• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Bem-vindo à Assistência da Nintendo!

    Obtém assistência para os teus produtos e serviços Nintendo.

    Como sei se um jogo é adequado para as capacidades do meu filho?

    Aconselhamo-lo a jogar videojogos com o seu filho. Veja que títulos o seu filho está a jogar e fale, sempre que possível, com ele e com outras pessoas sobre os jogos. Há sempre algo a aprender sobre os títulos que os seus filhos estão a jogar e sobre os que gostariam de jogar.

    Note que as classificações etárias atribuídas aos jogos não consideram o nível de experiência; avaliam somente os conteúdos dos jogos e se são apropriados para determinados grupos etários.

    É importante realçar que, com sete ou oito anos de idade, a maioria das crianças possui o nível de leitura, a capacidade de resolver problemas e a coordenação (ou nível de capacidades) suficientes para jogar praticamente qualquer jogo. Após esta idade, só precisa de determinar o tipo de jogos de que o seu filho gosta e quais os conteúdos mais apropriados para eles.

    No caso de crianças com menos de sete ou oito anos de idade, observe com atenção o nível de leitura, a capacidade de resolver problemas e a coordenação que apresentam. Isto deverá ajudá-lo a determinar o melhor jogo a comprar.

    Qual é o nível de leitura da criança?

    CI7_ParentsSection_Suitability_SkillLevel_MarioWorldGolfTour.png

    Se o seu filho não consegue ler frases ou palavras mais complexas, poderá querer evitar os chamados Role Playing Games (RPG), jogos de estratégia e de aventura. Normalmente, estes jogos possuem uma grande quantidade de textos pois as personagens do jogo conversam com o jogador. Dado que estes textos, normalmente, dizem ao jogador como ultrapassar os desafios, as crianças que não consigam ler os textos irão ter problemas em avançar no jogo. Os jogos de ação e desporto são os géneros melhores para crianças que estejam numa fase inicial de leitura.


    Qual é o nível de capacidade de resolver problemas da criança?

    CI7_ParentsSection_Games_GamesForAllOccasions_Layton.png

    Quando o seu filho recebe um puzzle para resolver, tem tendência para desistir rapidamente ou continua a jogar? Os jogadores que gostam de desafios mentais têm tendência a gostar de jogos como puzzles, aventura, RPG e alguns jogos de ação. Poderá ser, contudo, necessário um maior nível de leitura para alguns destes – especialmente jogos de aventura com muito texto. Procure o jogo no nosso site para mais informações ou alugue o jogo antes de o comprar para ver se a criança o percebe e se gosta dele. A maioria dos jogos lançados em Portugal contém texto apenas em inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. Confirme os idiomas disponíveis num jogo na sua página dedicada, que encontra na secção Jogos.


    Qual é o nível de coordenação mãos-olhos do jogador?

    CI7_ParentsSection_Suitability_SkillLevel_MarioKart7.png

    O seu filho gosta de trabalhar com as mãos? Tem tendência para ser bem sucedido em atividades que exigem boas capacidades motoras, como colorir ou escrever? Quanto melhor for a coordenação de uma criança, mais gostará de jogos de ação, desporto ou corridas de carros. Estes jogos podem, de facto, ajudar o desenvolvimento destas capacidades e, normalmente, possuem vários níveis de dificuldade que se adequam ao nível de capacidades de cada jogador. Se o seu filho estiver ainda a desenvolver estas capacidades, poderá ser melhor começar por jogos pedagógicos vocacionados para as crianças mais pequenas.