5. Brain Training Vs. Devilish Brain Training

Iwata:

Já disse que gostava de ver jovens jogar Devilish Brain Training. Porquê? Com Brain Training, a ideia é a de que à medida que envelhecemos o cérebro enfraquece mas que podemos envelhecer de forma inteligente se estimularmos o cérebro regularmente.

Kawashima:

Bem, primeiro devo esclarecer quais são as diferenças entre o título anterior, Brain Training, e o novo, Devilish Brain Training. Brain Training tem como objetivo melhorar a velocidade de processamento da memória de trabalho do jogador11. Devilish Brain Training tem como objetivo aumentar a capacidade da memória de trabalho.

Quando somos jovens, a velocidade de processamento é muito rápida mas à medida que envelhecemos torna-se mais lenta. É por isso que é muito importante melhorar a velocidade de processamento das pessoas mais velhas. A velocidade de processamento dos jovens já é rápida e, apesar de a poderem aumentar ainda mais, há pouco espaço para melhorias.11 Nem todos os exercícios de Brain Training foram criados para melhorar a velocidade de processamento da memória de trabalho. Neste jogo, os exercícios que treinam a velocidade de processamento estão categorizados como suplementos ou “Training Supplements”, enquanto os outros exercícios estão incluídos na categoria Brain Training.

Iwata:

Compreendo.

Kawashima:

A capacidade da memória de trabalho também diminui com a idade, mas não há uma grande diferença entre pessoas novas e velhas. Diz-se muitas vezes na psicologia que, em média, nos conseguimos lembrar de sete itens ao mesmo tempo.

Iwata:

E esse argumento foi usado como explicação muitas vezes para os números de telefone terem sete dígitos, não é verdade?

Kawashima:

É verdade. Tanto as crianças e jovens como as pessoas entre os 60 e os 70 anos conseguem, em média, lembrar-se de sete itens ao mesmo tempo. As pessoas mais jovens conseguem lembrar-se habitualmente de sete, oito ou nove itens, e as pessoas mais velhas conseguem lembrar-se de sete, seis ou cinco – a diferença não é muita. Contudo, com treino este número pode aumentar imenso. Ao fazer exercícios “n-back”, uma pessoa normal só se lembra de dois problemas atrás, mas este número pode aumentar até dez vezes com treino.

Iwata Asks
Iwata:

Dez vezes?!

Kawashima:

Sim. Aumentar o número de coisas de que conseguimos lembrar-nos ao mesmo tempo abre uma série de possibilidades. Portanto, apesar de não haver habitualmente muita diferença na capacidade de memória entre jovens e adultos, esta capacidade pode ser aumentada e são os mais jovens que colhem os maiores benefícios.

Iwata:

Tendo em consideração que criou Devilish Brain Training parcialmente em seu benefício, Dr. Kawashima, pressuponho que tenha pena de não o ter descoberto quando era mais novo.

Kawashima:

E tenho. O potencial de melhorias é tão grande que tenho a certeza de que estaria num sítio diferente se tivesse usado este software quando era mais novo.

Iwata:

A memória de trabalho tem que ver com muito mais do que nos lembrarmos de um certo número de dígitos de um número de telefone, não é? A diferença entre as pessoas cuja memória de trabalho tem grande capacidade e é eficiente e as pessoas cuja memória de trabalho é mais pequena e menos eficiente não é apenas poderem reter mais informação em simultâneo. Há também diferenças em termos de tomar decisões por tentativa e erro e em termos de combinar as coisas eficazmente. Por esse motivo, independentemente dos conhecimentos que um indivíduo possa ter, a profundidade e a amplitude do que se pode pensar dentro de uma determinada janela de tempo é diferente para cada pessoa.

Kawashima:

É isso mesmo. Talvez os leitores desta entrevista compreendam melhor o conceito se imaginarem um computador.

Iwata:

Muito bem.

Kawashima:

Brain Training aumenta a frequência de relógio12, acelerando assim o processamento. Devilish Brain Training, por outro lado, aumenta a capacidade de memória RAM do computador13. Sem memória RAM suficiente, o computador não responde, mesmo que o CPU seja rápido. Simplesmente, torna-se impossível tratar toda a informação. Iwata-san, de certeza que já reparou que, ao jogar Devilish Brain Training, para de responder e que a sua memória interna se torna volátil.14 (risos)12 Frequência de relógio é a velocidade do processamento entre cada parte de um circuito num computador. Quanto maior a frequência do relógio, maior o poder de processamento do computador.13 Memória RAM ou “random access memory” é uma forma de armazenamento de dados usada por computadores.14 A memória que se torna volátil vaporiza-se e desaparece.

Iwata:

As tarefas “n-back” que mencionámos anteriormente estão incluídas no jogo sob o nome “Devilish Calculations” ou Cálculos Diabólicos.

Video: Devilish Calculations

Já disse que gostava de ver jovens jogar Devilish Brain Training. Porquê? Com Brain Training, a ideia é a de que à medida que envelhecemos o cérebro enfraquece mas que podemos envelhecer de forma inteligente se estimularmos o cérebro regularmente.
Responde-se aos problemas matemáticos pela ordem em que aparecem, mas a diferença é que a resposta que se tem de dar corresponde ao problema que apareceu há dois problemas atrás, ou há três, ou quatro, ou cinco. O jogador precisa de recordar os números. Se alguém o interromper neste processo, tem uma branca – e a partir do momento em que a memória começa a desfazer-se acaba por desaparecer num instante. Trata-se de um estado de concentração muito superior ao habitual no quotidiano, são cinco minutos muito intensos.

Iwata Asks
Kawashima:

Sim, tem toda a razão. Acho que foi a primeira vez na minha vida que tive consciência de a minha memória ser simplesmente apagada. Tem-se algo em mente, e de repente desaparece!

Iwata:

Na verdade, são várias as coisas que desaparecem de uma só vez, e não somos capazes de nos lembrarmos de nenhuma delas! (risos) É uma sensação inigualável.

Kawashima:

É tal e qual a memória volátil15 (risos) É como a memória RAM – não é possível guardar a informação para sempre. Mas com Devilish Brain Training é possível aumentar a capacidade da memória para que permaneça mais tempo.15 A memória volátil refere-se a um tipo de memória semicondutora, cujos conteúdos desaparecem quando a alimentação do computador é desligada.

Iwata:

Mesmo que o jogador tenha os números todos arrumadinhos na cabeça, assim que alguém começa a falar parece que as palavras são gravadas por cima dos números. Porque é que isto acontece? É por não haver espaço suficiente?

Kawashima:

Exatamente. Se o jogador tivesse muito espaço, poderia continuar a processar os números sem falhas, mesmo que alguém começasse a falar com ele. Os computadores antigos não conseguem fazer processamentos paralelos, um problema que desaparece assim que se põe mais RAM. Os nossos cérebros são como computadores antigos, mas depois de jogarmos Devilish Brain Training parece que o cérebro sofre um upgrade para um sistema operativo moderno!