6. Aí vem um desafiador

Iwata:

Bem, agora vou finalmente abordar a questão da consola Nintendo 3DS. (risos) Ficaste impressionado quando a viste pela primeira vez?

Ono:

Para dizer a verdade, não estava lá quando foi apresentada. É que estava mesmo muito ocupado. (risos) A equipa de Street Fighter estava a preparar-se para distribuir Street Fighter IV como aplicação para o iPhone nessa altura. Esta era também uma versão de fácil utilização que se podia simplesmente instalar e jogar, apesar de eu não ter sentido que tivesse alcançado um número suficiente de pessoas. Foi então que adquiri uma consola Nintendo 3DS e cheguei à conclusão: “Isto vai definitivamente funcionar.”

Iwata:

Apesar de terem começado depois de toda a gente, vai ser à mesma um título de lançamento. Senti de facto uma grande paixão e motivação da vossa parte.

Ono:

Acho que declarámos à Nintendo que Super Street Fighter IV faria parte do lançamento duas ou três semanas antes da E3 de 2010.29 (risos) Fiquei muito motivado e comecei a trabalhar em algo que pudesse ser apresentado na E3. O que atraiu mais na Nintendo 3DS foi o facto de ter muito mais funcionalidades do que a imagem estereoscópica. Um dos exemplos é a funcionalidade de rede. 29 E3 (Electronic Entertainment Expo): Exposição relacionada com videojogos que decorre em Los Angeles.

Iwata:

O vosso desejo de expandir a comunidade, tal como referiste, era compatível com o que se pode fazer com a Nintendo 3DS, não era?

Iwata Asks
Ono:

Sim. Acho que a imagem em 3D é um dos “pontos de entrada” que mais atraiu atenções. Mas apercebi-me das muitas outras funcionalidades da Nintendo 3DS e, com tantas funções, acreditei que seria possível comunicar de várias formas através dos jogos para a Nintendo 3DS. Espero alcançar isso com Street Fighter e estou disposto a experimentar várias formas para o alcançar.

Iwata:

Claro.

Ono:

Com a consola Nintendo 3DS seria também possível tornar competições online mais fáceis. Com a máquina debaixo dos dedos, é possível jogar com qualquer pessoa em qualquer lugar em qualquer altura. Em vez de nos limitarmos às lutas, criei também outra “entrada” com o modo Figure Collection.30 Queria que as pessoas soubessem que, ao usar a Nintendo 3DS, podem jogar como entenderem. 30 Modo Figure Collection: Funcionalidade que utiliza o StreetPass da consola Nintendo 3DS, em que decorre uma luta entre personagens colecionadas.

Iwata:

Para além da atração de poder ver coisas em 3D, acrescentaram uma série de funcionalidades que podem tornar-se alvo de debates públicos e este título viu-se naturalmente na corrente do projeto de renascimento de Street Fighter. Nota-se que a equipa da Capcom é intransigente quanto à implementação de funcionalidades sem fios. A equipa técnica da Nintendo teve de igualar o vosso entusiasmo. Foi uma tarefa muito desafiante mas interessante.

Ono:

Fiquei muito entusiasmado na altura. Perguntávamo-nos até que ponto estávamos a exagerar numa coisa que ainda nem sequer estava terminada.

Iwata:

Lá estás tu e a tua tendência para encher o copo até transbordar! (risos)

Ono:

No outro dia, quando os prazos estavam a terminar, disseram-me que também podíamos trabalhar com o pedómetro interno da Nintendo 3DS. Quem me dera que mo tivessem dito mais cedo. De imediato, mudei o sistema para fazer uma ligação às moedas de troca que se utilizam para comprar figuras. (risos)

Iwata:

Também és programador, por isso sabes dizer o que é ou não possível fazer dentro de um determinado tempo.

Ono:

É verdade. Não há nenhum risco nesse aspeto. Mas, para dizer a verdade, fiquei muito nervoso quando alguns membros dos departamentos de hardware e de SO da Nintendo e da Capcom começaram a dizer: “Deve ser assim, mas não temos bem a certeza!” Nesse momento pensei “Boa! Boa! É mesmo isto, o desenvolvimento!” (risos)

Iwata Asks
Iwata:

Faz parte do território em títulos de lançamento de hardware! Acho que é essa a essência.

Ono:

Pois é, mas só o posso dizer agora e a posteriori. (risos) Estou muito grato por ter trabalhado com pessoas cheias de entusiasmo durante esta viagem.

Iwata:

Acho que foi um trabalho duro, quase doloroso. Mas a criação de algo em equipa enquanto se partilha tamanho entusiasmo é algo insubstituível.

Ono:

Só demonstra o quão divertida é a Nintendo 3DS e o potencial que tem. Gostava que toda a gente dentro e fora da empresa a experimentasse. E para que o consumidor possa experienciar algo completamente novo, não podemos utilizar as funcionalidades como se fossem formas de bolos. É essencial que toda a equipa pense cuidadosamente sobre quando e onde as devem utilizar.

Iwata:

Ou seja, sobre onde e como os consumidores utilizam as funcionalidades da Nintendo 3DS no jogo para maximizar o divertimento?

Ono:

Exatamente. Por exemplo, fazer a ligação das moedas ao pedómetro em vez de o fazer somente no jogo afetaria principalmente as pessoas que levam a consola para todo o lado. Estas pessoas veem resultados de imediato em vez de terem de esperar para completar as coisas do próprio jogo.

Iwata:

E assim sentem-se motivadas a passear no dia seguinte e a usar o StreetPass.

Ono:

Sim. Por isso é que foi uma grande experiência para a equipa ver os autocarros a passar.

Iwata:

É frequente as pessoas que andam de autocarro ou comboio para ir para a escola ou para o trabalho cruzarem-se com os mesmos desconhecidos dia após dia. Se calhar até gostaríamos de lutar com elas para obter figuras. Estou ansioso para ver o que se vai passar.

Ono:

Por exemplo, se jogares no modo Fight Request31 uma pessoa pode desafiar-te no comboio ou no autocarro. Ela vai aperceber-se que alguém perto dela também está a jogar e assim cria-se potencialmente outra comunidade. É uma das coisas que estou ansioso para ver acontecer. Acho que Super Street Fighter IV 3D Edition é a melhor oportunidade para as pessoas conhecerem este tipo de possibilidades. Olha, finalmente fiz publicidade nesta longa entrevista. (risos) 31 Modo Fight Request: Ao jogar sozinho, outros jogadores podem desafiar-te tal como num jogo arcade mas através da rede local ou da Internet.

Iwata Asks
Iwata:

Queres acrescentar mais alguma coisa?

Ono:

Acho que já falei tanto que estou a transbordar em mais do que uma forma. (risos)

Iwata:

De todo. (risos) Muito obrigado pela tua presença.

Ono:

Muito obrigado. Hum... Não querendo ser indelicado, não te importas de autografar este Balloon Fight?32 32 Balloon Fight: Jogo de ação lançado para a consola Famicom em janeiro de 1985. Iwata foi o programador principal deste jogo.

Todos:

(risos)