Obrigado por terem vindo hoje.
É um prazer.
Hoje, reuni membros das equipas da SEGA e da Nintendo para uma sessão de “Iwata Pergunta”, para falar de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Primeiro, gostaria que dissessem o que fizeram neste jogo e também que mencionassem qualquer jogo anterior de Mario e Sonic em que tenham trabalhado.
Está bem, eu começo. Chamo-me Ohashi e sou diretor de produção da SEGA. Desta vez, fui responsável por todo o projeto na SEGA. Estabeleci os objetivos, coordenei o ambiente de desenvolvimento e tomei as decisões importantes sobre o conteúdo do jogo. Estive envolvido em todos os aspetos do projeto.
Trabalhas na série desde o primeiro jogo que foi lançado, Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos 1. 1 Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos: Um jogo de desporto lançado para a consola Wii, em novembro de 2007, e para a consola Nintendo DS, em janeiro de 2008, no Japão.
É verdade. Fui o produtor do primeiro jogo e também do jogo que foi lançado mais tarde, Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos de Inverno 2. Desta vez, temos mais pessoas na equipa de desenvolvimento, por isso fui o diretor de produção na SEGA. 2 Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos de Inverno: Um jogo de desporto lançado para a consola Wii e para a consola Nintendo DS, em outubro de 2009.
Têm mais pessoas na equipa de desenvolvimento. Isso faz com que este jogo tenha o maior desenvolvimento de sempre para a SEGA, na série Mario e Sonic?
Sim. Desta vez, há mais modalidades olímpicas, e o número de movimentos que criámos para as personagens chega às dezenas de milhares.
Dizes “dezenas de milhares” como se não fosse importante, mas poucos jogos vão tão longe.
Não, é verdade. Existem 20 personagens, e cada uma delas tem um número de ações equivalente às da personagem principal de um jogo de ação, por isso é que se trata de um número tão elevado.
As personagens praticam vários desportos – corrida, saltos, lançamento, natação e tiro – e isso exige uma grande quantidade de movimentos.
Sim. A supervisão dos elementos Mario, na Nintendo, e dos elementos Sonic, na SEGA, foi necessária, por isso havia pessoal para tratar dessas supervisões, alguém responsável pelo licenciamento olímpico, claro, e muita gente para as negociações no estrangeiro, por isso a equipa continuou a crescer. E o momento do lançamento é importante, por isso...
Claro, os Jogos Olímpicos de Londres irão acontecer em julho de 2012.
Tínhamos de lançar o jogo antes, por isso as cem pessoas com que começámos passaram rapidamente a 130 e depois a 150.
150 pessoas na equipa de desenvolvimento, só na SEGA?
Sim. Penso que chegámos a ser mais de 150.
Compreendo. Kasahara-san?
Chamo-me Kasahara e fui o diretor deste jogo. Também fui diretor das versões Wii e Nintendo DS de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos. Depois, fui diretor da versão Nintendo DS de Mario e Sonic nos Jogos Olímpicos de Inverno. No fundo, fiz conteúdos de jogo, tomei decisões sobre a jogabilidade, como controlos e regras do jogo, e geri o controlo de qualidade e a calendarização. Também fiz a ligação com a Nintendo.
Estás diretamente envolvido no desenvolvimento desde o primeiro jogo.
Sim. Estou muito envolvido há cinco anos! (risos)
Agora, será que os membros da Nintendo se podem apresentar?
Chamo-me Yamane e trabalho na Nintendo. Fui gestor de projeto neste título, na Nintendo. Foi a primeira vez que trabalhei na série, mas lidei com o projeto consciente das capacidades que ganhei ao supervisionar sempre interfaces de utilizador, gráficos e outros aspetos semelhantes.
Chamo-me Watanabe e trabalho na Nintendo. Até agora, trabalhei em todos os jogos da série. No primeiro jogo, era uma funcionária recente, por isso estou envolvida desde o meu primeiro ano.
Ao longo da tua vida de adulta trabalhadora.
Sim. Como tal, trabalhei com a SEGA bastante tempo. Desta vez, quis ser a pessoa responsável por garantir que existia uma boa comunicação entre a Nintendo e a SEGA, mas, não sei como, acabei por ser a pessoa que atirava imensas queixas contra a SEGA! (risos)
Está bem. (risos) Muitas pessoas têm de investir a sua energia num só jogo, por isso nem sempre tudo corre bem.
É verdade.
Além disso, aparecem as personagens que representam a SEGA e a Nintendo. São os Jogos Olímpicos, por isso é um cenário grande, e tiveram de pensar em como transformar provas desportivas num jogo, por isso tiveram de pensar em muitos aspetos para tornar o jogo divertido.
Tens toda a razão.
Agora falamos deste jogo como de qualquer outro, mas, olhando para trás, houve um momento em que o senso comum dizia que era impossível.
Sim.
Voltando ao primeiro jogo, como é que começou na SEGA?
Soube que há algum tempo que se falava com a Nintendo sobre a possibilidade de fazer algo com o Sonic e o Mario. Depois, a SEGA adquiriu a licença para os Jogos Olímpicos e disseram nos para avançar com um projeto que incluísse os três.
O que fazias nessa altura?
Não estava no departamento que trabalhava em Sonic, fazia jogos de desporto.
A tua especialidade eram os jogos de desporto, por isso não tinhas uma ligação especial com Sonic.
Não. Bom, para ser mais exato, o primeiro jogo em que trabalhei, quando entrei na empresa, foi Sonic the Hedgehog 3, para a SEGA Genesis3. 3 Sonic the Hedgehog 3 para a SEGA Genesis: Um jogo de ação lançado pela SEGA Corporation, em fevereiro de 1994. A SEGA Genesis é uma consola doméstica lançada pela SEGA, em agosto de 1988, no Japão. É também conhecida como SEGA Mega Drive.
Então já tinhas trabalhado em Sonic.
Mas, na altura, era um funcionário recente. Depois disso, passei mais de dez anos sem trabalhar em Sonic the Hedgehog, por isso é como se nunca tivesse trabalhado. Quando se disse que poderia ficar responsável pelo projeto, pensei numa maneira de o apresentar à Nintendo.
Para ser franco, a empresa impôs-te uma tarefa pouco razoável.
Sim, é verdade. (risos)
Mas, para ti, era um projeto muito importante, com o qual tinhas de lidar.
Sim. Já tínhamos a licença para os Jogos Olímpicos, por isso sabia que não podíamos falhar.
Kasahara-san, qual foi a tua reação, quando ouviste falar no assunto?
Pensei que parecia divertido e interessante. (risos)
É uma oportunidade rara.
Sim. Estava decidido a tentar, mas, ao mesmo tempo, pensei que seria uma tarefa difícil. Para começar, escrevemos uma proposta e apresentámo-la à Nintendo, mas o (Shigeru) Miyamoto-san disse que queria decidir depois de ver algo onde o Mario e o Sonic aparecessem nos Jogos Olímpicos.
Não podia decidir apenas com base num plano escrito num papel.
Exato. Por isso voltámos para Tóquio, criámos uma versão demo que podia ser jogada e, não sei como, foi aprovada.
Ficámos na expectativa até ser decidido.
É verdade. Não pensámos que fosse acontecer! (risos)
Foi mesmo algo sem precedentes. De qualquer modo, foi a primeira vez que o Mario e o Sonic apareceram juntos, e foi a primeira vez que se criou um jogo com personagens que participam num evento tão grande como os Jogos Olímpicos.
Houve imensa pressão!
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