Ocupações & Skill Points

Aplica-se a: Nintendo DS


Achas as Skills, os Skill Points, as Abilities e as ocupações confusas? Continua a ler pois a ajuda pela qual andavas a rezar está aqui mesmo...

Ocupação? O que quer isto dizer?

Numa descrição bastante básica, é um trabalho que a personagem faz: não vai ser importante nos níveis iniciais do jogo, enquanto estiveres a vaguear sozinho e a matar alguns adversários mas, muito rapidamente, vais começar a perceber que ter um número elevado de ocupações é uma bênção. A Quester’s Rest Inn em Stornway (onde podes criar companheiros do zero ou recrutar personagens pré-criadas) será o teu primeiro encontro com o sistema das ocupações, que inclui as categorias Minstrel (Trovador), Mage (Mago), Priest (Padre), Guerreiro (Guerreiro), Martial Artist (Artista Marcial) e Thief (Ladrão), para começar - no entanto, haverá mais ocupações disponíveis no decurso das tuas incríveis aventuras.

A ocupação pode fazer toda a diferença para uma personagem: determina os Spells, as Abilities e os Traits que podem aprender, e a armadura, as armas ou o equipamento de que se podem munir. Os Warriors não se podem munir de varinhas, tal como fazem os Priests e os Mages, enquanto os Minstrels e os Martial Artists são ocupações que te permitem utilizar leques em combate. Os Martial Artists ou Thieves jamais se aproximariam de um escudo e não é sequer possível cruzares-te com um Mage que envergue uma armadura pesada ou uma espada enorme. É fácil perceber que ocupação pode utilizar um determinado tipo de equipamento a partir dos ícones no menu e, por isso, pensa na tua equipa quando estiveres a fazer compras.

Então, as ocupações vêm com atributos…O que é que estes me dizem?

A ocupação de uma personagem também decide os níveis iniciais de algumas estatísticas que determinam quão boa a tua personagem é em determinada área e em que áreas recebe bónus quando subir de nível. Dá uma vista de olhos ao ecrã “Attributes”, que podes encontrar no menu, e verás números ao lado de indicações tais como Strength, Agility, Max. HP, etc. – quanto mais alto for o número, melhor será a tua personagem em determinada área, ou mais pontos terá antes de ficar sem eles. Por exemplo, os Warriors começam com níveis elevados de Strength e Resilience, enquanto os Mages têm, comparativamente, níveis mais baixos à mão nestas áreas, mas, claro está, existe uma contrapartida: os Warriors não têm acesso à gigantesca Magical Might ou Max MP que os Mages possuem. Quando as personagens se tornam mais fortes, recebem bónus sob a forma dos Attributes que são mais relevantes para a sua ocupação.

A tua personagem começa como Minstrel, uma personagem equilibrada que é capaz de fazer um pouco de tudo mas que não é especialmente boa em nada em particular. Isso mudará em breve…

Subi de nível e preciso de “Allocate Skill Points" (Atribuir Skill Points). O que devo fazer?

À medida que a tua personagem for subindo de nível irás receber Skill Points que podes atribuir a diferentes áreas – e cada ocupação tem o seu próprio conjunto especializado de habilidades que podem ser melhoradas. Quando ganhares Skill Points, ser-te-á apresentada uma lista que mostra as áreas a que podes atribuir pontos de acordo com a tua ocupação atual, mas também podes ter acesso a esta lista sempre que quiseres em “Allocate Skill Points” na secção Misc. do menu.

A maioria das habilidades está relacionada com armas (espada, escudo, leque, etc.) mas a última é sempre uma habilidade específica de uma determinada ocupação, tais como Faith (fé) para um Priest ou Spellcraft (feitiçaria) para um Mage. Atribuir Skill Points às diferentes áreas permite-te aprender novas Abilities ou dar bónus aos Attributes da tua personagem, que se chamam Traits.

Quando atribuíres Skill Points, há alguns elementos que deves ter em consideração para poderes retirar o máximo possível das tuas personagens:

  • Sentir-te-ás tentado a pôr um bocadinho aqui e um bocadinho ali, no entanto, a melhor aposta consiste em concentrares-te num aspeto em que queiras que a tua personagem seja realmente boa – mais tarde, haverá bastante tempo (e pontos) para te dedicares a outras Abilities. Não distribuas os pontos de forma muito dispersa – quantos mais colocares, mais retirarás daí.
  • Quaisquer Abilities ou Traits que ganhares através da atribuição de pontos a uma Weapon Skill só passarão a ter efeito quando estiveres a utilizar essa arma, e é possível que nem sempre a consigas utilizar, a não ser que atribuas 100 Skill Points para atingires o nível de utilização "Omnivocational".
  • Os Traits (tais como Natural Max MP+20, Natural Strength+20) que ganhas quando atribuis Skill Points a uma habilidade específica de uma determinada ocupação tornar-se-ão, a partir desse momento, Attribute Bonuses permanentes para a tua personagem, melhorando, desta forma, quaisquer Attributes básicos dessa ocupação. Assim, por exemplo, se atribuíres 18 Skill Points à Ability de Spellcraft específica da ocupação do teu Mage, a tua personagem irá ganhar o Trait Natural Max MP+20. Caso queiras tornar o teu Mage num Priest, a tua personagem pode manter este Trait, além do bónus adicional de 20 MP!
  • As Abilities ganhas através da atribuição de Skill Points ficam permanentemente desbloqueadas e podem ser usadas independentemente da ocupação, desde que não estejam ligadas a uma arma específica.
  • Apesar de cada ocupação ter o seu próprio conjunto de habilidades, existem bastantes habilidades de armas que são transversais a diferentes ocupações. Assim, se atribuíres um número de Skill Points às tuas Sword Skills, por exemplo, estas continuarão a ser úteis se mudares para uma ocupação diferente que também te permita utilizar uma espada.
  • Não te esqueças de que não precisas de atribuir todos os teus Skill Points de uma só vez! Será sobretudo num momento mais avançado do jogo que pode vir a fazer sentido guardares os teus pontos durante algum tempo. Clica simplesmente no Botão B do menu “Allocate Skill Points” para cancelares a atribuição de Skill Points. Os teus pontos continuarão prontos para os atribuíres quando quiseres, mesmo que mudes de ocupação.

Uma atribuição inteligente dos Skill Points é uma verdadeira oportunidade de ouro para melhorares as tuas personagens quando combinada com uma mudança de ocupação.

Então, quando é que posso mudar de ocupação?

Em breve, irás chegar a um local chamado Alltrades Abbey e, assim que completares as difíceis provas que te serão apresentadas, o Abbot (Abade) irá regressar, permitindo-te a ti e aos teus companheiros de equipa mudarem livremente de ocupação em qualquer altura.

Mudar de ocupação pode parecer enfraquecedor, caso o faças incorretamente. No entanto, se souberes o que estás a fazer, não há nada melhor…

Porque é bom mudar de ocupações?

No início, uma mudança de ocupação far-te-á voltar a descer ao nível 1 na tua nova ocupação e “esquecer-te-ás”, temporariamente, de quaisquer Spells que tenhas aprendido nas tuas ocupações anteriores. Mas não há razão para desconsolos - é aqui que entra a parte inteligente! Não vais perder permanentemente os níveis que elevaste nas outras ocupações. Continuarão disponíveis para lhes voltares a aceder, tal como quaisquer outros Spells que possas ter aprendido. No entanto, o teu equilíbrio atual de Skill Points, todos os Attribute Bonuses e quaisquer Abilities que tenhas ganho através da atribuição de pontos são transferidos para a tua nova ocupação. (Voltamos a salientar, desde que não estejam ligados a uma arma que não possas usar na tua nova ocupação.)

No entanto, o aspeto mais importante talvez seja o facto de o regresso ao nível 1 te dar bastante espaço para voltares a subir de nível, podendo ganhar montes de Skill Points adicionais valiosos à medida que fores jogando (graças aos bónus que terás das habilidades) e, assim, desta vez será tudo mais fácil pois estarás muito mais forte. Basta mudares de ocupação, regressares a uma área do mundo onde os monstros não eram tão difíceis de enfrentar e, rapidamente, estarás a arrebatar pontos.

E como é que descubro novas ocupações?

No início, só terás à tua disposição seis ocupações: Minstrel (Trovador), Mage (Mago), Priest (Padre), Warrior (Guerreiro), Martial Artist (Artista Marcial) e Thief (Ladrão). Podes desbloquear ocupações adicionais quando completares Side Quests que estão assinaladas por todo o mundo. Assegura-te de que falas com todas as pessoas possíveis, especialmente as pessoas em Alltrades Abbey. Mas acredita em nós quando te dizemos que podes encontrar novas ocupações nos locais mais improváveis...

Continuas confuso? Que tal alguns exemplos de soluções rápidas:

Como é que continuo a melhorar uma determinada Weapon Skill nas várias ocupações?

Em Alltrades Abbey, dá uma vista de olhos às descrições de cada ocupação e vê quais delas podem utilizar a arma de que gostas. Vai alternando entre estas, sobe um pouco de nível e, assim, poderás atribuir Skill Points a essa arma enquanto a utilizas. Em alternativa, nada te impede de mudar para outra ocupação, ganhar uma catrefada de Skill Points e, de seguida, regressar ao trabalho com a habilidade que escolheste e depositar nela todo o teu poder!

A minha personagem mais fraca está sempre a morrer. O que posso fazer?

Se ainda não podem fazê-lo, muda-as para uma ocupação que possa utilizar um escudo (e.g. Warrior, Minstrel, Priest) e atribui 100 Skill Points à Shield Skill para que se possam tornar num “Omnivocational Shieldmaster”. Desta forma, tornar-se-ão melhores na defesa / bloqueio e terão uma capacidade de defesa mais elevada quando regressares à carreira inicial – além de poderem utilizar um Shield em qualquer ocupação! Em alternativa, podes mudar para uma ocupação que ganhe bónus em Max HP (tal com o Martial Artist, o Warrior ou o Thief) e atribuir pontos de forma que possam sofrer mais danos antes de cederem.

Aargh, mudei de ocupação e agora a minha equipa não presta: como é que posso fazer com que volte ao que era, o mais rapidamente possível?

Em primeiro lugar, os inimigos de metal são uns tipos tramados, mas dão imensa experiência. Caça-os em sítios como Quarantomb. Em segundo lugar, podes conseguir muitos XP de adversários que pedem reforços, dirige-te a Leafy Larrikins e sítios semelhantes...

Finalmente, não fiques sempre preso a uma única ocupação, tornar-te-ás mais forte e mais versátil se dedicares algum tempo a experimentar um pouco (ou muito) de tudo aquilo que o jogo tem para te oferecer. Controla-te nos níveis iniciais e, de seguida, quando tiveres Skill Points de reserva, diversifica as tuas atividades e verás os teus adversários a caírem-te aos pés. Boa sorte!