• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Bem-vindo à Assistência da Nintendo!

    Obtém assistência para os teus produtos e serviços Nintendo.

    Dicas para principiantes

    Como é que acrescento membros à minha equipa?

    Começas o jogo na pele de um Celestrian solitário, mas depressa os adversários se tornarão tão fortes que vais querer recrutar a ajuda de outros heróis, formando uma equipa. Podes fazê-lo no Quester’s Rest (a taberna na cidade de Stornway) de duas formas:

    1. Se queres jogar com os teus amigos através das Comunicações Sem Fios DS, fala com Pavo no balcão da taberna. Seleciona a opção “Invite Friends From Other Worlds” se quiseres que te visitem para uma sessão multijogadores. Se quiseres ser tu a visitar um amigo para uma sessão multijogadores, fala com Pavo à mesma mas escolhe a opção “Visit Another World”. Assim começam logo a jogar juntos!

    2. Se estás a jogar sozinho – ou se não tens amigos suficientes por perto para completar uma equipa de quatro, então formar equipa funciona de forma diferente. No Quester’s Rest, vai até ao balcão e fala com a Patty. Aí podes criar companheiros do zero ou recrutar personagens pré-criadas. Qualquer um deles terá um nível de habilidade bastante baixo, mas assim que se juntarem à tua aventura crescerão em força, tal como tu. Podes adicionar até três membros à tua equipa em qualquer momento, mas podes sempre deixá-los na taberna se quiseres trocá-los por outros companheiros. Claro que tens total liberdade para te aventurares sozinho mas acredita que assim que o Rei de Stornway te enviar numa missão, apreciarás a força em número!

    Que ocupações devo escolher para a minha equipa?

    Vamos por partes: não há maneira de errar numa combinação ao ponto de ser impossível continuar. Do mesmo modo, não há uma combinação perfeita de membros de equipa. Assim, estás absolutamente livre para escolheres o que considerares melhor – embora não seja má ideia aceitar alguns conselhos.

    O equilíbrio é importante em qualquer equipa. O teu herói ou heroína principal começa como Minstrel (Trovador), uma ocupação em si já bastante equilibrada. Então, quererás ter alguma variedade entre os teus companheiros. Adiciona músculos à equipa com um Warrior (Guerreiro) ou um Martial Artist (Artista Marcial), cujo poder de ataque irá crescer depressa. Um Mage (Mago) pode também aprender alguns feitiços de ataque eficazes! Os Thieves (Ladrões) são muito ágeis, o que pode dar jeito nas batalhas, mas o mais importante é que aprendem uma habilidade chamada Half-Inch que te dá a oportunidade de roubar itens a monstros durante a batalha. Por último, mas não menos importante, se não te queres preocupar em trazer itens de cura para a batalha, talvez seja melhor considerar recrutar um Priest (Padre) para a tua equipa.

    Não tenhas medo de fazer a escolha errada neste momento – podes sempre trocar os membros da equipa mais tarde. Melhor ainda, quando chegares a um sítio chamado Alltrades Abbey, os membros actuais da equipa poderão trocar de ocupação, e é nesse momento que a profundidade do sistema de ocupações se revela… Podes ler mais sobre este assunto nas nossas Dicas Avançadas!

    Participei numa sessão multijogadores com os meus amigos, mas quando voltei ao meu próprio jogo a história não tinha progredido nada!

    Se jogares numa sessão multijogadores, o progresso da história principal só é gravado no jogo do anfitrião, mas enquanto convidado podes guardar os Experience Points que acumulares, assim como os itens encontrados, depois de saíres da sessão multijogadores e guardares tudo no teu próprio jogo.

    A minha equipa foi eliminada na batalha e agora metade do meu ouro desapareceu!

    Ah, pois é… Acontece. Se a tua equipa toda for derrotada em batalha, regressas ao teu último ponto gravado, mas metade do ouro que tinhas no bolso desaparece. Qualquer ouro que tenhas guardado no Rainbow’s End Gold Bank no Quester’s Rest de Stornway ficará bem seguro, por isso é melhor criar o hábito de depositar o teu dinheiro, que tanto te custou a ganhar, regularmente – ou pelo menos quando souberes que se aproxima uma grande batalha…

    Socorro! Estou a enfrentar um inimigo que não consigo derrotar!

    Encontrarás várias personagens “boss” no decorrer da tua missão. Estes “bosses” tendem a aparecer no culminar de uma missão principal de determinada cidade, e não tens escolha senão lutar para avançares no jogo. Estes “bosses” são particularmente fortes e é necessário ter muitas habilidades para os derrotar!

    Contudo, por vezes a equipa não é simplesmente forte o suficiente para derrotar um “boss”. Se pensas que é esse o caso, talvez seja melhor deixar o “boss” em paz durante uns tempos e focares a atenção noutras coisas.

    Podes procurar habitantes locais que tenham Side Quests em que possas participar, ou viajar por terra em busca de itens que possas usar no Pote de Alchemy. Pelo caminho irás encontrar invariavelmente monstros mais pequenos com quem batalhar, e embora seja possível evitar alguns, se o fizeres não ganharás os valiosos Experience Points nem ouro. Por isso, força! Avança e luta contra monstros para ganhares experiência, subires de nível e ficares mais forte! Há quem diga que os inimigos de metal atribuem muitos pontos quando são derrotados…

    Certifica-te também de que usas o ouro que ganhas nas batalhas para comprares o melhor equipamento possível disponível. Não te esqueças de equipar os membros da tua equipa com as armas e o equipamento que lhes sejam mais benéficos. Em breve estarás em forma para enfrentar aquele “boss” que antes te parecia indestrutível!

    Só mais uma dica para as batalhas que aí vêm: vais ter problemasse não tiveres um membro de equipa que possa curar os teus companheiros, como, por exemplo, um Priest (Padre), ou se não trouxeres nenhum item para curar! Vais mesmo sofrer danos, por isso é melhor recuperares a saúde a meio da batalha. Boa sorte!

    O que são as Side Quests e como posso empreendê-las?

    No decorrer das tuas viagens irás cruzar-te muitas vezes com pessoas que precisam da tua ajuda. Estas situações estão assinaladas com uma cara sorridente azul em cima da cabeça da personagem. Fala com a pessoa para ouvires o que tem a dizer e ela fará um pedido, que não está necessariamente relacionado com a história geral. Se aceitares o pedido, já estás preparado para fazer uma Side Quest. Reúne as condições indicadas no pedido e depois regressa à pessoa que ajudaste para levantares a recompensa!

    Algumas Side Quests dão-te um item gratuito ou algum ouro, enquanto outras têm implicações mais profundas na missão principal e no mundo como um todo. Nunca se sabe o que se recebe por ajudar os outros…

    Há Side Quests que se conseguem completar num instante, e há outras que demoram mais tempo a terminar. A menos que esteja indicado explicitamente, não tens de completar estas missões de uma só vez e tens liberdade para ir fazendo outras coisas pelo caminho. Lembra-te que só podes ter dez Side Quests ativas em simultâneo. Pode acontecer que, para aceitares uma nova Side Quest, tenhas de cancelar outra que já tenhas ativado. Se isso acontecer, escolhe bem qual das Side Quest cancelar. Podes sempre voltar e reativar a missão, mas não é boa ideia cancelar uma Side Quest quase completa!