4. As músicas preferidas de todos

Iwata:

Como explicarias Theatrhythm, se tivesses de o resumir numa só frase?

Hazama:

Hmm, isso seria difícil... Suponho que diria que é basicamente um jogo de música de Final Fantasy...

Iwata:

Imagino que seja difícil dizer o que te fez querer fazer o jogo em apenas algumas palavras.

Hazama:

É mesmo! É frustrante! (risos) Os posters nas lojas e noutros sítios têm o slogan “Joga as tuas memórias”.

Iwata:

Então, suponho que, para o dizer de forma simples, poderias dizer que é um jogo que trará de volta boas recordações para todos os que já jogaram Final Fantasy?

Hazama:

Sim, penso que isso o resume! (risos) E agora há uma nova versão demo, por isso não há desculpa para não o experimentarem.

Iwata:

O que me salta à vista é como a mistura de som e de imagens de todos esses jogos clássicos desperta mesmo recordações.

Hazama:

É verdade. Ao início tinha uma ideia vaga de que queria recriar a emoção de jogar um título FF através de música e de vídeo mas acabámos por incorporar as memórias e os sentimentos da nossa equipa e até dos próprios jogadores, que é o que realmente dá ao jogo o seu caráter único.

Iwata Asks
Iwata:

Nomura-san fez parte da equipa que fez o jogo. Enquanto produtor criativo, ele deu algum conselho ou fez algum pedido que te tivesse marcado particularmente?

Hazama:

Bem, em termos de conteúdos, ele tinha, obviamente, muito a dizer mas tinha também muitas ideias sobre como vender o jogo às pessoas. Na verdade, foi ele que inventou o slogan que mencionei há pouco. Também desenhou e reviu a capa do jogo e teve a ideia de combinar as palavras “theatre” e “rhythm” para fazer o título “Theatrhythm”.

Iwata:

Fica no ouvido e é fácil de apreender.

Hazama:

Também foi o Nomura que sugeriu que lançássemos uma versão demo. Telefonou-me uma vez, sem eu estar à espera, e disse que se fizéssemos com que as pessoas experimentassem a demo, elas perceberiam logo como é bom. (risos) Era costume telefonar-me sempre que tinha alguma ideia. (risos)

Iwata:

Parece que a tua ideia teve um grande impacto nele. Fizeste uma coisa que ele próprio gostaria de ter feito e assim que a viu começou a oferecer ideias e a envolver-se.

Hazama:

Sim. E estou incrivelmente grato por este envolvimento. Estou certo de que há pessoas que teriam preferido ter autorização para fazerem o jogo da forma que quisessem, mas o meu objetivo principal era acabar com um produto que parecesse ter sido feito por toda a gente. Cada parte da sua contribuição foi bem-vinda e cada pedaço dela revelou-se útil.

Iwata:

Estou a ver. Compreendo que também existem conteúdos de música disponíveis para download para este jogo. Podes explicar um pouco como estes conteúdos surgiram?

Hazama:

Tal como mencionei antes, decidimos que músicas incluir realizando um inquérito mas havia algumas que não se encaixavam como parte da coleção geral. Depois de um grande exame de consciência, acabámos por removê-las. Depois havia o facto também de estarmos limitados em relação ao número de músicas que podíamos incluir devido a restrições de armazenamento, o que levou a muitas escolhas difíceis. Mas lá mais para o fim do desenvolvimento, soubemos que poderíamos oferecer conteúdos descarregáveis e isso foi a oportunidade perfeita para permitir que as escolhas dos fãs fossem incluídas. E, para além disso, também queríamos entrar neste novo desafio com a Nintendo.

Iwata:

Sim. Este é o primeiro título Nintendo 3DS físico para o qual disponibilizamos conteúdos adicionais para compra. Estou mesmo ansioso por ver como os jogadores reagirão a isto. Já agora, quantas músicas tem o jogo?

Hazama:

O número de músicas é segredo mas existem mais de 70, o suficiente para oferecer uma grande quantidade de tempo de jogo a partir do momento em que o compram.

Iwata:

Só o ROM tem essas músicas todas, mais as outras com as quais as pessoas quererão jogar? Só mostra a quantidade de música incrível que houve na história da série, não é?

Hazama:

Sim. E permite a diferentes jogadores jogarem de formas diferentes. Se quiserem ter todas as músicas, podem. E se quiserem apenas concentrar-se nas suas preferidas, também podem fazê-lo.

Iwata:

É sempre essa a preocupação com jogos de música, não é? Diferentes jogadores têm gostos diferentes, por isso não há um equilíbrio perfeito.

Hazama:

Exatamente. Obviamente, a nossa preocupação principal é oferecer uma experiência completa no jogo a partir do momento em que o compram. Mas se os jogadores quiserem explorar o que está em oferta para além disso, teremos todo o gosto. Para além disso, neste título os jogadores podem usar o StreetPass16 para trocarem ProfiCards (Profile Cards), que lhes dão a oportunidade de dizer aos outros de que músicas gostam mais atualmente. 16 StreetPass é uma funcionalidade da Nintendo 3DS que permite aos seus utilizadores trocarem dados com outros jogadores enquanto andam pela rua.

Iwata:

Isso parece muito interessante. A música preferida de toda a gente será diferente, por isso consigo ver isso a dar origem a todo o tipo de discussões interessantes. Estou ansioso!

Iwata Asks
Hazama:

É isso mesmo que acontece! Toda a gente no trabalho me pergunta coisas do género: “Ei, porque é que ainda não têm essa música?” e isso desencadeia sempre um debate aceso! (risos)

Iwata:

Então, podes dizer-nos qual é a tua música preferida?

Hazama:

Oh, essa é a pergunta mais difícil de sempre, não é? Mas penso que se tivesse de escolher uma, seria “Terra’s Theme”, de FFVI, sobre a qual falei no início desta conversa.

Iwata:

Faz sentido. Aquelas com que partilhas a história mais forte serão as que causarão uma impressão mais profunda, não é? É fantástico pensar que composições como esta conseguem despertar tantas recordações e discussões, não é?

Hazama:

Verdade. Quando apresentámos os nossos planos para este jogo à Nintendo, a primeira coisa que o representante perguntou foi se podíamos incluir o “ Rebel Army Theme”17! (risos) 17 Uma música de Final Fantasy II.

Iwata:

Foi o primeiro pedido que fizeram? (risos)

Hazama:

Sim. E quando ouvi isso, pensei que este jogo iria ter um resultado ótimo. É claro que o tema “Rebel Army” foi incluído na versão final! (risos)