2. ''A partir de agora, a era do 3D''

Iwata:

Depois disso, quando é que surgiu o momento de viragem, em que começaste a trabalhar sozinho, como independente?

Hino:

Primeiro, pouco depois de me transferir para a Riverhill Soft, pude tornar-me programador principal. Tinha uns 24 anos.

Iwata:

O teu percurso profissional foi curto, mas fazes programação desde pequeno, por isso eras um veterano.

Hino:

É verdade. Claro que ainda tinha muito mais para aprender, mas os programadores, que estavam lá há mais tempo do que eu, falaram com os responsáveis da empresa para que me tornasse programador principal.

Iwata:

Compreendo. Então, os teus colegas elogiaram-te e tiveste uma oportunidade quando eras bastante novo.

Hino:

Sim. E depois de fazer dois produtos, não faço ideia do que pensei na altura, mas fui ter com o presidente da empresa e disse: “A partir de agora, será a era do 3D.” (risos)

Iwata:

E em que ano aconteceu isso?

Hino:

Ora bem... Creio que foi há uns 17 ou 18 anos. Na altura, havia muitos jogos com gráficos 3D na América e a consola Super Famicom (Super NES) era sinónimo de jogos no Japão.

Iwata:

A era antes do surgimento da consola PlayStation.

Hino:

Exato. Vi os jogos 3D do estrangeiro e pareciam incrivelmente interessantes, por isso disse: “No futuro, as pessoas vão poder jogar jogos 3D no Japão, como acontece agora no estrangeiro, por isso tire-me do desenvolvimento dos projetos atuais e deixe-me investigar o 3D sozinho.”

Iwata:

Tinhas a certeza de que esse era o rumo do futuro.

Hino:

Tinha. Assim, comecei a investigar o 3D sozinho. Pouco depois, foi lançado o sistema PlayStation. Finalmente, havia um ambiente onde podia fazer software 3D e tornei-me diretor da equipa do projeto. Depois disso, saí da empresa e criei a LEVEL-5. Os membros da equipa com quem tinha trabalhado tornaram-se o núcleo da empresa.

Iwata Asks
Iwata:

É verdade.

Hino:

Antes de mais, queria fazer algo novo. Por isso, pensei que não seria suficiente ficar na empresa e cumprir ordens, mas não pensei que fosse capaz de me tornar independente. Mas nessa altura, e por acaso, criei laços com a SCE,16 e perguntaram me se podia tentar criar software para um equipamento novo, o sistema PlayStation 2, que ainda não tinha sido lançado. Quando lhes pedi que deixassem a mina equipa fazer isso, responderam: “Bem, cria uma empresa.” Por isso, decidi criar uma empresa. 16SCE: Sony Computer Entertainment, Inc.

Iwata:

Quantas pessoas faziam parte da equipa, quando criaste a LEVEL-5?

Hino:

No início éramos nove, mas pouco depois passámos a ser 11.

Iwata:

De onde surgiu o nome da tua empresa, LEVEL-5?

Hino:

LEVEL-5 significa “cinco estrelas” nos relatórios escolares. Um cinco num relatório escolar é usado como metáfora da melhor nota possível, e o nome foi escolhido por causa disso. Sendo assim, simboliza a nossa ambição de criar software de alta qualidade, cinco estrelas.

Iwata:

Então, quando criaste a tua empresa, incluíste no nome a tua determinação de fazer coisas a que os jogadores do mundo inteiro dessem valor. Para ser mais preciso, a tua intenção inicial não era tornares-te independente. De certa forma, a empresa foi criada porque alguém te deu um empurrãozinho.

Hino:

Exato.

Iwata:

Contudo, embora até liderasses uma equipa numa empresa, quando de forma repentina começaste a liderar a tua empresa, não te deparaste com imensas coisas nas quais nunca tinhas pensado ou que nunca tinhas feito? Não foi um pouco difícil?

Iwata Asks
Hino:

Sim, foi difícil. Li muitos livros sobre contabilidade para empresas. Tive de aprender muitas coisas que não estavam relacionadas com a criação de jogos. Nem sabia como registar a empresa, por isso foi mesmo difícil.

Iwata:

E em que ano é que a LEVEL-5 foi criada?

Hino:

Em 1998. Registámos a LEVEL-5 quando eu tinha 29 anos e a empresa começou a trabalhar quando fiz 30. Agora que penso nisso, parece que foi há imenso tempo. Devia ter mesmo muita energia.

Iwata:

Tinhas uma ideia muito clara do que querias fazer. Para conseguir, trabalhaste como um louco e o resultado, quando deste por isso, foi a tua própria empresa.

Hino:

Sim, a verdade é que sempre fui muito ativo. Quando penso que algo deve ser de uma certa maneira, arrisco e sigo sempre em frente.

Iwata:

Então não pensaste demasiado antes de agir. A tua intuição disse-te que o futuro estava em determinada direção e continuaste em frente, para ver o que ia acontecer.

Hino:

Exato. E isso não mudou, nem mesmo agora. Sinto que, depois de criarmos a LEVEL 5, aprendi muito com as pessoas que criaram a empresa comigo, e todos nós continuámos a crescer até nos tornarmos aquilo que somos hoje.