Dicas gerais para o jogo

Aplica-se a: Wii


Combinando três enormes aventuras Metroid Prime num só disco, Metroid Prime Trilogy é uma fantástica aventura pelo espaço que oferece desafios a cada esquina.

Com tanto para cobrir em Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes e Metroid Prime 3: Corruption, é possível que te sintas um pouco perdido no espaço. Se é este o caso, lê as nossas dicas que te oferecerão conselhos gerais para sobreviver, além de revelarem alguns segredos que te poderão ter escapado.

Estás aqui
O arsenal de Samus é, sem dúvida, impressionante, especialmente porque se expande por todo o jogo para se tornar cada vez mais versátil. Contudo, deves ter cuidado para não negligenciares as ferramentas fundamentais do ofício.

Após teres atravessado um vasto planeta, apanhado um elevador até ao seu centro e depois teres andado por uma série de corredores estreitos, existirão decerto momentos em que te perguntarás a ti mesmo “Onde estou?” Felizmente, é fácil descobrir. Ao aceder ao ecrã do mapa, poderás ver onde estiveste, onde estás e até talvez onde deves ir a seguir. É um princípio fundamental mas muitas vezes esquecido o de que quando se trata de salvar o universo...usa o teu mapa!

Mais do que está à vista
Enquanto Samus desfruta de uma quantidade de upgrades para a sua armadura no decurso dos três jogos Metroid Prime, existe uma ferramenta que está presente no início de cada aventura. O Scan Visor, tal como o ecrã do mapa, pode por vezes ser negligenciado e visto como um luxo desnecessário para os que têm tempo de ver as paisagens intergalácticas.

Mas ficas desde já avisado de que as utilizações do Scan Visor têm um longo alcance e costumam ser certeiras. Para começar, passar a pente fino 100% do teu ambiente numa das três aventuras Prime levar-te-á a uma sequência final muito especial no fim de cada jogo individual. Além disso, reunir informação do mundo que te rodeia ajudar-te-á a perceber o que vai acontecendo e oferece pistas para o que está à espreita. Quem já tiver usado o Scan Visor para tentar obter alguma informação ao avançar lentamente para o seu primeiro encontro Metroids em Metroid Prime confirmará o facto de que ter uma ideia do terror à espreita serviu apenas para elevar a tensão.

Se ainda não estás convencido de que este exame vale a pena, tem em conta que utilizar o Scan Visor em determinados inimigos oferecerá informação valiosa sobre como os podes derrotar. No mínimo, o Scan Visor deverá ser sempre a primeira arma que usas quando entras nas muitas batalhas de bosses de Metroid Prime Trilogy. E não te esqueças de que em algumas ocasiões, a única forma de avançar é usar o Scan Visor e revelar partes integrais das tuas redondezas que estão escondidas.

Upgrades facilitados
É sempre um alívio quando te deparas com um Energy Tank ou uma Missile Expansion nas tuas viagens pelo descomunal mundo de Metroid Prime. Mas sabias que em Metroid Prime 3: Corruption, existe uma forma conveniente de ver onde estes preciosos upgrades estão situados?

Só precisas de fazer uma visita ao Chozo Observatory na Skytown e disparar o sistema de satélite alojado nele. Depois de atingires um interruptor para devolver a vida ao antiquado equipamento, deves ativar as várias bomb slots em torno do observatório para colocares tudo em funcionamento. Algumas das bomb slots podem ser ativadas apenas depois de teres apanhado a Spider Ball, mas quando completares a tarefa podes esperar ver novos ícones a aparecer no mapa para mostrar o local de todos os upgrades disponíveis no jogo.

Luzes da vida
Já te perguntaste o que as quatro luzes no topo do visor de Samus representam quando estás a jogar Metroid Prime Trilogy? Será que a tua missão de salvar a situação acabará quando as luzes se apagarem? Bem, não, mas terás de fazer uma breve pausa. As quatro barras horizontais representam a vida restante das pilhas do teu Comando Wii!

Mensagens secretas
Enquanto passas algum tempo de qualidade sozinho na tua nave em Metroid Prime 3: Corruption, porque não contactas alguns amigos famosos? Abrir o terminal do computador de Samus revelará oito símbolos que podem não significar nada para um leigo, mas que contêm alguns segredos. Olha para os símbolos da esquerda para a direita e imagina que representam os números de um a oito.

Agora basta introduzires o equivalente da sequência numérica 8,3,5,4 para ouvires uma mensagem pessoal do lendário criador de Mario, Shigeru Miyamoto! Os números 2,7,5,1 também te valerão uma mensagem – desta vez do presidente da Nintendo Satoru Iwata.

Em seguida, poderás tentar introduzir o equivalente da sequência numérica 4,6,1,7 para ouvires uma mensagem do mestre de Metroid  Yoshio Sakamoto, diretor do Metroid de 1986 Metroid para a NES. E para ouvires a música do compositor para Metroid Kenji Yamamoto insere 3,6,4,8. Mas não fiques surpreendido se não conseguires perceber as mensagens...é que estão todas em japonês.