Acabámos de falar da maçã verde que deu origem à luz verde, mas soube que o Shinya Takahashi4, o chefe do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software, cujas funções foram recentemente alargadas a subdiretor geral da divisão, no início não gostou muito do projeto. (risos) 4 Shinya Takahashi: Subdiretor geral do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software da Nintendo. Apareceu previamente em: Wii Play Motion, Nintendo DSi Browser, A Little Bit of...Brain Training
Sim, é verdade. Mas isso só aconteceu porque o Takahashi-san sempre foi bom a desenhar.
O Takahashi-san começou por ser artista gráfico, não começou? Por isso não ficou tão entusiasmado com a ideia de usar este software para aprender a desenhar bem. Viu que tu adoravas a ideia, mas não a conseguia compreender.
Podemos dizer que estava bastante hesitante. (risos) Mas, hã... Bom, eu tinha a sensação de que, no início, a ideia também não te agradou muito, Iwata-san...
(risos)
Não, não diria isso... Bom, estava mais relacionado com o facto de tu estares muito entusiasmado, e isso levou-me a pensar que talvez fosse melhor distanciar-me um pouco. Mas, ao mesmo tempo, o teu entusiasmo fez-me perceber que esta ideia podia resultar. Naquela altura, o Terasaki-san mostrava-me um desenho novo sempre que nos encontrávamos e, se não nos encontrássemos durante algum tempo, eu recebia atualizações frequentes por e-mail, com um anexo das obras mais recentes dele.
Sim, eu lembro-me.
Desconfio que também te mostrava bastantes desenhos, Miyachi-san.
Sim, uma quantidade enorme! (risos)
Houve alguém na Headstrong Games que tenha aderido à ideia como o Terasaki san?
Houve, de facto. Havia uma equipa cuja função era avaliar a versão do protótipo. Sempre que passava por eles, estavam a exibir os seus desenhos mais recentes.
Isso não tinha acontecido com nenhum dos outros jogos em que tínhamos trabalhado.
O que será que faz com que as pessoas queiram tanto mostrar os seus desenhos?
Muitas pessoas estudam desenho quando são novas, mas, quando acabam a escola, pensam que não vão precisar de desenhar novamente e acabam por desistir. A ideia deste software é voltar a despertar essa aptidão para desenhar que esteve sempre dormente. Acabamos por perceber que somos capazes de desenhar e ficamos impressionados com o talento que temos, por isso queremos desesperadamente mostrar a todos o que fizemos.
Sim, penso que é isso mesmo.
No início, queríamos que este software inspirasse as pessoas que tinham decidido que não sabiam desenhar e que nunca seriam artistas, e que as levasse a pensar que talvez isso fosse possível.
Por isso um artista como o Takahashi-san não precisava desse software.
Exato. As pessoas que já sabem desenhar não precisam de ter aulas de desenho, pois não? Por isso, embora o Takahashi-san não conseguisse compreender a situação do Terasaki-san, eu percebi o que tu sentias. Também não sei desenhar. Bem, sei como escrever um programa para mostrar um desenho... (risos)
(risos)
Agora já sabemos como começou o desenvolvimento do Art Academy. Quando foi lançado no Japão, os utilizadores publicavam todo o tipo de desenhos na Internet.
Exato. Havia mesmo bastantes desenhos online.
Fiquei muito espantado com a qualidade de muitos desses desenhos. E pouco depois de ter visto alguns desses desenhos pela primeira vez, fui à Europa numa viagem de negócios. Estava numa reunião com o departamento de Marketing quando anunciei que acontecia algo muito interessante no Japão e mostrei esses desenhos todos no projetor.
Ah, sim, fizeste isso.
Agora que penso nisso, o que fiz não foi muito diferente do que o Terasaki-san fazia quando me mostrava os desenhos dele. Eu ficava calmo e indiferente, enquanto o Terasaki-san os mostrava entusiasmadamente, mas depois acabei por fazer o mesmo... (risos)
(risos)
Depois, por causa disso, algumas pessoas na Europa começaram a reparar neste produto. O Nicolas Wegnez5, diretor de marketing da Nintendo Ibérica, ficou particularmente interessado e acabou por reagir como o Terasaki-san.
Ah, sim. É verdade! (risos) Tal como eu, o Nicolas sempre acreditou que não tinha qualquer talento artístico. 5 Nicolas Wegnez: Diretor do departamento de Marketing da Nintendo Ibérica, responsável pelo planeamento e execução de campanhas de publicidade em Espanha e em Portugal. Depois de descarregar os títulos originais Art Academy da Nintendo DSiWare, descobriu que afinal sabia desenhar – ou pelo menos que era divertido aprender – e foi importante na promoção do título da Nintendo DS.
Na verdade, devido ao facto de o Nicolas ter descoberto como era divertido desenhar através do Art Academy, todos os que trabalhavam na Nintendo Ibérica se tornaram fãs. Conseguiram até convencer os responsáveis do Museu Thyssen-Bornemisza6, uma galeria de arte famosa em Espanha, a organizar uma aula de arte com o Art Academy. 6 Museo Thyssen-Bornemisza: Uma galeria de arte situada num palácio reabilitado de Madrid. Expõe obras de artistas como Picasso, Renoir e Van Gogh.
Foi bastante divulgado nas notícias.
Uma galeria reconhecida em todo o território nacional, que usou uma consola de jogos para dar aulas de arte aos seus visitantes, foi um acontecimento sem precedentes. E, devido a isso, a Espanha tornou-se o primeiro país europeu a apoiar o Art Academy. O Reino Unido foi um pouco mais lento, mas acabou por chegar também ao topo da tabela.
É verdade. Tornou-se muito conhecido no Reino Unido e, quando eu dizia às pessoas que tinha trabalhado no projeto, respondiam que conheciam o título ou que a filha adorava, coisas assim. Isso deixou-me muito feliz, porque me fez perceber que conseguimos pôr todas aquelas pessoas a desenhar.
O jogo era muito diferente dos títulos em que tinhas trabalhado até então, não era?
Sim, é verdade. No início, só criávamos jogos de disparos e de ação, mas acabei por ficar muito contente por termos criado o Art Academy, porque era algo em que quanto mais investíssemos, mais resultados iríamos obter, e podíamos ver as habilidades artísticas a melhorar. O Nicolas, da Nintendo Ibérica, foi um grande exemplo disso, porque acabou por frequentar aulas de desenho.
Então o Art Academy fez com que visse o prazer de criar arte.
Sim, fez. Até ouvi dizer que ele pintou todos os desenhos das aulas e dos exercícios do Art Academy na vida real, em telas verdadeiras.
Uau!
Quando ouves algo assim, deves sentir muito orgulho por teres sido o criador deste software.
Sim, fico incrivelmente feliz. Pensar que saiu dos ecrãs da Nintendo DS e que chegou a uma galeria real, e que as pessoas se sentiram inspiradas a ter aulas de desenho a sério... Não podia esperar melhor quando criei este título.
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