4. Um só mapa

Iwata:

Há um modo novo chamado Partida Turbo. Como é que surgiu?

Iwamoto:

Da última vez, havia um Modo Livre para jogar os níveis normais de uma forma mais despreocupada. Decidimos logo no início que queríamos incluir algo semelhante. Tentámos ligar determinado níveis e jogá-los, mas não era lá muito divertido.

Iwata:

A jogabilidade era demasiado rotineira e não tinha surpresas.

Iwamoto:

Sim. Havia várias opiniões que defendiam que se jogares apenas os níveis que tinhas jogado no Modo História, vais sentir que falta alguma coisa. Depois, experimentámos introduzir regras, para que o ecrã continuasse em movimento. E, quanto mais moedas obtiveres, mais rápido se movimenta. Começa devagar e vai acelerando e subindo de dificuldade gradualmente. Isso adequa-se à jogabilidade de Super Mario.

Iwata:

Estou a ver.

Iwamoto:

Quando usas o modo de entrada e saída do jogo e atinges os blocos no momento certo,

Video: saem moedas

Há um modo novo chamado Partida Turbo. Como é que surgiu?
saem moedas . Quando apanhas essas moedas, o ritmo acelera e, por isso, dependendo de estares a jogar sozinho, com outro jogador ou no modo de entrada e saída do jogo, a estratégia muda.

Iwata Asks
Iwata:

Em que sentido?

Iwamoto:

Quando são duas pessoas a jogar, interagem uma com a outra dizendo “Apanha a moeda ali em cima, que eu apanho aquela ali em baixo.” No modo de entrada e saída do jogo, quando saltas em cima dos blocos, saem moedas. Por isso, o jogador que vem atrás pode apanhá-las. Divides tarefas para apanhar as moedas. No final, quando o objetivo é chegar rapidamente à meta, torna-se uma espécie de Modo Contrarrelógio.

Iwata:

Como um jogo de corridas.

Iwamoto:

Exato. É, sem dúvida, interessante! (risos)

Iwata:

Por isso, apesar de New Super Mario Bros. U ser um jogo de ação, também possui elementos típicos de quebra-cabeças e de jogos de corrida dos quais podes desfrutar.

Asuke:

Isso mesmo. Um jogo com o triplo do sabor! (risos)

Iwata:

O objetivo de New Super Mario Bros. 2 para a Nintendo 3DS era obter imensas moedas num período de tempo limitado. New Super Mario Bros. U é diferente no sentido em que podes encurtar o teu tempo apanhando moedas para acelerar o movimento do ecrã, o que é interessante.

Takemoto:

Sim. Graças a essa ideia, vais esforçar-te por apanhar moedas que, de outra forma, terias deixado para trás. Acho que isso faz o modo de entrada e saída do jogo ganhar vida.

Iwata:

Não fizeram saltar moedas quando se pula nos blocos só por causa do modo Partida Turbo, pois não?

Takemoto:

Não. No início, se o jogador fizesse um bom trabalho a colocar o bloco, queríamos dar-lhe uma recompensa.

Iwata:

Estou a ver. Veio dar jeito noutro formato.

Takemoto:

Sim, encaixou na perfeição.

Iwata:

Como se todas as peças encaixassem no sítio certo.

Takemoto:

Exato.

Iwata:

Que outros elementos novos introduziram?

Takemoto:

Acho que o principal aspeto é a forma como no Modo História,

Video: no ecrã de seleção de níveis, os vários mundos se fundem num só

Há um modo novo chamado Partida Turbo. Como é que surgiu?
no ecrã de seleção de níveis, os vários mundos se fundem num só .

Iwata:

Ouvi quem o jogou dizer que, desta forma, és capaz de ver o propósito da tua aventura com clareza.

Takemoto:

Sim. Podes observar o trajeto, por cima de todas as formas terrestres, a caminho do teu destino final.

Iwata:

Por que razão quiseram fundir os vários mapas num só?

Takemoto:

Super Mario Bros. 310 para a NES tinha um mapa do mundo semelhante a um jogo de tabuleiro.10. Super Mario Bros. 3: Um jogo de ação lançado para a Nintendo Entertainment System (NES) em agosto de 1991.

Iwata:

Sim, isso era chocante.

Takemoto:

Quando vi isso, fiquei sem palavras. Em Super Mario World11 para a Super NES, estava tudo ligado e senti que estava a acompanhar a minha própria aventura.11. Super Mario World: Um jogo de ação lançado juntamente com a consola Super NES em abril de 1992.

Iwata Asks
Iwata:

Isso era entusiasmante.

Takemoto:

Sim, isso impressionou-me bastante. Ficou gravado na minha memória.

Iwata:

E foi por isso que decidiste fundir este mundo tão vasto num só.

Takemoto:

Sim. Quis pegar nesse mapa tão entusiasmante de há mais de 20 anos e usar a mais recente tecnologia da Wii U para dar um grande passo em frente.