4. Estrutura nova

Iwata:

O Wii U pode ser ligado diretamente ao Wii Balance Board. Tendo isto em conta, como é que pretendes alterar o Wii Fit?

Miyamoto:

Estás a fazer boas perguntas! (risos) É claro que gostaria que as pessoas jogassem Wii Fit, não penso que as pessoas tenham de treinar em frente a um ecrã grande todos os dias. Acho que será suficiente se as pessoas apenas virem o seu peso.

Iwata:

Estou a ver.

Miyamoto:

Ao início, pensava apenas que “seria excelente, se pudéssemos ver o nosso peso utilizando apenas a Wii, sem ter de ligar o televisor”. E, então, pensei que este novo comando podia ser um compromisso. Em vez de se ligar o televisor, apenas o comando seria suficiente para mostrar gráficos e coisas assim, enquanto se via o peso. Por isso, é útil no sentido em que se pode jogar Wii Fit apenas com o comando e o Wii Balance Board6. 6 Wii Balance Board: Um dos acessórios para a consola Wii que mede o peso do jogador e verifica o seu equilíbrio. O acessório Wii Balance Board está disponível com os jogos Wii Fit (já não está disponível) e Wii Fit Plus, ambos para a Wii.

Iwata Asks
Iwata:

Estou a ver.

Miyamoto:

E pode deixar-se o comando num estado em que é possível ver o peso imediatamente. Neste sentido, estará mais próximo daquilo que tínhamos em mente que o Wii Fit fosse. Não posso pormenorizar muito, mas estamos a trabalhar em formas de fazer novos exercícios com o Wii Fit, por exemplo, utilizando a câmara , que podemos encostar a qualquer coisa e jogar, enquanto o jogo monitoriza o nosso estado.

Iwata:

Parece certamente possível, do ponto de vista da engenharia, que a câmara nos reconheça quando colocamos o novo comando a olhar para nós. Mais, seria muito mais acessível, se tudo o que tivéssemos de fazer fosse segurá-lo, premir um botão e colocarmo-nos em cima do Wii Balance Board.

Miyamoto:

Acho que sim. Espero que isso aconteça.

Iwata:

E, ao possuir dois ecrãs, para além das formas de jogar que envolvem a conetividade de que há pouco falámos, existem infinitas possibilidades para ideias que podem mudar, por exemplo, os jogos extremamente estratégicos, como os jogos de desporto, em que as coisas podem andar para a frente e para trás, entre o ecrã nas nossas mãos e o ecrã do televisor, que está afastado de nós.

Iwata Asks
Miyamoto:

Sim, há muito para ser feito. Basicamente, os jogos são simulações, mas ficam demasiado realistas, se tentarmos levá-los longe de mais para fazer algo verdadeiro de mais. É por isso que, até agora, temos feito muita “jogabilidade falsa que parece real”.

Iwata:

Sim.

Miyamoto:

A razão para isso é que havia restrições que limitavam o que se podia fazer ao criar a simulação com um único ecrã e um comando. Não tínhamos outra escolha senão fazê-la dessa forma. Mas, agora, pode ser mais real ou “parecer mais realista”. Acho que podemos acrescentar mais realismo de formas diferentes, sem tornar a jogabilidade demasiado difícil. Hum... Rio-me de mim próprio quando falo nisto, mas o jogo de golfe... Eu não jogo golfe, por isso, quando a bola fica presa num terreno mais duro, não percebo realmente o quão difícil isso é! (risos) Mas, se eu puser isto no chão, vai mostrar imagens da bola coberta de areia , e fico com uma ideia do quão difícil é em terrenos difíceis.

Iwata:

Certo, e também podemos olhar para a bola, e depois olhar para o que está à nossa frente, e olhar novamente para a bola, e ver o que está à nossa frente outra vez. Podemos olhar para baixo e para a frente, à medida que damos a tacada. Nem com o Comando Remoto Wii, que podia ser manuseado como um taco de golfe, olhávamos para baixo. Pelo menos, até agora.

Miyamoto:

Torna-o mais realista, é muito bom.

Iwata:

Dessa forma, olha-se para baixo enquanto se joga. É tão divertido fazê-lo como observar alguém a fazê-lo. (risos)

Miyamoto:

Realmente, é. Também altera as coisas no basebol. Até agora, os jogos de basebol baseavam-se no controlo que se tinha dos atletas profissionais. Mas, agora, sentimos realmente que nós somos o jogador, o que dá uma sensação de envolvência com o jogo, de estarmos a defender o campo .

Iwata:

Assim. (Como se estivesse a utilizar uma luva de basebol.)

Miyamoto:

Sim, dá a sensação de estarmos a perseguir a bola. Podemos correr muito depressa para apanhar uma bola e sentir como se tivéssemos acabado de fazer a jogada do dia. Nesse sentido, podemos agora jogar com uma maior mentalidade de simulação.