5. Poupar memória

Iwata:

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no

Video: Ground Theme

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
Ground Theme . Como surgiu esse tema?

Kondo:

Já andava a jogar o jogo desde as fases experimentais. Lembro-me que causou um grande impacto quando vi o protótipo de Super Mario Bros. pela primeira vez e a personagem jogável a mover-se nele era maior do que qualquer outra que tinha visto antes.

Iwata:

Mario quando se torna Super Mario.

Kondo:

Na verdade, o Mario de tamanho normal não existia no primeiro protótipo.

Iwata:

Certo. Ter uma personagem jogável grande foi um tema em que a equipa se concentrou quando começaste as experiências. Começaste a trabalhar no som numa fase bastante inicial?

Kondo:

Sim.

Iwata:

Muitas vezes, durante os primeiros tempos da Famicom, só te pediam para colocares o som cerca de um mês após a conclusão.

Kondo:

Certo.

Iwata:

Mas não foi assim para Super Mario Bros..

Miyamoto:

Se colocássemos o som mais tarde, o CPU não seria capaz de processar todos os dados devidamente, o que poderia constituir um problema. Então decidimos integrar som no protótipo, mesmo que fosse temporário.

Iwata:

Oh, certo. Usas o CPU para criar som, então quando colocavas som nessa altura, por vezes o CPU, que mal se aguentava, não conseguiria funcionar mais. Super Mario Bros. foi uma grande culminação de jogos anteriores, por isso tinhas de estar bem preparado quando se tratava do som.

Miyamoto:

Foi assim que tratámos do som.

Kondo:

Por isso comecei a trabalhar na música mas a primeira música que terminei não foi a Ground Theme.

Iwata:

(a ler as especificações) As notas para a Ground Theme dizem: "Above ground, Western-sounding, percussion and a sound like a whip." Isso não se assemelha nada à canção verdadeira! (risos)

Todos:

(risos)

Iwata:

Mas diz também para tornar a superfície divertida, o que é correto. E diz que a música deveria ser um pouco mais sinistra e ter sons de “bolhas” debaixo de água.

Kondo:

Foi fácil imaginar o que a

Video: Underwater Theme

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
Underwater Theme deveria ser. Isso foi fácil de fazer, por isso foi a primeira música que terminei. Depois fiz a Ground Theme, e tal como disse na sessão de "Iwata Pergunta" sobre Super Mario All-Stars, a primeira versão que fiz não resultou muito bem.

Iwata:

A primeira versão que fizeste era fácil por isso livraste-te dela.

Kondo:

Certo. Tentei igualá-la ao céu azul e às folhagens no fundo, mas não correspondia ao ritmo dos saltos e correrias de Mario, por isso as pessoas diziam que havia ali qualquer coisa mal.

Iwata Asks
Iwata:

Ao início, fizeste com que a música fosse igual ao aspeto do jogo.

Kondo:

Pois foi. Depois, quando joguei mesmo o protótipo, criei a música atual.

Miyamoto:

Eu disse que algo não estava bem na primeira música, mas decidimo-nos imediatamente pela seguinte.

Kondo:

Certo.

Miyamoto:

Foi perfeito.

Iwata:

Depois de teres feito a segunda versão, fizeste grandes alterações?

Kondo:

Não. Ficou tal como estava.

Iwata:

Talvez poder jogar o protótipo numa fase tão inicial tenha sido um fator que levou a essa música.

Kondo:

Penso que sim. Aprendi a importância de poder jogar mesmo o jogo e fazer música de acordo com o seu ritmo.

Miyamoto:

Achei que a Ground Theme era boa, mas a

Video: Underground Theme

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
Underground Theme era ainda mais adequada! Fê-la com efeitos sonoros, mas soava a música. Achei que era bom poder trabalhar com alguém especializado em música. Eu estava mesmo feliz com ela.

Iwata Asks
Kondo:

Hmm

Iwata:

Sim?

Kondo:

Não me lembro de Miyamoto-san me ter elogiado na altura, por isso sinto que essa foi a primeira vez que aconteceu. Estou tão feliz. (risos)

Todos:

(risos)

Iwata:

Vinte e cinco anos depois, ele elogiou-te. (risos) Miyamoto-san, acho que, se calhar, devias elogiá-lo um pouco mais. (risos)

Miyamoto:

Bem, não se saiu mal. (risos) Mas, na verdade, elogiei-te há pouco tempo. Disse que a

Video: Athletic Theme

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
Athletic Theme de Super Mario World 2: Yoshi's Island 14 era boa. 14 Super Mario World 2: Yoshi's Island: Um jogo de ação lançado para a Super Famicom em agosto de 1995 no Japão.

Kondo:

Sim. (risos)

Iwata:

(risos) Por isso não foi a primeira vez em 25 anos.

Miyamoto:

Na semana passada elogiei-o duas vezes!

Todos:

(risos)

Iwata:

Também gostaria de vos perguntar sobre os efeitos sonoros. Acertaram imediatamente no som para Mario ficar maior?

Kondo:

Não, também andei a apalpar terreno. Não é um som que consigas determinar só ao pensares nele.

Iwata:

Nunca ouvi som assim, é um som diferente que te fica na cabeça.

Iwata Asks
Kondo:

Sim.

Miyamoto:

Demos-te exemplos do tipo de som que deverias fazer?

Kondo:

Acho que não me deste instruções nenhumas desse género.

Miyamoto:

Sugerimos alguma coisa como (subindo uma nota na escala) ♪dumm...dumm...dumm...dumm, ou um toque de trombetas como ♪dum-da-da-dummm?

Kondo:

Não, não. (risos) Acho que só me disseste para fazer um efeito sonoro para quando Mario ficasse maior.

Miyamoto:

Logo vi.

Todos:

(risos)

Kondo:

Video: O Mario pisca quando cresce

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
O Mario pisca quando cresce por isso fiz um efeito sonoro a condizer. E para poupar memória, precisava de usar o mesmo em várias situações. Então, por exemplo, usei o mesmo som para quando fica pequeno e para quando entra em canos .

Miyamoto:

Quando entra em canos, faz “chung-chung-chung”. Aposto que não tinhas reparado que eram o mesmo.

Iwata:

Oh, parece que sim.

Kondo:

E os

Video: sons “bwip!” quando pisa inimigos e quando nada são

Kondo-san, o que procuraste fazer quando começaste a fazer a música para Super Mario Bros.? Quando se trata de Super Mario Bros., muita gente pensa no Ground Theme . Como surgiu esse tema?
sons “bwip!” quando pisa inimigos e quando nada são os mesmos.

Iwata:

Pareciam diferentes na minha cabeça, mas pelos vistos são os mesmos!

Kondo:

Isso foi tudo para poupar memória.

Miyamoto:

Graças a isso, eu ficava todo entusiasmado e dizia: "Agora posso incluir mais três blocos!" (risos)