5. Tornar-se um criador de jogos

Iwata:

Este foi o primeiro projeto no qual assumiste um papel central na criação do jogo. Agora que terminaste, qual foi a impressão mais forte com que ficaste? Que foi difícil? Ou que foi tão divertido que queres fazê-lo outra vez?

Hazama:

Boa pergunta... Peço desculpa a toda a gente com a qual trabalhei mas aquilo em que mais penso neste momento é que gostaria muito de fazer tudo de novo! (risos)

Iwata:

Suponho que seja porque recebeste feedback das pessoas à tua volta e isso deu-te a motivação necessária para avançares para o teu próximo projeto.

Hazama:

Sim. Há esse fator. E também há o facto de que à medida que o projeto se ia desenvolvendo, ia-se tornando mais emocionante.

Iwata:

Isso significa que nasceste para seres um criador de jogos. Todos os criadores têm o mesmo de energia criativa.

Iwata Asks
Hazama:

Achas que sim? Sinto-me lisonjeado! (risos)

Iwata:

Não têm de te pedir e não tens de ser encorajado. O teu cérebro e o teu corpo funcionam automaticamente e isso torna mais fácil entrar num ciclo produtivo. Claro que também joga aqui o elemento da sorte: para alguns chega naturalmente e para outros chega lentamente. Toda a gente é diferente.

Hazama:

Isso é verdade.

Iwata:

Neste projeto tiveste a sorte de já teres uma pilha de energia criativa de títulos anteriores da série para fazeres o teu próprio.

Hazama:

Sim, tive muita sorte.

Iwata:

Por vezes tens de ser tu próprio a gerar essa energia. Podias ter tido exatamente a mesma equipa mas poderias ter tido de partilhar as tuas ideias e seres obrigado a tomar decisões e a fazeres julgamentos. Mas ao fazeres o que é essencialmente uma homenagem à série FF, alguma dessa contribuição criativa já lá estava.

Hazama:

Certo. E é por isso que respeito muitas das coisas em relação aos grandes criadores de jogos, as pessoas que criam os seus próprios títulos. São eles que pensam neles e se acontecer o pior, ficam com um título problemático durante um ano, talvez mais. E têm de percorrer esse caminho difícil sozinhos.

Iwata:

É assim que tu, na pele de alguém que não está envolvido no projeto de desenvolvimento, vê os criadores?

Hazama:

Sim. E mesmo que não tenhas fé naquilo que estás a fazer, continuas a ter de te dirigir à tua equipa e dizer-lhes para ficarem contigo porque tudo vai correr bem. Isso é uma coisa muito difícil de se fazer.

Iwata:

Mas depois acontece muitas vezes que as pessoas não sabem onde ir a seguir. A única coisa que podes fazer é avançar com uma assunção de que o objetivo esteja talvez nesta direção ou com crença nos teus sentimentos ou discernimento.

Hazama:

E foram pessoas que fizeram isto que nos deram Final Fantasy. Isso é uma coisa que me espanta completamente.

Iwata:

É provavelmente porque a tua experiência neste título te fez aperceber do grande feito que isso foi. Aposto que respeitas ainda mais esses criadores de jogos pioneiros! (risos)

Hazama:

Sem dúvida. Penso que ainda demorará um pouco até eu poder arrecadar a mesma quantidade de trabalho que eles e entrar em território desconhecido às cegas, como eles. Mas começo a sentir que um dia isso poderá acontecer.

Iwata:

É bom saber isso. Agora, por último, gostaria que tu, enquanto produtor deste jogo, transmitisses uma mensagem às pessoas que estão a ler-nos.

Hazama:

A minha equipa incrível criou um jogo mais divertido do que eu alguma vez poderia imaginar. Mas agora, o nosso papel chegou ao fim. Agora cabe-vos a vocês, os jogadores, torná-lo vosso. As vossas experiências e as vossas memórias são o que irá levar o jogo ao próximo nível deste processo. Espero que todos os fãs da série Final Fantasy gostem dele e se divirtam durante muito tempo. Recomendo também que descarreguem a versão demo18! Já agora, esta versão demo é diferente da versão anterior: agora permite-vos experimentar duas novas músicas em três níveis de dificuldade diferentes. 18 Refere-se à versão de Theatrhythm Final Fantasy disponível para download na Nintendo eShop.

Iwata Asks
Iwata:

Hoje tive a sorte de poder ouvir o que levou Hazama-san, que não entrou na indústria como criador de jogos, a criar o seu primeiro jogo e sinto que o destino, juntamente com muito trabalho árduo, te conduziu por um caminho que te levou hoje até esta entrevista. Achei as tuas histórias bastante interessantes. Espero também que THEATRHYTHM FINAL FANTASY, o jogo que criaste, desperte muitas memórias felizes para todos os que nunca desfrutaram de um jogo FF. Estou ansioso por saber as reações das pessoas quando puderem experienciá-lo nas suas próprias mãos, na Nintendo 3DS.

Hazama:

Também espero que sim.

Iwata:

Também faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que este fantástico jogo chega ao maior número de pessoas possível. Hazama-san, muito obrigado pelo teu tempo.

Iwata Asks
Hazama:

Obrigado eu.