3. Cambalhotas na palma da tua mão

Iwata:

Com a Nintendo 3DS, a expressão dos olhos é mais rica.

Konno:

Sim. Antes, ilustrávamos os olhos dos cachorrinhos, mas

Video: desta vez fizemos mesmo globos oculares, então os seus olhos acompanham objetos a mexerem-se

Com a Nintendo 3DS, a expressão dos olhos é mais rica.
desta vez fizemos mesmo globos oculares, então os seus olhos acompanham objetos a mexerem-se . Da última vez, os globos oculares não foram modelados – as texturas (imagens a colocar sobre polígonos) foram colocadas nas suas caras, então os olhos não pareciam verdadeiros.

Miyamoto:

Para além disso, ao representar o movimento dos olhos, uma vez que os cães mexem a cabeça toda quando olham para algo mas os gatos seguem-na apenas com os olhos, tivemos de fazer tudo em separado para cada animal.

Iwata Asks
Iwata:

Tiveste de fazer os cães e os gatos de forma diferente, não apenas no que diz respeito à estrutura óssea e ao movimento mas também no que diz respeito ao movimento dos olhos.

Konno:

Certo. Existe uma coisa chamada “olhos de gato”. Em locais luminosos, as suas pupilas estreitam-se.

Miyamoto:

No escuro, ficam redondas.

Iwata:

A pupila muda consoante a luz.

Konno:

Certo. E a Nintendo 3DS tem a câmara interior, então queríamos usar a função da câmara para criar a sensação de um cachorro ou de um gatinho a observar a pessoa que está a brincar com ele.

Iwata:

No jogo anterior, quando chamavas o teu cãozinho, tocavas-lhe com o stylus ou chamava-lo pelo nome, mas desta vez o cachorrinho virá ter contigo se simplesmente aproximares a tua cara.

Konno:

Sim. Se colocares a tua cara perto da câmara, o cachorro agirá como se estivesse a lamber a tua cara.

Iwata:

Sim, lambe a tua cara! (risos) Os cães reconhecem só a cara do dono?

Konno:

Não, não apenas o dono, eles lembram-se também das caras dos amigos e familiares.

Iwata:

Quando uma família inteira é dona de um cão, pode calhar que o cão goste mais do pai, por exemplo.

Konno:

Sim. Se fores tu a comprá-lo na loja e depois cuidares muito dele, ele será mais carinhoso contigo. Mas em relação a caras novas, poderá ladrar ou cerrar os dentes.

Iwata:

Quando és o dono, sentes-te bem quando vês que é de ti que ele gosta mais! (risos)

Iwata Asks
Miyamoto:

Com o jogo anterior, uma vez que respondia à voz do dono, as pessoas também proclamavam alegremente que o cão só lhes obedecia a elas quando se mostrava carinhoso só com elas.

Konno:

Desta vez a resposta dos cachorrinhos é completamente diferente dependendo da pessoa, então queres definitivamente mostrar isso às pessoas.

Miyamoto:

Outra função agradável é como os cachorros, desta vez, são mais obedientes ao que os donos dizem.

Iwata:

E desta vez incluíram uma nova forma de jogar com as duas câmaras exteriores, não foi?

Konno:

Sim. A consola é compatível com cartões RA4. É só um pequeno extra, mas quando usas a câmara para veres os Cartões RA com o ponto de interrogação sobre eles, o teu cachorrinho salta para cima desse cartão. 4 RA (realidade aumentada): Uma forma de jogar com a Nintendo 3DS usando a câmara da consola para transportar dados de um cartão RA para imagens de objetos na vida real.

Miyamoto:

Podes fazer com que

Video: se sente na tua mão

Com a Nintendo 3DS, a expressão dos olhos é mais rica.
se sente na tua mão .

Konno:

Se colocares o cartão no teu ombro, o teu cão subirá para o teu ombro!

Iwata:

Ambas servem! (risos)

Konno:

Sim. E aprenderá habilidades.

Miyamoto:

Apertará mãos na palma da tua mão.

Konno:

E também dará cambalhotas. E podes tirar fotos em 3D disso com a tua câmara.

Miyamoto:

Ele pode mostrar habilidades em algo do género de um diorama e tu podes tirar uma foto.

Konno:

Brinquei um pouco ao fazer um pequeno diorama com o staff de desenvolvimento, colocando uma figura de um cachorrinho e o cartão ao seu lado, tirando uma foto e colocando também um cãozinho na testa de um cão real...por aí fora. (risos)

Miyamoto:

Suponho que consigas fazer isso com um cão muito calmo. (risos)

Iwata:

Mal posso esperar para ver as coisas surpreendentes que os jogadores farão quando usarem essa função e tirarem fotos.

Konno:

Sim. As fotos tridimensionais criam um espaço verdadeiramente único por isso espero que todos brinquem com ele de forma criativa. E podes guardar essas fotos do teu cachorro ou gatinho no cartão de memória SD que vem com a consola.

Iwata Asks
Iwata:

Podes tirar uma foto de qualquer cena no jogo?

Konno:

Sim. Podes tirar fotos quando estás a passear ou a lavar o teu cão. E, claro, podes tirar fotos quando estás simplesmente a brincar no teu quarto. Podes também trocar fotos engraçadas dos teus cães e gatos preferidos através do StreetPass.

Iwata:

Podes distribuir fotos engraçadas dos teus animais a pessoas por quem passes na rua.

Konno:

Sim. As fotos que tirares com o cartão RA são uma foto composta que inclui uma foto real, então não podes distribuir essas mas podes distribuir fotos do jogo de que estejas particularmente orgulhoso.

Iwata:

Podes gabar-te do teu animal. (risos)

Konno:

Sim! (risos)

Iwata:

Perguntei sobre o StreetPass em “Iwata Pergunta: O conceito do hardware da Nintendo 3DS” e no Nintendo World 2011, mas estavas mesmo entusiasmado com isso.

Konno:

Um tema para mim foi o “contra-ataque StreetPass”.

Iwata:

Querias vingança.

Konno:

Sim, queria.

Iwata:

A função de Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies5 semelhante ao StreetPass tornou-se um fenómeno social. Era uma plataforma nossa e tinham feito um excelente uso de uma função que tínhamos sido nós a criar. O pessoal da Nintendo deveria estar contente com isto, mas acho que deves ser a pessoa mais frustrada do mundo em relação a isso. 5 Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies: Um RPG lançado pela Square Enix para a Nintendo DS em julho de 2009 no Japão.