4. A ambição do Dr. Kawashima

Iwata:

Ora bem, Dr. Kawashima… Os exercícios deste novo jogo são de facto muito desafiantes! (risos)

Kawashima:

Pois são! (risos) É por isso que o jogo tem “diabólico” no nome: Devilish Brain Training. Para dizer a verdade, fi-lo a pensar em mim...

Iwata:

A pensar em si?! (risos)

Kawashima:

Sabe, é que eu já tenho mais de 50 anos – tal como o Iwata – e quando tenho de lidar com estudantes universitários energéticos na casa dos 20, a minha cabeça não funciona tão bem quanto eu gostaria…

Iwata:

E esquece-se de coisas, é?

Kawashima:

Pois esqueço! (risos) Às vezes os alunos chamam-me à atenção e eu não gosto nada disso. Como doutor, quero ser o melhor e ter controlo total!

Iwata:

Quer mostrar-lhes quem manda ali – e ter a certeza de que ganha em caso de confronto!

Kawashima:

Exatamente. Se pensar honestamente sobre as vantagens dos meus alunos, diria que é a memória de trabalho. Sei bem que a memória de trabalho se deteriora com a idade, por isso encontrar uma forma de melhorá-la sem ninguém dar por isso...

Iwata:

Sabe que vamos lançar estes exercícios num jogo, não sabe?! (risos)

Kawashima:

Sim, mas nada me impede de não dizer às pessoas o que ando a fazer! (risos) Quero exercitar novamente a minha memória de trabalho para que o meu cérebro trabalhe tal e qual como quando era jovem. Tenho muitos mais conhecimentos agora do que na altura, por isso se puder processar esses conhecimentos melhor, serei invencível durante uns tempos. Pelo menos é essa a minha ambição! (risos)

Iwata Asks
Iwata:

(risos) Então apesar de querer que Devilish Brain Training contribua para a sociedade, também quer colher benefícios para si!

Kawashima:

Já que falamos em contribuir para a sociedade, gostaria de recomendar Devilish Brain Training aos jovens que estudam.

Iwata:

Bem, “memorizar” não é nada mais do que recuperar informações no momento certo depois de serem colocadas na memória de trabalho. A capacidade e o funcionamento da memória de trabalho determinam, assim, se uma pessoa tem jeito ou não para lembrar-se das coisas.

Kawashima:

Exatamente. Do mesmo modo, pode considerar-se que utilizar Devilish Brain Training para estudar para exames pode contribuir para obter melhores resultados. Quanto maior a capacidade da memória de trabalho, mais informação se tem “online”, por assim dizer, e mais precisas e exatas se tornam as decisões. Também o recomendo para as pessoas já inseridas no mercado de trabalho, uma vez que necessitam de tomar decisões rapidamente.

Iwata:

Foi refrescante ouvi-lo dizer que as pessoas devem jogar durante cinco minutos todos os dias e não passarem horas a treinar. Concluiu que estes exercícios não trazem necessariamente mais vantagens por os fazermos mais vezes, é isso?

Kawashima:

É isso mesmo. Testei os exercícios em alguns dos meus alunos. Um deles queria melhorar as funções cerebrais fazendo um treino intensivo durante um curto período de tempo – treinava de quatro a seis horas todos os dias.

Iwata:

Seis horas a fazer exercícios tão cansativos?!

Kawashima:

Pois. Eu nunca o conseguiria fazer, mas os estudantes do Laboratório Kawashima são resistentes. Também lhes era oferecido um salário, como se se tratasse de um trabalho a tempo parcial, o que deve ter ajudado ao nível da motivação! (risos)

Iwata:

(risos)

Kawashima:

Depois de cerca de cinco dias, medimos a atividade cerebral do aluno. O que nos impressionou foi o facto de a capacidade do córtex cerebral ter diminuído, quando a nossa expectativa era oposta. Os dados mostraram que o cérebro tinha emagrecido.

Iwata:

O que quer dizer com isso de o cérebro ter “emagrecido”?

Kawashima:

Bem, aqui está uma possível explicação: como disse anteriormente, a espessura do córtex cerebral atinge o seu máximo quando temos entre oito e dez anos de idade e vai ficando mais fina à medida que se vai desenvolvendo. Pode ter acontecido o mesmo neste caso. O cérebro pode ter-se tornado um órgão com um melhor funcionamento e com uma rede mais eficaz, mas com uma capacidade menor.

Iwata:

Compreendo.

Kawashima:

Mas penso que há aqui uma contradição… Agora estou a investigar porque é que sessões de jogo curtas durante um mês aumentam a capacidade do cérebro, enquanto as sessões longas durante um período curto a diminuem. Estou também a investigar a causa da alteração de maior para menor capacidade.No caso deste aluno, a região da área pré-frontal cuja capacidade tinha reduzido mais era a região responsável pela comunicação interpessoal. Os resultados da investigação demonstram que mais nem sempre é melhor.

Iwata:

Sentiu que havia uma boa possibilidade de as alterações causadas não serem positivas?

Kawashima:

Sim. Fazer exercícios durante seis horas por dia produz efeitos nas outras 18 horas. De certo modo, está a sacrificar-se o resto do dia. Por outras palavras, os resultados para mim significaram que o volume do cérebro reduziu porque a parte do cérebro correspondente à comunicação interpessoal não tinha sido utilizada.

Iwata:

Compreendo.

Kawashima:

Claro que ainda não temos uma explicação certa, por isso a nossa conclusão é que, até a causa ser esclarecida, é melhor não jogar muito tempo.77 Devilish Brain Training oferece oito tipos de exercícios para treinar a memória de trabalho. O software só permite jogar cada exercício durante cerca de cinco minutos por dia (um máximo de 40 minutos: 5 minutos × 8 tipos de exercício).

Iwata:

O que é que aprendeu desde que começou a focar-se na memória de trabalho?

Iwata Asks
Kawashima:

Bem, no início só compreendíamos a “entrada” e a “saída” da memória de trabalho. Falamos, portanto, de input e de output. Se praticarmos atividades tais como a leitura, a escrita e a aritmética (input) melhoramos várias capacidades (output). Depois concluímos que a prática da leitura, da escrita e da aritmética fazia a área pré-frontal trabalhar imenso – por outras palavras, descobrimos uma das funções da parte da “entrada” do cérebro. Mais tarde, à medida que investigávamos porque é que isso acontece, concluímos que melhorar a velocidade de processamento do cérebro tem outros efeitos, e por isso é que o título anterior de Brain Training se centrava na melhoria da velocidade de processamento.

Iwata:

É por isso que o exercício “

Video: Calculations × 20

Ora bem, Dr. Kawashima… Os exercícios deste novo jogo são de facto muito desafiantes!
Calculations × 20 8 tem tempo limite, não é?8 “Calculations × 20” é um dos exercícios do título Brain Training: How Old is Your Brain? O jogador tem de inserir as respostas de problemas aritméticos simples que vão surgindo sucessivamente e tentar responder a 20 problemas o mais depressa possível. Este exercício também está incluído em Devilish Brain Training na secção “Training Supplements”.

Kawashima:

É verdade. Contudo, uma boa memória de trabalho pressupõe não só velocidade como também capacidade. A parte do cérebro que funciona a grande velocidade ao praticar a leitura, a escrita e a aritmética só utiliza a capacidade já existente da memória de trabalho. Estamos a descobrir que para melhorar várias funções cerebrais é mais eficaz aumentar a capacidade da memória de trabalho do que a sua velocidade.

Iwata:

Compreendo.

Kawashima:

Quanto às experiências para aumentar a capacidade da memória de trabalho, levámos a cabo um treino psicológico com exercícios “n-back”9 e “span”10 – ambos incluídos em Devilish Brain Training. Os resultados demonstraram que várias funções cerebrais melhoraram, tal como melhoram quando se pratica a leitura, a escrita e a aritmética.9 Nos exercícios “n-back” o jogador tem de responder a um problema que foi apresentado N vezes antes, em vez de responder ao problema apresentado no momento. “1-back” pede ao jogador que dê a resposta do problema anterior, “2-back” pede ao jogador que dê a resposta do problema apresentado no antepenúltimo problema, e por aí fora.10 Nos exercícios “span” o jogador observa nove símbolos numa grelha de 3 × 3 aparecerem e desaparecerem ao acaso, um a um. O jogador tem de tentar lembrar-se da ordem pela qual os símbolos apareceram.

Iwata:

Parece que a profundidade e a amplitude da sua capacidade de responder à questão “o que é que acontece quando se joga Brain Training?” aumentaram, Dr. Kawashima.

Kawashima:

Sim, sim, é completamente diferente em relação há uns tempos atrás. Agora já percebo porque é que a “entrada” e a “saída” estão ligados. A continuação deste processo de experiência irá dar-me um maior entendimento da questão.