Cozinha japonesa

Aplica-se a: Nintendo DS


Cozinha "estrangeira" não tem de parecer tão...estrangeira. O conhecimento é muitas vezes a única coisa que te impede de preparar algo exótico (para além dos ingredientes difíceis de encontrar). Cooking Guide: can't Decide what to eat? para a Nintendo DS descasca mistérios culinários, deixando-te o saboroso fruto do conhecimento que podes mordiscar.

Cooking Guide contém receitas de 27 países e regiões de todos os continentes (excluindo Antártida) e convida-te a visitar uma cozinha no outro lado do mundo. Junta-te a nós numa viagem até ao Extremo Oriente para veres o que se cozinha no Japão.

O saboroso kudasai
No Japão, o menu costuma variar conforme as estações pois os ingredientes frescos são muito apreciados pelos paladares das pessoas da terra do sol nascente. A cor e a apresentação trabalhada dos ingredientes mostram como é importante o aspeto na culinária. Mas não penses que o Japão se resume a sushi pois simples guisados e refeições caseiras são fundamentais na cultura gastronómica.

Esperamos que tenhas fome pois muitas das 15 receitas que vêm do Japão são entradas, principalmente de marisco e frango, com uma pontinha de comida vegetariana para equilibrar. Quando se pensa em cozinha japonesa, o sushi e o frango teriyaki são, quase sempre, os pratos que nos vêm à mente e com Cooking Guide podes aprender a cozinhar ambos. Em breve descobrirás que fazeres os teus próprios crêpes California não é assim tão difícil.

Mas não te contentes com pratos que já conheces. Alarga os teus horizontes e experimenta receitas para alimentos com nomes difíceis de pronunciar. Depois de aprenderes pratos como Satsuma-age, Nikujaga e Oyakodon, descobrirás como as refeições caseiras são simplesmente universais. Os nomes são certamente diferentes mas os alimentos usados são muitas vezes semelhantes aos que tens em tua casa. Nikujaga, por exemplo, é basicamente uma variação de carne de vaca e guisado de batatas que ferve em molho de soja. E tal como os guisados que fazem em tua casa, podes acrescentar cenouras e cebolas na quantidade que quiseres.

Arigato pela ajuda
Alguma vez olhaste para um prato, mais provavelmente um vegetal, e te perguntaste: "O que é suposto eu fazer com isto?". Cooking Guide brilha mesmo quando te dá sugestões para preparação de comida, desde descascar a cortar passando por técnicas de cozedura. Se alguém te disser para enrolares um crêpe California, poderás ter uma ideia geral de como o fazer, mas Cooking Guide dá-te um vídeo para veres como o fazer exatamente.

Quando cozinhares comida japonesa com Cooking Guide, através de vídeos e imagens aprenderás a melhor forma de lavar arroz, cortar um abacate, enrolar maki sushi, testar a temperatura de óleo quente, tirar a pele do frango, preparar gengibre, descascar uma raíz de lótus, dobrar farinha, preparar espargos e mais. As ferramentas estão todas lá para quebrar aquela barreira entre o que sabes e o que tens oportunidade de cozinhar.

Sayonara ao vulgar
Cooking Guide dá-te a liberdade de fazer algo diferente porque te ajuda a realizar cada passo. Talvez já tenhas feito panquecas antes mas já as fizeste numa sanduíche com pasta de feijão aduki no meio? Este prato chama-se dorayaki, uma sobremesa japonesa. Não tens feijões aduki com os quais fazer uma pasta? Cooking Guide dá-te substituições cremosas que conheces, o que significa que a acessibilidade não é uma desculpa para te esquivares a uma receita. Em cada receita, Cooking Guide dá-te uma lista de determinados ingredientes japoneses que poderão ser difíceis de encontrar (ou demasiado caros para o teu orçamento).

Decerto que ficarás com o bichinho das experiências culinárias ao veres as receitas de Cooking Guide. Não só descobrirás novos ingredientes e novas técnicas como Cooking Guide como experimentarás novos sabores, alguns dos quais quererás levar da fase de experimentação a um produto regular na tua alimentação.