9. Um dispositivo que reproduz vídeos em 3D

Itoi:

Neste momento estamos a passar por um boom da tecnologia 3D, tanto em filmes como em televisão. Isso é bom para a Nintendo 3DS? Ou não?

Miyamoto:

Na verdade, até nós ficámos muito surpreendidos. Quando o projeto “Nintendo 3DS” começou a avançar, de repente toda a gente começou a ficar muito entusiasmada com a tecnologia 3D.

Iwata:

Sim. No momento em que nos preparávamos para anunciá-la, as pessoas começaram a falar da era 3D, e eu pensei: “Mas o que é que se passa?”

Miyamoto:

Embora já estivéssemos a trabalhar nisso, os entrevistadores perguntavam-me: “A televisão está a avançar rapidamente em direção ao 3D. O que pensa a Nintendo desta tecnologia?” Mas não podia dizer-lhes para esperarem porque teríamos algo em breve! (risos)

Todos:

(risos)

Itoi:

Esse timing foi incrível.

Iwata:

Foi mesmo.

Miyamoto:

A atividade dos criadores de 3D (os filmes em 3D, por exemplo) é boa na medida em que há uma probabilidade de expandir a gama de software para a Nintendo 3DS.

Itoi:

Oh, uh-huh.

Iwata:

Dito de forma simples, as pessoas que criam conteúdos 3D, hoje em dia, têm dificuldades devido à falta de saída. Poderá existir em cinemas mas não nas televisões lá em casa. Embora haja televisões 3D à venda, acho que o facto de requererem óculos especiais fará com que não tenham grande saída. Na verdade, quando mostramos a Nintendo 3DS a pessoas em Hollywood, elas demonstram um interesse imenso. Acho que muitas pessoas ficariam felizes se pudessem ver coisas como trailers de filmes em 3D nas suas consolas Nintendo 3DS.

Itoi:

Estou a ver. A Nintendo 3DS pode ser pensada como um dispositivo para reproduzir vídeos em 3D.

Iwata:

Exatamente. É possível que os trailers de filmes ou de jogos possam ser descarregados automaticamente para uma Nintendo 3DS desde que esta esteja num ponto de acesso à Internet sem fios.

Iwata Asks
Itoi:

A sério…

Miyamoto:

O utilizador pode pôr a consola a carregar de noite e depois quando acorda de manhã e a liga, tem um novo vídeo à espera.

Itoi:

Esse conceito já existia com a Wii, mas penso que será melhor com uma consola portátil.

Iwata:

Suponho que sim.

Miyamoto:

Já agora, chamamos a esse tipo de envio “Comunicação que te apanha de surpresa” (A tradução literal para português de “Itsunomani Tsushin”, o termo japonês que a Nintendo utiliza no Japão para SpotPass). (risos). Então a Nintendo 3DS tem o StreetPass, que é o nome do modo “Tag”, e “SpotPass.”

Itoi:

Estou a ver. Interesso-me por esse tipo de envio. Acho que deveriam publicitá-lo mais.

Iwata:

Achas mesmo?

Miyamoto:

Se calhar devíamos...

Itoi:

Sim. Penso que é muito relevante.

Iwata:

Acho que é algo a que devemos prestar atenção, mas a Nintendo é uma empresa de videojogos (risos), por isso temos tendência a concentrar-nos mais em videojogos.

Itoi:

Acho que é isso que a Nintendo tem de fantástico, mas do ponto de vista dos consumidores, esta é uma grande atração. Não têm em casa um dispositivo que lhes permita ver imagens em 3D.

Iwata:

Pois não. Uma mais-valia desta consola é a sua capacidade de reproduzir vídeos em 3D. Existem todos os tipos de dispositivos para reproduzir vídeos, mas ainda não existem muitos que permitam ver vídeos em 3D.

Itoi:

Pois não. Tive muitas surpresas hoje, mas o que despertou o meu desejo, enquanto consumidor, foi a capacidade que a Nintendo 3DS tem para apresentar imagens em 3D. Se pudesse assistir a trailers de filmes de Hollywood a toda a hora, não me separaria da consola.

Iwata Asks
Miyamoto:

Ainda é imprevisível, mas imagino que ambos sejamos capazes de lucrar. As criadoras de jogos costumavam ter um complexo em relação a Hollywood. Existia uma atmosfera de desigualdade, mas agora Hollywood leva a Nintendo a sério.

Itoi:

Oh, a sério?

Miyamoto:

Há muito tempo, costumava haver muitos projetos invulgares – pouco batidos, se quiseres – que queriam usar as personagens da Nintendo daquela forma, mas hoje em dia muita gente diz que quer fazer filmes com as personagens da Nintendo. Acho que uma atração é a ampla gama de idades em que os nosso fãs se incluem. Se esses tipos de pessoas trabalharem seriamente com a Nintendo 3DS, poderão acontecer coisas interessantes.

Itoi:

Para além disso, essas imagens são enviadas à noite.

Iwata:

E podes jogá-las na palma da tua mão.

Itoi:

Que bom! Não sei bem como o descrever mas a Nintendo 3DS é uma máquina extremamente conveniente para representar a sua natureza avançada. Pode ser difícil descrever em palavras o misterioso prazer do 3D, mas é fácil dizer que estas e aquelas novas funções estão a ser integradas nesta consola, e quanto mais ouves falar disso, mais emocionante se torna.

Iwata:

Pois.