4. ''Não abro mão desta condição''

Harada:

Quando fizemos este jogo para a Nintendo 3DS tínhamos em mente um tipo de jogador completamente diferente do passado.

Iwata:

Sim.

Harada:

E havia uma razão para isso. Quando vi um torneio americano de jogadores profissionais chamado Major League Gaming13, havia uma secção Tekken e Super Smash Bros.14 e o tipo de participantes e as reações que vi impressionaram-me. Os participantes de Tekken tinham todos mais de 18 anos: eram homens grandes e musculados. Alguns já deviam ter à volta de 40 anos. 13 Major League Gaming: Uma das maiores ligas de jogadores profissionais na América do Norte. 14 Super Smash Bros.: Série de jogos de ação e lutas. O primeiro jogo foi lançado para a Nintendo 64 em abril de 1999.

Iwata:

Então eram só homens que pareciam personagens do jogo Tekken. (risos)

Iwata Asks
Harada:

Pois é. Eu só pensava: “Seria mais rápido se lutassem na vida real!” (risos) Por outro lado, Super Smash Bros. tinha uma audiência vasta composta tanto por adultos como por crianças e até mulheres, por isso achei que estariam todos a jogar juntos alegremente, mas ouviam-se sons ensurdecedores nos torneios deles, do tipo: “Auuuuu!” Quando assisti a isto fiquei convencido de que os participantes sentem o mesmo ao jogar Super Smash Bros. e Tekken.

Iwata:

Apesar de o que expressam poder ser um pouco diferente, a adrenalina é a mesma.

Harada:

Ver isso e desejar que essas pessoas também jogassem Tekken foi uma das coisas que nos levou a fazer o jogo para a Nintendo 3DS.

Iwata:

O que é tomaram mais em atenção ao fazer Tekken para a Nintendo 3DS?

Harada:

Eu também estava a trabalhar no filme Tekken chamado Tekken: Blood Vengeance15, por isso desde o início quis incluir o filme no videojogo. 15 Tekken: Blood Vengeance: Filme de gráficos de computador em 3D lançado a 3 de setembro de 2011. O filme de longa-metragem está incluído no título Tekken 3D: Prime Edition.

Iwata:

Decidiram incluir o filme logo desde o início?

Harada:

Sim. Na realidade, foi o que tive sempre em mente porque mesmo que algo seja muito bom, se não lhe abres várias portas as pessoas acabam por não o ver. Achei que precisávamos de algo para além de um simples jogo de luta e o filme Tekken estava a ser feito em 3D – pensei que seria uma grande oportunidade.

Iwata:

Parece que havia várias coisas a acontecer em lugares diferentes, mas que se complementavam naturalmente.

Harada:

É verdade. Espero que chegue às pessoas que talvez não joguem jogos de luta há algum tempo mas ainda tenham algum interesse. Quero que atraia as pessoas por ser um pouco diferente dos outros jogos Tekken, incluindo o maior número possível de personagens assim como o filme.

Iwata Asks
Iwata:

Acho que há imensas pessoas que jogavam jogos de luta mas que depois não acompanharam a sua evolução. Ikeda-san, estiveste envolvido no projeto desde o princípio?

Ikeda:

Não, foi durante o período de desenvolvimento mais difícil de Tekken Tag Tournament 216, por isso Harada-san estava a trabalhar à parte, e trabalhámos com a Arika17 que nos ajudou no desenvolvimento do jogo. Juntei-me ao projeto lá para julho do ano passado (2011). 16 Tekken Tag Tournament 2: Jogo de luta em 3D lançado enquanto jogo arcade em setembro de 2011. 17 Arika Co., Ltd.: Empresa criadora de videojogos no Japão.

Harada:

Em termos de tecnologia, o que para nós era mais importante era: “Temos de conseguir manter 60 imagens por segundo (FPS)18 a todo o custo.” Se alguém diz que o jogo “se arrasta quando passa a 3D”, então ficamos com a sensação de que esse é o tipo de jogo que Tekken é, por isso desde o início essa era uma condição da qual eu não estava disposto a abrir mão. 18 60 imagens por segundo (FPS): Animação que utiliza 60 imagens por segundo. Quanto maior for o número de imagens, melhor é a animação. Em Tekken 3D: Prime Edition, o jogo online suporta 60 imagens por segundo, mas no ecrã 3D estereoscópico isso não é possível.

Iwata:

A equipa de Mario Kart 719 disse a mesma coisa. Está relacionado com o quão agradável é a resposta dos controlos finais, não é? 19 Mario Kart 7: Jogo de corridas e ação que foi lançado para a consola Nintendo 3DS em dezembro de 2011.

Harada:

Exatamente. Estávamos a desenhar a animação sob a condição de ter de ter 60 imagens por segundo, por isso se a reduzíssemos para metade ficando em 30 imagens por segundo, os movimentos não ficavam tão bem. No início, estava na dúvida se iríamos ou não conseguir fazer isto.

Ikeda:

Também estávamos a incluir o filme, por isso foi uma luta em termos de capacidade. O filme é em 3D, por isso há uma grande quantidade de dados. Foi uma das coisas mais difíceis que fizemos para garantir a capacidade para o jogo, a inclusão do filme, e tornar fácil o visionamento do filme logo após o fim do jogo.

Iwata Asks
Harada:

No início tanto os programadores como as pessoas da Arika disseram: “Vocês devem estar a brincar!” (risos) Só que previmos que o filme em 3D de Tekken iria funcionar bem com o estereoscópio da consola Nintendo 3DS.

Iwata:

Isso é verdade.

Harada:

Quando colocas uns óculos 3D para ver filmes gráficos de computador, o ecrã torna-se um pouco escuro. No entanto, é fácil ver filmes na Nintendo 3DS devido ao tamanho do ecrã e também porque os podes ver sem óculos. Tinha a certeza de que iria funcionar muito bem porque os nossos olhos são capazes de seguir até grandes sequências de ação.

Iwata:

Quais foram as vossas primeiras impressões quando se viram com o cartão de jogo nas mãos?

Harada:

A primeira coisa que fiz foi garantir que o vídeo estava mesmo a correr através do cartão de jogo. Virei a Nintendo 3DS de pernas para o ar algumas vezes para garantir que não estava ligada a nada! (risos)

Iwata:

Viraste-a de pernas para o ar para garantir que estava mesmo a ler o cartão de jogo? (risos)

Harada:

Isso mesmo! (risos) Pensei: “São tantas as personagens para escolher e o vídeo é tão longo – é muita coisa. Será que cabe tudo em apenas um cartão de jogo?” E claro que coube.

Iwata:

Só vimos pequenos excertos até agora, mas esta é a primeira vez que uma longa-metragem é incluída num cartão de jogo para a consola Nintendo 3DS.

Ikeda:

Harada-san ligou a Nintendo 3DS várias vezes para olhar para a parte de baixo e eu pensava: “ Mas o que é que ele está a fazer?” Agora já sei, finalmente. (risos)

Harada:

Confirmei que estava a correr do cartão de jogo e fiquei muito impressionado. Fiquei mesmo! (risos)

Iwata:

Então ficaste verdadeiramente impressionado com o que podemos fazer hoje em dia com uma coisa que podemos levar para todo o lado. (risos)

Harada:

É difícil jogar no escritório ou na escola, mas ficarei contente se conseguirem mostrar a alguém uma cena do filme, e espero que isso possa ser uma maneira de mais pessoas conhecerem Tekken. Do tipo: “O que é isso?” “É Tekken!”

Iwata:

Então estás contente por o filme ter sido feito em 3D.

Harada:

Definitivamente!