2. És tão pessimista!

Itoi:

Quando Iwata-san visitou o meu local de trabalho para uma entrevista que seria publicada no meu site chamado Hobo Nikkan Itoi Shinbun, falou-me da tua teoria de que uma ideia é “algo que resolve múltiplos problemas de uma só vez.”

Miyamoto:

Oh, é verdade.

Itoi:

Acho que isso o coloca perfeitamente em palavras. É uma ideia útil, por isso agrada aos que a ouvem e tu próprio deves ter ficado contente por teres conseguido arranjar finalmente palavras. Mas suponho que tenha sido mesmo Iwata-san, em vez de tu próprio, a pegar na tua teoria, a lembrar-se dela e a espalhá-la.

Miyamoto:

Sim, é verdade. (risos)

Itoi:

Devias ter feito isso tu próprio! (risos) Mas mostra que podes mesmo passar uma ideia para palavras.

Miyamoto:

Sim. Hmm, isto poderá soar um pouco estranho, mas quando Iwata-san disse a todos o que eu referi acerca de uma ideia resolver múltiplos problemas simultaneamente, comecei a pensar nisso pela primeira vez e disse para comigo “Ah, sim, é verdade.”

Itoi:

(risos)

Miyamoto:

E fiquei a pensar noutras coisas, como a consciência dos problemas. Penso que as ideias vêm em conjunto com problemas e obstáculos.

Itoi:

Uh-huh…

Miyamoto:

Por exemplo, se estiver numa reunião com cerca de cinco pessoas e disser “É isto que devemos fazer”, cerca de duas pessoas dirão “OK, está decidido” mas as outras três dirão “Huuuh?!” E os dois que concordam são sempre os mesmos: Tezuka-san2 e Nakago-san.3 2 Takashi Tezuka: Criou Super Mario Bros. juntamente com Shigeru Miyamoto. Desde aí, participou no desenvolvimento de jogos da série Super Mario, Yoshi e Animal Crossing. Ele é o Director Geral do Departamento de Desenvolvimento de Software do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento da Nintendo. 3 Toshihiko Nakago: Criou Super Mario Bros. juntamente com Shigeru Miyamoto. Ele é o presidente da SRD Co., Ltd.

Itoi:

Oh. (risos)

Miyamoto:

Para poder explicar porque concordamos sempre, seria fácil dizer que simplesmente nos damos bem, mas, na verdade, acho que é por termos a mesma consciência dos problemas.

Itoi:

Uh-huh…

Miyamoto:

Vemos os problemas da mesma forma, por isso percebemos imediatamente onde reside a resposta. As pessoas que têm uma consciência diferente do problema, ou que nem consciência têm, não fazem a mínima ideia da resposta.

Itoi:

Estou a ver.

Miyamoto:

Pensei muito no assunto até esse ponto, e depois comecei gradualmente a expandir a partir daí. Mesmo agora, estou a ponderá-lo.

Itoi:

Muito bem!

Miyamoto:

Importas-te que continue a falar sobre isso?

Itoi:

Não, por quem sois.

Miyamoto:

Tendia a pensar em Yokoi-san4 como o meu mestre. Uma vez, quando estava numa reunião com ele, ele disse-me que eu era bastante pessimista e isso chocou-me imenso. 4 Gunpei Yokoi (1941-1997): Ainda na Nintendo, desempenhou um papel fulcral no desenvolvimento de produtos como os jogos electrónicos portáteis Game & Watch, a consola portátil Game Boy, R.O.B. (Robotic Operating Buddy), e o jogo Dr. Mario.

Itoi:

Wow…

Miyamoto:

Mas quando disse isso, apercebi-me de que Yokoi-san era bastante optimista.

Itoi:

Uh-huh.

Miyamoto:

Mas eu não era pessimista propositadamente. Pensei no que ele queria dizer e apercebi-me de que quando penso em alguma coisa, tenho a tendência para primeiro esboçar uma lista do que não pode ser feito. Por exemplo, quando se trata do que se pode ou não fazer com a NES, era realmente importante para mim saber muito sobre o que não se pode fazer.

Itoi:

Isso é interessante. (risos)

Miyamoto:

Então, quando penso em algo, faço uma lista de tudo o que não funcionará. Se existir uma ideia segundo a qual fazer uma coisa implica o não funcionamento de outra, concentro-me no que não dará resultado. Certamente, isso é ser pessimista. Então, o que é melhor: ser pessimista ou optimista? Bem, ambos são importantes e devem coexistir. Quem vê apenas os aspectos positivos é um optimista cego.

Iwata Asks
Itoi:

Tens razão.

Miyamoto:

E embora seja importante conhecer os pontos negativos, alguém que só os vê é um puro pessimista.

Itoi:

Uh-huh. Alguém com uma atitude positiva é demasiado optimista e alguém com uma atitude negativa é demasiado pessimista.

Miyamoto:

Certo. Por isso acho que, talvez, a melhor atitude a tomar seja a positiva na hora de dizer “Vamos a isso!” e de começar a dar no duro.

Itoi:

Concordo. Quando Yokoi-san disse que eras pessimista, estava a falar na pele de alguém com responsabilidade na produção ou de alguém muito próximo dessa posição.

Miyamoto:

Sim, é verdade.

Itoi:

Assim, para exagerar, a pessoa negativa não se importa de olhar apenas para a qualidade mesmo que o produto não fique terminado. Mas quando, de alguma forma, deve ser terminado, se apenas te queixares e não fizeres nada, não conseguirás dormir descansado nessa noite.

Miyamoto:

Pois.

Itoi:

Porque deves terminá-lo mais cedo ou mais tarde. Ao fim e ao cabo, tens de poder dizer que este produto é suficientemente bom, por isso não podes perpetuar essa atitude negativa.

Miyamoto:

É isso mesmo.

Itoi:

Mas ambas as atitudes são necessárias.

Miyamoto:

É a diferença entre as pessoas que têm como derradeiro objectivo chegar à saída e as pessoas que tentam encontrar o caminho mais optimista até lá.

Itoi:

Certo. Manter uma atitude positiva na altura de começar a trabalhar a sério deveria ser a tarefa da pessoa responsável por este projecto.

Miyamoto:

Sim, exactamente. É isso.

Itoi:

(risos)