 3DS, tornámo-lo presidente do Encontro da Secção de Funcionalidades Pré-instaladas e pusemo-lo a trabalhar no Menu HOME, juntamente com os outros membros da equipa de Interface do Utilizador. 4Tomodachi Collection: Jogo lançado para a Nintendo DS no Japão em junho de 2009. Podes registar personagens Mii para ti e para os teus amigos, viver num apartamento numa ilha imaginária e divertir-te a interagir com os outros residentes. (“Tomodachi” é a palavra japonesa para "amigo").

Takahashi:

É verdade. (risos)

Iwata:

Dito isto, entre todas as funcionalidades integradas da Nintendo 3DS, as personagens Mii desempenharam um papel muito importante. Como criaste Tomodachi Collection, Takahashi-san, parece completamente natural que te tenhamos trazido para este projeto.

Takahashi:

É verdade.

Iwata:

Está bem. E de que tipo de questões falou o Encontro da Secção de Funcionalidades Pré-instaladas?

Takahashi:

Quando as pessoas veem algo engraçado, têm muita vontade de mostrá-lo aos seus amigos e família. E, por isso, decidimos incorporar esse tipo de elemento nas funcionalidades integradas da Nintendo 3DS. No entanto, tivemos várias sugestões e fomos continuando a receber mais, e aquilo tornou-se algo gigante.

Iwata:

De repente, explodiu.

Takahashi:

Sim.

Iwata:

Chegaste a dizer “É melhor acabarmos isto rápido ou ainda nos vai dar problemas!”?

Takahashi:

Sim. Quase que chegou a esse ponto. (risos) Por isso, restringimo-nos a algumas coisas.

Iwata:

Como é que decidiram escolher e desenvolver o Menu HOME, aquele que tu coordenaste?

Iwata Asks
Takahashi:

No Encontro da Secção de Funcionalidades Pré-instaladas, Kuroume-san coordenou o desenvolvimento do menu e nós discutimos com todos os presentes de que tipo de menu se deveria tratar. Pensámos que, ao mesmo tempo que queríamos manter a operabilidade da Nintendo DSi, também queríamos fazer algo um pouco interessante. Em primeiro lugar, falámos sobre como poderíamos exibir mais ícones do que na Nintendo DSi ao mesmo tempo.

Iwata:

Na Nintendo DSi podia exibir-se cinco ícones de uma só vez, correto?

Takahashi:

É verdade. Mas, desta vez, podes expandir ou encolher os ícones. Por isso, Kuroume-san disse “Nesse caso, seria divertido se pudéssemos exibir uma série de ícones ao mesmo tempo, talvez 50 ou assim.” Quando experimentámos criar um protótipo, descobrimos que era possível exibir 60 ícones ao mesmo tempo.

Video: No entanto, ficam mesmo muito pequenos

Nota do editor: esta é uma tradução da entrevista Iwata Pergunta que foi originalmente publicada no Japão a 10 de março de 2011.
No entanto, ficam mesmo muito pequenos . (risos)

Kuroume:

No entanto, apesar de serem tão pequenos, eras capaz de perceber que ícone pertencia a que software.

Akifusa:

Também fomos buscar parte dessa ideia ao Canal Foto da consola Wii5. 5Canal Foto: Uma das aplicações dos Canais Wii. Canal que exibe fotos e vídeos – que criaste com a tua máquina fotográfica digital ou telemóvel – na tua televisão e que te permite brincar com as fotos.

Iwata:

Ah, estou a ver. Realmente, tem parecenças com o Canal Foto de que estiveste encarregue, Kawamoto-san.

Kawamoto:

Os ícones alinham-se automaticamente em ordens diferentes e também podes alterar o seu tamanho. O movimento também parece muito semelhante.

Takahashi:

Fomos buscar várias pistas ao Canal Foto. Depois, numa moldura separada dos ícones normais, em cima, alinhámos as Notificações, Lista de Amigos e Notas de Jogo.

Iwata:

Quer dizer que querias poder fazê-los aparecer em qualquer altura.

Takahashi:

Isso mesmo. Por exemplo, mesmo que estejas noutro jogo, podes fazer aparecer o Menu HOME temporariamente, tocar nas Notas de Jogo e tomar notas. Se tocares em “Lista de Amigos", podes ler comentários dos teus amigos e, se eles estiverem ligados à Internet, vais poder saber o que estão a jogar.

Iwata:

A propósito, tenho a sensação de que a ideia de as personagens Mii virem a desempenhar um papel importante começou logo a ser discutida numa fase muito inicial. Foi esse o caso?

Takahashi:

Sim. Por essa razão, decidimos reforçar a Lista de Amigos, onde as pessoas podem registar as personagens Mii dos seus amigos. Com esta função, a partir do momento em que te tornas amigo de alguém, se essa pessoa utilizar software que possua uma função de amigo, então qualquer jogo...

Iwata:

Então, não é preciso registar amigos para cada jogo, tal como se passava com a Nintendo DS e com a Nintendo DSi.

Takahashi:

Isso mesmo. Podem jogar uns contra os outros através de ligações sem fios e utilizar o modo de ligação sem fios sem que seja necessário voltar a registá-los. O conceito desta Lista de Amigos já estava a ser trabalhado pela Nintendo muito antes de me ter juntado ao projeto da Nintendo 3DS.

Iwata Asks
Iwata:

Mas é como se estivessem a tentar criar uma versão de Tomodachi Collection para a vida real, não é? (risos)

Takahashi:

Sim. (risos) Podes registar até 100 amigos em Tomodachi Collection e também podes registar até 100 amigos nesta Lista de Amigos. Além disso, estes amigos são mesmo teus amigos e, por isso, penso que se vai tornar numa versão real de Tomodachi Collection.