6. As caraterísticas dos “nerds”

Iwata:

Jérôme, posso perguntar-te o que procuras em potenciais funcionários? Eu sei que é Alex que dirige o negócio, mas creio que foste tu quem criou a cultura da empresa.

Jérôme:

A maioria da equipa nuclear da empresa, que eu contratei, é composta por engenheiros que são simultaneamente simpáticos e extremamente especializados. Estou à procura de pessoas que incorporem estes dois aspetos. Por outras palavras, estou à procura de alguém que possua competências no campo em que trabalha e com quem possamos discutir ideias facilmente. E eu tenho bastante jeito para avaliar essas competências. Além disso, tem de ser alguém com quem goste de trabalhar. Na maioria das vezes, quando aparece alguém com estas duas caraterísticas, as coisas acabam por funcionar.

Iwata Asks
Iwata:

Não podiam ter criado uma empresa como a NERD limitando-se a juntar pessoas que só têm competências tecnológicas. Têm um grupo de pessoas com essas competências, mas que também têm algo mais para oferecer. E é isso que cria a cultura da NERD.

Alex:

Uma boa expressão para defini-lo é que precisas de ter um «fogo interior»: algo que te impele a mergulhar de cabeça na tecnologia, algo que fervilha dentro de ti e que te faz querer programar e criar. Ter isto é extremamente importante para nós.

Iwata:

Um dos grandes pontos fortes desta empresa é, sem dúvida, a forma como foram capazes de criar uma equipa de pessoas que não conseguem evitar sentir que têm de concretizar projetos sem que seja necessário pedir-lhes especificamente que o façam e sem esperarem grandes recompensas em troca.

Alex:

Sim, acho que essa é uma das caraterísticas dos «nerds». Interessam-se por coisas em que mais ninguém tem interesse.

Iwata:

Os «nerds» são exatamente assim. (risos)

Alex:

Não o fazem por dinheiro. Não o fazem pela fama. Fazem-no porque é muito divertido enfrentar um problema. Lembro-me de que quando comecei a trabalhar para o Jérôme, recebi um pagamento na minha conta bancária no final do mês e pensei «Ei! Porque recebi isto?» (risos) Estava a divertir-me tanto que senti que era estranho estar a ser pago por isso. E é esse tipo de pessoa, que é motivada por esse tipo de prazer, que vem para esta empresa. É engraçado porque quando entrei para a indústria dos videojogos todos os meus amigos da universidade estavam a trabalhar em empresas muito sérias e de grande dimensão. Eram mais bem pagos do que eu e não percebiam por que razão escolhi ir para uma empresa pequena fazer este tipo de trabalho. Mas eu limitava-me a dizer-lhes «Estou a divertir-me, não faço cálculos.»

Iwata:

Também me fizeram perguntas semelhantes quando entrei para uma empresa com apenas cinco pessoas mal saí da universidade. (risos) Mas tenho a certeza de que tive experiências muito mais interessantes e entusiasmantes em termos de criar coisas do que as pessoas que me faziam essas perguntas.

Jérôme:

Exatamente. Não deves ficar aborrecido durante o dia de trabalho. Se o teu trabalho não for a tua paixão, então não vai funcionar.

Iwata:

Outro ponto forte dos funcionários da NERD é o facto de serem capazes de produzir novos trabalhos sozinhos. Alguns dos produtos que ofereceram à Nintendo foram coisas que nem sequer vos tínhamos pedido. Vocês limitaram-se a avançar sozinhos e criaram coisas que acharam que nos podiam ser úteis.

Alex:

Na altura, não conseguimos encontrar trabalhos divertidos na indústria e, por isso, criámos a nossa própria empresa e os nossos próprios trabalhos. Quando apresentaram o hardware da Nintendo 3DS21 pela primeira vez, ficámos entusiasmadíssimos. Tinha uma câmara 3D e um ecrã 3D e ocorreu-nos imediatamente que deveria haver uma data de coisas que podíamos fazer com aquilo. Por exemplo, olhámos para as câmaras e apercebemo-nos de que talvez pudéssemos calibrá-las com software e decidimos mostrar isso à Nintendo. 21. Nintendo 3DS: uma consola portátil lançada originalmente no Japão em fevereiro de 2011. Na Europa foi lançada em março do mesmo ano.

Iwata:

Esta funcionalidade que a NERD criou – apesar de não a termos pedido – foi usada na câmara da Nintendo 3DS e fez uma diferença enorme. O que nos levou a contactar a Mobiclip naquela altura foi o facto de querermos um codec de vídeo 3D. Nessa altura, ainda não tínhamos anunciado nada sobre a Nintendo 3DS, por isso, antes de vos pedirmos que começassem a trabalhar no codec, tivemos de pedir-vos que tratassem toda a informação com enorme confidencialidade. Nem sequer fizemos referência à calibração das câmaras 3D22. (risos)22. Calibração das câmaras 3D: a calibração das duas câmaras exteriores é implementada na consola Nintendo 3DS. Quando ocorre um mau alinhamento entre as duas câmaras exteriores, os utilizadores podem corrigi-lo seguindo os passos em «Configuração Automática», encontrado em Câmaras Exteriores nas Definições da Consola.

Alex:

Na verdade, ficámos muito orgulhosos por a Nintendo nos ter divulgado informação sobre a consola tão cedo. Quando uma nova plataforma de hardware é lançada, pede sempre novas tecnologias como esta. Está praticamente a implorar-nos que criemos alguma coisa.

Iwata:

E vocês começam a criar uma data de tarefas novas.

Alex:

É um apelo irresistível: está a pedir-nos que o façamos. O hardware fala connosco!

Iwata:

Foi o hardware que pediu, não a Nintendo! (risos)

Alex:

É por isso que é tão entusiasmante agora fazer parte do grupo Nintendo: a Nintendo tem a simpatia de partilhar informação sobre o hardware.