4. Quero trabalhar na Nintendo!

Iwata:

Yoshida-san, o que te fez querer desenvolver videojogos?

Yoshida:

Mencionei há pouco que costumava entrar no quarto do meu irmão às escondidas para ir jogar. Também tenho um irmão mais novo e jogava muito com ele o

Video: jogo de lutas para duas pessoas de Mario Bros.

Yoshida-san, o que te fez querer desenvolver videojogos?
jogo de lutas para duas pessoas de Mario Bros. 15 Quando lutava contra ele, perdia sempre. Ele era muito melhor do que eu a videojogos. 15Mario Bros.: Um jogo de ação que apareceu nos salões de jogos em1983 e foi lançado mais tarde em setembro do mesmo ano para a Famicom no Japão.

Iwata:

Mas, normalmente, os irmãos mais novos não conseguem vencer os irmãos mais velhos. Quando és pequeno, uma pequena diferença de idades pode significar muito.

Yoshida:

Isso costuma ser verdade, mas as aulas do meu irmão mais novo acabavam mais cedo do que as minhas, então ele chegava a casa mais cedo e enfiava-se no quarto do nosso irmão mais velho a jogar.

Todos:

(risos)

Iwata:

Então quando ias às escondidas para o quarto do teu irmão, o teu irmão mais novo já tinha praticado muito? (risos)

Yoshida:

Sim. Ele vencia-me sempre. Depois, quando o nosso irmão mais velho chegava a casa, gritava para nós sairmos do quarto. (risos)

Iwata:

(risos)

Yoshida:

Mesmo que quisesse vencer o meu irmãozito, não conseguia, então pensei que se fizesse um videojogo, podia fazer níveis difíceis que ele não conseguiria terminar.

Iwata:

Essa é uma forma interessante de pensar! (risos)

Yoshida:

Embora fosse ainda uma criança, comecei a inventar um monte de coisas e a comprar papel quadriculado para desenhar níveis de jogos e mapas de RPG. Depois, quando o RPG Maker16 saiu, comprei-o e tentei fazer o meu próprio vidoejogo. 16RPG Maker: Software lançado para a ENTERBRAIN, INC. que permite aos utilizadores criarem os seus RPG. Muitas versões já foram lançadas para a série, incluindo edições para computadores pessoais, a Super Famicom, a Nintendo DS e outros dispositivos.

Iwata:

Querias fazer o teu próprio jogo para poderes finalmente vencer o teu irmão?

Yoshida:

Sim. Mas ele não queria jogá-lo...mesmo tendo-o feito só para ele!

Iwata Asks
Iwata:

Que pena. (risos)

Yoshida:

Então dei-o a um amigo e disse-lhe que tinha trabalhado afincadamente naquilo e que queria que ele o jogasse. Fiquei muito feliz quando, mais tarde, esse meu amigo me disse que era fantástico.

Iwata:

Jogar videojogos é, claro, divertido, mas quando despertas para o prazer de os fazer, é um prazer bastante diferente do que o que sentes quando estás a jogar.

Yoshida:

Sim. Os meus olhos estavam realmente abertos para isso. Enquanto jogava, olhava para o meu amigo e pensava: “Ah, tal como eu pensava, ele não consegue avançar a partir daqui...“

Iwata:

(risos) E essa emoção fez-te querer desenvolver jogos?

Yoshida:

Sim. Isso foi verdade, claro, mas tive outra grande fonte de inspiração. A escola primária em que andava tinha uma sala de informática, e havia aulas em que aprendias a criar os teus próprios programas para apresentar imagens. Pela primeira vez, vi num ecrã algo que tinha programado eu mesmo e pensei que seria capaz de fazer um videojogo. Só andava na quarta classe mas já tinha intenções de criar videojogos.

Iwata:

Matsuura-san, o que te fez querer desenvolver videojogos?

Matsuura:

Quando entrei para o liceu, recebi o Super Mario 64, e isso era mesmo divertido pelo que pensei: “Quero trabalhar na Nintendo!” Para Yoshida-san, esse momento deu-se na quarta classe, portanto...

Iwata:

Há sempre alguém que se antecipa a ti. (risos)

Matsuura:

Sim, estava a ficar para trás. (risos) Era bom a Japonês mas não a Matemática. Todavia, dediquei-me à matemática e a cursos de ciências, e no meu segundo ano de liceu, decidi que queria ser um programador. Mas como andava ainda na escola, ser programador era o único trabalho de que me lembrava que me permitiria trabalhar com videojogos. Não sabia que havia designers. Pensava que os programadores faziam tudo.

Yoshida:

Oh, também pensei que sim.

Iwata:

Bem, no passado distante era assim! (risos)

Matsuura:

Estudei para me tornar um programador e cheguei até à Nintendo, mas, tal como Amano-san, primeiro trabalhei no Mario Club na deteção de bugs. Tinha conhecimentos de programação pelo que sabia mais ou menos onde era mais provável que os bugs ocorressem e achei que era um trabalho adequado para mim.

Iwata Asks
Iwata:

Sabes os princípios por detrás do jogo, por isso é fácil de imaginar.

Matsuura:

Sim. Por exemplo, perguntei-me o que aconteceria se jogasses todos os níveis com Mini Mario, o Mario mesmo pequeno. Quando o fiz, havia este percurso em que cogumelos grandes estão alinhados, e embora não haja espaço entre eles, quando estava a atravessá-lo, caí no meio deles!

Iwata:

Escorregavas porque eras tão pequeno.

Matsuura:

Certo. Enquanto o fazia, pensei que talvez pudesse fazer

Video: Hint Movies usando o Mini Mario

Yoshida-san, o que te fez querer desenvolver videojogos?
Hint Movies usando o Mini Mario para níveis nos quais normalmente não o usarias. No fim, oito dos 65 Hint Movies no New Super Mario Bros. Wii envolvem Mini Mario.

Iwata:

Tal como Amano-san gravou vídeos de Super Skills há sete anos, agora fizeste-o tu.

Matsuura:

Sim. Os que jogaram mesmo foram os detetores de bugs, mas disseram-me para me certificar de que eles chegariam ao centro dos canos e não saltariam mais do que o necessário. Para além disso, disseram-me que quando duas moedas estão a pairar juntas, tens de obter as duas ou nem sequer vale a pena tentar.

Iwata:

(risos)

Matsuura:

Não podíamos deixar essa moeda!

Iwata:

Percebo. Não teria bom aspeto.

Amano:

Certo. Um Hint Movie tem de ter bom aspeto. Os Hint Movies têm geralmente bom aspeto, mas os vídeos de Super Skills têm de ser perfeitos!

Nishimura:

Estava sentada perto do Asuke-san e do Amano-san, e lembro-me de como eles os dois olhavam para o ecrã e diziam: “Oh, estiveste perto mas não conseguiste!” e “Foi quase quase!” (risos)

Matsuura:

Era do género “Ainda não serve...“ e gravava Hint Movies vezes sem conta com os testers. Então fui eu quem chorou dessa vez! Porque Asuke-san e Amano-san me obrigaram!

Todos:

(risos)

Iwata:

A história repete-se. (risos)

Matsuura:

Parece que sim! (risos)