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Truques e dicas

Se te deparaste com um puzzle um pouco complicado em Ghost Trick: Phantom Detective ou se precisas apenas de algumas dicas que te ajudem a dar o próximo passo, temos a solução para ti! Não queremos estragar os teus momentos "Eureka!" mas existem algumas dicas a ter em conta nas investigações que facilitarão a descoberta da verdade antes do nascer do sol...


A chave

Lembra-te de olhar para o ecrã superior quando estiveres a guiar a alma de Sissel de objeto em objeto. Claro que há alguns objetos com os quais não podes fazer rigorosamente nada (e há alguns manipuláveis que nem sempre serão úteis) mas só poderás resolver os enigmas se conheceres as ferramentas que tens à disposição.


Repetimos...

Não te dês por vencido se não conseguires mudar o destino à primeira pois não há limite para o número de vezes que podes voltar atrás no tempo e tentar de novo. Na verdade, por vezes só conseguirás determinar o que fazer brincando um pouco e falhando à primeira.


Escuta a tua alma

Toca em todos os balões de discurso e de pensamento que aparecem no jogo pois Sissel partilhará regularmente os seus pensamentos sobre a tua situação atual. E há que admitir que em inúmeras ocasiões oferece bons conselhos...


Uma questão de tempo

Os puzzles de Ghost Trick: Phantom Detective requerem capacidade de observação, lógica e, muitas vezes, sentido de oportunidade. Pode acontecer que tenhas já decidido a melhor ação a tomar, mas lembra-te que para funcionar terá de ocorrer num momento específico.

Muitas vezes os vivos tratam dos seus afazeres diários sem preocupações, seja a cozinhar frango, a limpar óculos ou coisas que tais. Se observares com atenção poderás reparar em pontos nos seus movimentos em que as suas ações se desviam o suficiente para que Sissel possa possuir o seu núcleo ou alcançá-lo manipulando outro objeto. Poderá ser esse o momento-chave.

Tomemos como exemplo o indivíduo stressado que fala sozinho. Quando chega a sua vez, existem montes de coisas que podes fazer no outro lado da sala mas, primeiro, deves ganhar algum tempo para ele. É fácil ver que existe apenas um objeto na sua mesa que podes manipular: neste caso tens de determinar o momento em que a manipulação daquele objeto pode afetar outro objeto que queira alcançar. Sê paciente e aguarda a tua oportunidade: estamos a falar de "segundos antes da morte"!


Novo território

À medida que a noite avança, descobrirás cada vez mais locais na cidade mas nem todo o novo território é útil. Sissel poderá rastrear novos números de telefone para descobrir que não pode fazer nada de útil ali. Se a exploração noutro sítio não der frutos, explora a tua posição original com mais minúcia para descortinares o teu próximo passo. Se estiveres a explorar livremente, dá uma volta pelos locais que descobriste para veres se está a acontecer alguma coisa em algum deles...


Fuga da prisão

O puzzle no qual deves ajudar o detetive a escapar da prisão é dos mais difíceis. Toda a prisão está às escuras e há vários guardas com óculos noturnos que o apanharão se o virem. O que tens a fazer primeiro é pôr toda a gente em marcha. Para isso, faz com que o prisioneiro que está a preparar uma fuga escavando um túnel com uma colher volte à sua cela e soe a campainha. Observa e memoriza os trajetos que os guardas seguem. E agora? A nossa sugestão é que te aproximes das escadas e vejas o que podes fazer por ali...