5. Wii U e o Comando Remoto Wii

Iwata:

Agora, podes falar sobre a forma como este novo comando funciona, em conjunto com o Comando Remoto Wii que temos utilizado até agora?

Miyamoto:

Claro. Na verdade, quando estava a criá-lo, não duvidava de que o Comando Remoto Wii pudesse continuar a ser utilizado como tem sido. Acho que o Comando Remoto Wii ganhou a sua forma ideal com o Comando Wii Plus7. 7 Comando Wii Plus: Uma versão melhorada do Comando Remoto Wii, com o acessório Wii MotionPlus incorporado. Data de lançamento: novembro de 2010 (agora, é incluído na consola Wii)

Iwata:

Estou a perceber, queres dizer que se consegue fazer quase tudo com ele.

Miyamoto:

Isso mesmo. E, quando pensei se realmente precisávamos de exigir a compra de algo completamente novo, senti que podíamos continuar por este caminho e continuar a jogar mais um bocado. Penso dessa maneira mesmo quando jogo Legend of Zelda: Skyward Sword8. 8 The Legend of Zelda: Skyward Sword: um jogo com lançamento previsto para 18 de novembro de 2011, para a consola Wii.

Iwata:

Dá a sensação de que se move mesmo da maneira que queremos.

Miyamoto:

Pois dá. Fiquei tão fascinado e balancei os meus braços de tal forma, que me ri de mim próprio. (risos) Podemos fazer livremente muitas coisas diferentes.

Iwata:

É muito interessante ouvir-te dizer que ficaste assim tão fascinado, mesmo apesar de seres tu quem está a criar o jogo. (risos)

Miyamoto:

Por isso, quando penso nisso num contexto do conceito de levar a consola Wii mais além, penso que está bem como está agora, além de termos querido adicionar um ecrã independente como este no novo comando. Outra coisa que quisemos alterar foi a mudança para a alta definição. Mas não hesitei em seguir nessa direção. Neste momento, estou a fazer planos para que as pessoas possam ainda utilizar os Comandos Remotos Wii que já possuem, o que significa que, agora, têm cinco comandos para jogar.

Iwata Asks
Iwata:

Queres dizer este novo comando e quatro Comandos Wii Plus, totalizando cinco.

Miyamoto:

Exato. Cinco comandos. E temos pessoas a jogar em muitas combinações.

Iwata:

Quando se joga sozinho, provavelmente é-se capaz de jogar só com um comando, sem ter de jogar no televisor.

Miyamoto:

Acho que sim. Podemos fazer jogos que se jogam só na palma das mãos, mesmo quando está outra coisa qualquer no ecrã do televisor, e também podemos criar entretenimento que precise do televisor e do ecrã mais pequeno nas mãos. Isso é para os criadores decidirem, dependendo do tipo de jogos que estejam a fazer. O hardware em si tem capacidade para os jogos poderem ser jogados de ambas as maneiras.

Iwata:

Será provavelmente utilizado de muitas maneiras.

Miyamoto:

Acho que sim. Acima de tudo, estou muito ansioso pelos novos tipos de jogabilidade, de formas que nunca foram feitas antes. Acho que tem muitas possibilidades.

Iwata:

Mostrámos um vislumbre de todas as coisas que consegue fazer, no

Video: vídeo de apresentação

Agora, podes falar sobre a forma como este novo comando funciona, em conjunto com o Comando Remoto Wii que temos utilizado até agora?
vídeo de apresentação que mostrámos durante a apresentação de palco.

Miyamoto:

Há tantas coisas por fazer, que ainda estamos a tentar decidir por onde começar.

Iwata:

Então, não terão falta de ideias.

Miyamoto:

Não nos faltarão ideias.

Iwata:

Existem tantas ideias boas em vista, que têm tido dificuldade em escolher por qual é que vão começar a trabalhar.

Iwata Asks
Miyamoto:

Sim, ainda estamos a tentar decidir. Acho que, se os programadores externos conseguirem ter todo o tipo de ideias, então a nossa visão para o futuro da consola Wii U incluirá numerosas formas de jogar.