5. Um RPG feito por artífices

Iwata:

Ao fim desta longa viagem, Mario & Luigi: Dream Team Bros. está concluído. Podem dedicar uma palavra aos jogadores que jogaram os últimos jogos da série e também aos que não os jogaram? Começamos pelo Kubota-san?

Kubota:

Primeiro, para os que jogaram os jogos anteriores, vão aparecer muitas personagens que entraram anteriormente na série. Podem contar com isso. Para os que vão jogar a série pela primeira vez, diria para não se sentirem excluídos por acharem que não sabem jogar RPG. É um jogo divertido com ação e história, por isso, espero que se divirtam.

Iwata:

Há muitas pessoas que gostam de RPG porque sabem que se continuarem a jogar, vão acabar por avançar, e há pessoas que não gostam deles porque não sabem o que é suposto fazer. Se puderes falar sobre a mistura de elementos de ação e RPG, acho que isso seria importante para os novos jogadores.

Kubota:

Suponho que sim. Posto de forma simples, pegámos no melhor de ambos. É um jogo com um bom equilíbrio de coisas boas dos jogos RPG e dos jogos de ação. Ao mesmo tempo, foi precisamente ajustado para não ser demasiado difícil nem demasiado fácil, pelo que é um jogo aberto a uma ampla gama de jogadores.

Iwata Asks
Iwata:

Estou a ver. Agora é a Sano-san.

Sano:

Para os que jogaram a série até agora, acho que, à medida que a série progride, é inevitável que algumas das coisas de que gostaram em jogos anteriores vão desaparecendo ou sendo levadas em direções diferentes. Eu joguei o primeiro jogo, e as personagens giras, a forma como a ação é apimentada e a forma como a história nos pode fazer rir ou chorar estão presentes – até mais do que anteriormente. Por isso, se alguém estiver preocupado com o que pode ter sido alterado com a mudança para o 3D, acho que pode jogar o título sem se preocupar com isso.

Iwata:

Estou a ver.

Sano:

Os novos jogadores que não jogaram os jogos anteriores vão sentir-se à vontade ao jogá-lo como algo completamente diferente.

Iwata:

Mario & Luigi: Dream Team Bros. é o quarto jogo, mas esta série não exige que se tenha jogado os jogos anteriores. Não é preciso saber nada dela. Dá a sensação de que vocês a fazem dessa forma de propósito.

Sano:

É verdade. E é um RPG, pelo que há muitas ajudas para as pessoas que não são muito boas a jogar jogos de ação.

Iwata:

Afinal de contas, tu ofereceste-te ao embaraço de o jogar à frente de toda a gente para que pudesse ser ajustado. (risos)

Sano:

É verdade! (risos) Normalmente, nos RPG, ganhamos pontos de experiência no jogo, mas em Mario & Luigi, quando usamos as funcionalidades de apoio, aprendemos gradualmente a passar os níveis sozinhos, sem usar a ajuda, pelo que podemos sentir a sensação de aumentarmos os nossos verdadeiros pontos de experiência. Por isso, não hesitem, desafiem-se!

Iwata Asks
Iwata:

Muito bem. Maekawa-san?

Maekawa:

Isto é para aqueles que jogaram a série até agora. Ao longo da série, tem havido uma ligação através das personagens, e há sempre novas formas de jogabilidade em cada jogo.

Iwata:

É uma série, mas é um jogo diferente de cada vez. É feito de forma a ninguém poder dizer: “Eu não conheço isto, por isso, não o posso jogar.”

Maekawa:

Exato. Desta vez há novos desafios, como grandes quantidades de Luiginoides e a dualidade mundo onírico/mundo real, por isso, vai certamente surpreender. O volume aumentou muito e no que diz respeito a conteúdos, está repleto deles. Demorou tempo, mas toda a equipa trabalhou o mais arduamente possível para criar pixel art ponto a ponto.

Iwata:

Essa atenção dada a todos os pontos tem muito que ver com o vosso método geral. Mario & Luigi: Dream Team é, sem dúvida, um trabalho de artífices.

Maekawa:

Sim. Essa forma de fazer jogos é uma espécie de linha da qual a série nunca se desviou, pelo que os fãs não precisam de se preocupar. Em relação à minha mensagem para os novos jogadores, quando eu me envolvi pela primeira vez na série, era transmitido no Japão um anúncio cujo slogan recomendava o jogo às pessoas que não jogavam jogos RPG e às pessoas que jogavam muito jogos RPG. É isso que tem sido transmitido ininterruptamente nos jogos Mario & Luigi.

Iwata:

Estou a ver.

Maekawa:

Mesmo que não se tenha jogado a série até agora, nos primeiros cinco minutos do jogo é explicado de uma forma fácil de entender como deve ser jogado. Quando criamos jogos, temos cuidado para que os jogadores não se sintam perdidos, por isso, basta jogá-lo. Algumas partes são desafiantes, mas acho que podemos desfrutar delas ao máximo.

Iwata Asks
Iwata:

Muito bem. Por último, é o Otani-san. Mas é difícil ir atrás de toda a gente! (risos)

Otani:

Já todos disseram tantas coisas! (risos) Entre as pessoas que têm jogado a série, haverá algumas mais relutantes em aceitar qualquer mudança. Desta vez, os cenários são em 3D e o estilo dos gráficos é diferente, por isso, algumas pessoas podem estar a perguntar-se se o jogo está diferente. Mas não se preocupem. É, sem dúvida, um jogo Mario & Luigi, mas com diversão renovada. Espero que as pessoas olhem para ele como o mesmo Mario & Luigi de antes.

Iwata:

Estou a ver.

Otani:

Os pontos fortes do jogo são os enxames de Luiginoides e o facto de podermos meter-nos com o Luigi quando ele está a dormir, por isso, espero que as pessoas sintam um novo tipo de diversão. Para os que não jogaram a série até agora, há uma coisa de que não falámos muitos: podemos rir muito com este jogo. Há muitas piadas disparatadas... (risos) Mas há muitos lugares onde o texto ou as reações das personagens nos fazem rir. Não acho que haja muitos jogos que nos façam sorrir tanto enquanto jogamos, pelo que espero que as pessoas sintam a diversão que este jogo tem.

Iwata Asks
Iwata:

E tu, Izuno.

Izuno:

Gostaria de acrescentar uma coisa a este último comentário: a maior caraterística da AlphaDream é que, apesar de serem um grupo de artífices que levam o seu trabalho extremamente a sério, o que eles produziram foi um jogo extremamente cómico e muito divertido de se jogar. Há qualquer coisa do estilo Kansai (comédia física e leve)! (risos) Em suma, é um jogo divertido, pelo que o recomendo a toda a gente.

Iwata Asks
Iwata:

Mario & Luigi: Dream Team Bros. é um jogo divertido, feito à mão por um grupo de artífices. Demorou mais de três anos de trabalho duro a fazer, mas acho que isso transparece. Vocês esforçaram-se imenso nele durante muito tempo. Obrigado.

Iwata Asks
Todos:

Obrigado, nós!