5. Karakuri e Ichimodajin

Iwata:

Vamos mudar de tópico. Gostaria de perguntar de que partes do jogo cada um de vocês gosta mais.

Chad:

A parte de que gosto mais surgiu por causa de um problema. Quando pensávamos no que poderia servir de motivação no modo multijogadores, para passar de uma sala para a sala seguinte, decidimos usar o

Video: O Fantacão aparece

Vamos mudar de tópico. Gostaria de perguntar de que partes do jogo cada um de vocês gosta mais.
Fantacão .

Iwata Asks
Iwata:

É um cão fantasmagórico, que não é um amigo ou inimigo óbvio.

Chad:

Exato. Mas gosta do Luigi, por alguma razão. Também aparece na história,

Video: No rasto do Fantacão

Vamos mudar de tópico. Gostaria de perguntar de que partes do jogo cada um de vocês gosta mais.
mas no modo multijogadores fizemos com que o jogador tenha de apanhar o Fantacão e seguir as suas pegadas . Isso obriga-nos a percorrer as várias salas.

Iwata:

Compreendo.

Chad:

Outro aspeto de que gosto tanto como do Fantacão é aquilo a que chamo “cantarolar do Luigi”.

Iwata:

O que é isso?

Ikebata:

É quando

Video: Luigi cantarola

Vamos mudar de tópico. Gostaria de perguntar de que partes do jogo cada um de vocês gosta mais.
o Luigi cantarola a música de fundo . Mas suponho que isso não esteja relacionado com a jogabilidade!(risos)

Chad:

Sim! (risos)

Iwata:

Chad, imagino que gostes disso porque és o diretor de áudio.

Chad:

Claro!

Todos:

(risos)

Brian:

Criámos o jogo Luigi's Mansion 2 de modo que quem não jogou o jogo anterior possa ter uma experiência completamente nova. Mas introduzimos uma pequena ideia na segunda parte que vai agradar bastante aos jogadores do primeiro jogo, e é disso que gosto mais.

Iwata Asks
Iwata:

Que tipo de ideia?

Brian:

Desculpa, mas ainda é um segredo! (risos) Mas tenho a certeza de que vai trazer recordações a quem jogou Luigi's Mansion, há 12 anos. (Nota do editor: O jogo Luigi's Mansion original foi lançado no Japão em 2001.)

Iwata:

Qual é a tua parte favorita, Bryce-san?

Bryce:

A minha parte favorita é o facto de que apesar de este ser um jogo sobre apanhar fantasmas, é engraçado e tem desenvolvimentos dramáticos. Além disso, mesmo tendo criado o jogo jogo, quando jogo a versão final, gosto das reações do Luigi e jogo com algum receio dos vários truques - não sei como os fantasmas aparecerão, por exemplo. No início do desenvolvimento, o Miyamoto-san ensinou-nos uma palavra japonesa essencial: “karakuri” (mecanismo ou truque), que está presente durante todo o jogo.

Iwata Asks
Iwata:

Ah, há muito “karakuri” neste jogo.

Miyamoto:

Sim. Não esperava que houvesse aspetos tão agradáveis. E as cenas cinematográficas são mais do que espetáculos - enquadram-se perfeitamente e fornecem o nível certo de surpresa. Existem bastantes cenas curtas, por isso creio que as pessoas vão gostar. De qualquer modo, eu gostei bastante! (risos)

Bryce:

Gosto de saber isso. (risos)

Iwata:

Então e tu, Ikebata-san?

Ikebata:

O Bryce-san acabou de falar da palavra japonesa “karakuri”, mas aprenderam também outra palavra japonesa: “ichimodajin” (apanhar tudo de uma vez).

Iwata:

Ichimodajin? Tiveram de aprender uma palavra japonesa tão difícil? (risos)

Bryce:

Sim, lembro-me dela. Ichimodajin! (risos)

Todos:

(risos)

Ikebata:

“Ichimodajin” refere-se a sugar um monte de fantasmas ao mesmo tempo. Neste jogo, podemos sugar tudo com o Sugospectro 5000. É divertido sugar apenas um fantasma, mas o que é ainda melhor é...

Iwata:

Ichimodajin. (risos)

Ikebata:

Exato. O que é ainda melhor é

Video: Ichimoodajin!

Vamos mudar de tópico. Gostaria de perguntar de que partes do jogo cada um de vocês gosta mais.
sugar vários fantasmas com “ichimodajin” .

Miyamoto:

Gostava de falar um pouco da estratégia.

Iwata:

Podes falar.

Miyamoto:

Surgem vários fantasmas à volta do Luigi. O jogo torna-se difícil quando sugamos um fantasma diante dele, mas somos atacados por trás por outro fantasma. Para evitar ataques, duas técnicas são essenciais neste jogo de ação: sugar fantasmas em grupo com “ichimodajin” e

Video: Escapar de um fantasma atacante

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utilizar o Botão B enquanto sugamos alguns fantasmas, para evitar o ataque de outro fantasma .

Bryce:

Essa é também uma função que incluímos devido a uma sugestão do Miyamoto-san.

Miyamoto:

É um pouco difícil, mas se nos lembrarmos dos controlos, tornar-nos-emos gradualmente melhores, por isso é essencial para terminar Luigi's Mansion 2.

Ikebata:

É verdade. Criámos o jogo de modo que quantos mais fantasmas sugarmos ao mesmo tempo com “ichimodajin”, mais dinheiro receberemos e melhor será a nossa pontuação.

Iwata:

A propósito, como é que sugamos fantasmas com “ichimodajin”?

Ikebata:

Este jogo tem uma função nova, chamada estrobolâmpada. Podemos carregar a estrobolâmpada para iluminar uma área grande, por isso enquanto carregamos a estrobolâmpada, esperamos que os fantasmas se juntem e depois, se libertarmos no momento certo, são atordoados.

Iwata:

Não os podemos sugar se não estiverem atordoados.

Ikebata:

Exato. Quando estão atordoados, só temos de os sugar. Por isso, é importante escolher o momento e a posição.

Miyamoto:

Se iluminarmos os fantasmas diante de nós, eles desaparecem, por isso é essencial encontrar uma boa posição, para reunirmos o máximo de fantasmas atrás de nós. Depois, quando surge o momento certo, podemos virar-nos e usar a estrobolâmpada. Isso é “ichimodajin”. (risos)

Iwata Asks
Iwata:

(risos)

Miyamoto:

É bastante bom, por isso experimentem usar o “ichimodajin”.

Ikebata:

E recebem imenso dinheiro! (risos)