H3x1_Corporate_CSRReport.jpg

Lista de atividades locais em 2018

Colocar sorrisos nos rostos dos consumidores

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_euEU.png

Apoio a programas que fomentam a criatividade e o raciocínio lógico

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

A Nintendo of Europe colabora com bibliotecas na cidade de Colónia, na Alemanha, em vários programas educacionais para famílias. O "Build Your Own World", criado com Super Mario Maker, é um programa para crianças com idade igual ou superior a seis anos, assim como para os seus pais ou encarregados de educação, que decorre várias vezes por ano. Este programa incentiva os participantes a darem asas à sua criatividade e a empregarem raciocínio lógico ao aprenderem a criar os seus próprios níveis de videojogos. O programa continua a ser bem recebido pelos participantes, pelo que voltará a ser oferecido em 2018.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Apoio ao consumidor direto e personalizado

Antonio Moatarian

Responsável pelo Departamento de Apoio ao Consumidor

Nintendo of Europe (Alemanha)

CI_CSRReport2018_CustomerCareAtGamescom.jpg

No ano fiscal de 2017, a equipa de Apoio ao Consumidor da Nintendo of Europe participou pela primeira vez na gamescom, um dos maiores eventos de videojogos na Europa. Com conhecimentos especializados sobre os produtos e serviços da Nintendo, a nossa equipa ajudou a preparar os voluntários do evento para que sejam capazes de responder às perguntas dos consumidores e prestou também apoio aos fãs que visitam o stand da Nintendo na gamescom. Os pedidos de apoio e as perguntas relativas aos nossos serviços incluíram esclarecimentos sobre a configuração de definições de Controlo Parental.

As reações dos participantes no evento foram bastante positivas e toda a equipa, incluindo os membros de administração da Nintendo of Europe, sentem que prestar apoio direto, seja técnico ou de outra natureza, na gamescom é importante no sentido de colocar sorrisos nos rostos dos consumidores da Nintendo. Planeamos voltar a participar neste evento em 2018!


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_euEU.png

Informação para os consumidores sobre o funcionamento das consolas de jogo e serviços online

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Achamos importante fornecer todas as informações necessárias relativas às diferentes funções e características das nossas consolas, para que os nossos consumidores possam tirar o melhor partido dos nossos produtos.

Desde o lançamento da Nintendo 3DS, a Nintendo of Europe tem vindo a criar vídeos de tutoriais que mostram ao consumidor como utilizar certas funcionalidades disponíveis na nossas consolas, tais como o Controlo Parental. Estes vídeos estão disponíveis em oito línguas e podem ser visualizados nos nossos sites oficiais.

No ano fiscal de 2014, a Nintendo of Europe atualizou a secção do Controlo Parental no seu site de forma a melhorar a sua acessibilidade e a providenciar aos pais informação mais detalhadas sobre produtos Nintendo, serviços online, títulos que os seus filhos jogam e videojogos em geral.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Proteção de crianças e jovens

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Youth Protection Seal of Quality

Para a Nintendo, a proteção de menores no que toca à utilização dos nossos serviços online é uma prioridade. A Nintendo of Europe permite, de forma voluntária, à USK (Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle), uma organização autorreguladora responsável pela classificação de videojogos na Alemanha, uma avaliação de todos os seus serviços online de forma a averiguarem o seu cumprimento das leis reguladoras alemãs sobre a proteção de jovens. Desde 2013, que a Nintendo of Europe detém o "Youth Protection Seal of Quality" (selo de qualidade para a proteção de jovens), um selo de distinção presente no site, cujo significado implica que o conteúdo da empresa é de confiança e está em conformidade com a proteção de crianças e jovens.


Maximizar os pontos fortes dos nossos funcionários

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_euEU.png

Sistemas que fomentam o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

Christiane Rückert

Chefe do Departamento de Recursos Humanos

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

CI_CSRReport2018_RueckertChristiane.jpg

Quando comecei a trabalhar na Nintendo of Europe, há já 16 anos, tinha dois filhos pequenos. Durante todos estes anos, fui capaz de conciliar o meu trabalho com a minha família. A Nintendo of Europe demonstrou sempre flexibilidade quando os meus filhos ficavam doentes e eu tinha de estar disponível para tratar deles. Além disso, quando há cerca de três anos, decidi ter um terceiro filho, já havia assumido as funções de chefe do Departamento de Recursos Humanos. O meu superior demonstrou, desde o início, todo o seu apoio e incentivou-me a tirar o tempo necessário para fazer o que considerasse melhor para a minha família, incluindo usufruir da licença de maternidade e regressar ao trabalho em part-time. Durante este período, ele ficou a cargo do meu departamento e a minha equipa foi bastante cooperante.

Embora a legislação na Alemanha preveja proteção para os pais e a possibilidade de usufruir de licença de maternidade por um período máximo de três anos, nem todas as empresas são tão flexíveis relativamente à concessão destes direitos. Enquanto funcionária da Nintendo of Europe, sempre senti que se trata de uma empresa bastante flexível quando as mães ou os pais solicitam licença de maternidade/paternidade ou pretendem trabalhar a tempo parcial. Muitas vezes, a Nintendo of Europe vai para além das suas obrigações legais e mostra-se muito compreensiva quando os pais, e as mães especialmente, desejam reduzir o seu horário laboral. Isto é também possível para os funcionários do sexo feminino que ocupam cargos de administração/liderança, apesar de se revelar ainda mais desafiante em grandes empresas.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Dar apoio às mulheres para que concretizem o seu potencial

Belinda Ardanuy

Diretora do Departamento Financeiro

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

CI_CSRReport2018_ArdanuyBelinda.jpg

À medida que o mundo se vai tornando mais complexo, compreender e apreciar a diversidade é fundamental para o sucesso. Desde que comecei a trabalhar na Nintendo Ibérica, em 2007, os meus superiores sempre me apoiaram no desenvolvimento da minha carreira com o objetivo de me darem o devido poder para levar a cabo iniciativas multifuncionais, desenvolver competências fortes para aplicar no futuro e tornar-me num elemento propulsor do crescimento da empresa. Em 2015, os meus superiores encorajaram-me a fazer um curso sobre o desenvolvimento de mulheres em cargos pré-executivos organizado pelo governo e uma escola de gestão local com o objetivo de me preparar para o futuro e de proporcionar o ambiente ideal para um intercâmbio cultural e profissional entre pessoas e empresas.

Este curso permitiu-me obter um diagnóstico pessoal das minhas capacidades e conceber um plano de aperfeiçoamento pessoal, com a ajuda de um instrutor, para fortalecer as minhas capacidades de liderança assim como para partilhar experiências e gerar uma rede de relações eficazes com outras mulheres em cargos administrativos. Tive a oportunidade de melhorar o meu trabalho diário relativamente a cooperação, resolução de conflitos e deliberações. Aprendi também a gerir o meu tempo de forma mais eficaz de forma a alcançar um equilíbrio entre as minhas vidas pessoal e profissional.

Com base nas competências que adquiri ao longo da minha carreira e através do curso, fui promovida a diretora do departamento financeiro em março de 2018. Este papel pode, por vezes, revelar-se desafiante, mas estou totalmente preparada e certa de que conto com o apoio de todos os funcionários da Nintendo. Este não foi o único curso em que participei ao longo dos anos e a Nintendo sempre demonstrou o seu apoio, não só cobrindo os custos do curso, mas também proporcionando-me o tempo necessário para o fazer.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Iniciativa para trazer os filhos para o trabalho

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

CI_CSRReport2018_BringingChildToWorkDay_01.jpg

A Nintendo of Europe esforça-se por proporcionar um local de trabalho orientado para a família que tem em consideração as necessidades dos funcionários e dos seus filhos. Existe uma vasta gama de políticas e programas que apoiam as famílias e em novembro de 2017, no âmbito de uma iniciativa designada "Kids Day", convidámos todos os filhos dos funcionários da Nintendo a virem visitar o local de trabalho dos seus pais e a participarem em atividades em conjunto.

Instituímos um comité para o "Kids Day" para planear o evento e muitos outros voluntários prestaram assistência durante o dia. Um total de 96 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os 16 anos juntou-se aos seus pais numa visita guiada pelos escritórios e numa série de divertidas atividades. Um dos destaques do dia foi a presença do Mario e do Luigi. Sempre que as crianças os viam, rodeavam-nos rapidamente para tirarem fotos com as suas personagens Nintendo preferidas.

Recebemos feedback bastante positivo dos funcionários, que disseram tratar-se de um dia especial para os seus filhos. Estes ficaram tão felizes por conhecerem o local de trabalho dos seus pais e passarem tempo com eles, que continuaremos a considerar várias formas de colocar sorrisos nos rostos tanto dos funcionários como dos seus filhos.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Iniciativas orientadas para estilos de vida saudáveis

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

Na Nintendo Ibérica, o comité de RSE esforça-se por promover estilos de vida saudáveis entre os seus funcionários. Para além de informações sobre seguros de saúde, este canal inclui dicas úteis para formas de sentar, por exemplo, assim como guias para eventos que promovem hábitos mais saudáveis. Oito funcionários participaram na última atividade promovida neste canal e correram dez quilómetros. O feedback dos funcionários indica que este canal encoraja os funcionários a praticarem hábitos de vida mais saudáveis. Outra iniciativa, que teve início em outubro de 2016, é oferecer fruta aos funcionários com o objetivo de reduzir o consumo de snacks como bolachas ou alimentos industrializados.

Na primeira sexta-feira de cada mês, os escritórios da Nintendo Ibérica recebem dez quilos de fruta da época. Os funcionários usufruem de alimentos saudáveis no local de trabalho e o comité de RSE planeia dar continuidade às atividades que promovem uma alimentação saudável.


Colocar sorrisos nos rostos das gerações futuras

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Reduzir as emissões de CO2

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

A Nintendo of Europe está focada na redução de emissões de CO2 , e converteu o fornecimento de eletricidade dos seus escritórios em energia renovável no ano fiscal de 2012. As restantes instalações foram convertidas no ano fiscal de 2013 e atingiram o nível de zero emissões de CO2.

Num outro esforço de redução energética, as lâmpadas foram substituídas por modelos de energia mais eficientes e foi instalado um sistema de luzes ajustável. A Nintendo of Europe focou-se igualmente em promover entre os seus funcionários uma consciência energética, providenciando o acesso de informação através da internet e intranet, e monitorizando cada piso nos seus escritórios para evitar o consumo de energia desnecessário.

Mais ainda, a Nintendo of Europe tem trabalhado continuamente também na redução de emissões de CO2 da sua frota.


Colocar sorrisos nos rostos da comunidade

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_beBE.jpg

Incorporar videojogos nas salas de aulas

Nintendo Benelux B.V. (Bélgica)

CI_CSRReport2018_NBX_IncorperatingGames.jpg

A sede belga da Nintendo Benelux colocou em prática a sugestão de uma professora do ensino básico que pretendia encontrar formas de incorporar jogos nas suas aulas. Em consequência, em 2015 deu início a um projeto de integração de jogos na sala de aula. Neste âmbito, os jogos são incluídos nas aulas durante uma hora por semana, permitindo aos alunos divertirem-se enquanto aprendem. A Nintendo Benelux também participa em reuniões para pais e encarregados de educação sobre este projeto com o objetivo de rever funcionalidades tais como o controlo parental, para uma jogabilidade em casa mais segura, e o uso do sistema de classificação etária para poder filtrar certos jogos de acordo com as idades específicas.

A Nintendo Benelux está ativamente envolvida em muitos outros projetos, tais como a participação em atividades solidárias de forma a contribuir para a sociedade.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Concretizar o sonho de crianças doentes

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

CI_CSRReport2018_NIB_CriticallyIllChildren.jpg

A Nintendo Ibérica uniu-se à organização Fundación Pequeño Deseo, que trabalha no sentido de concretizar os sonhos de crianças com doenças graves. Em junho de 2017, ajudou a tornar realidade o sonho de um rapaz de cinco anos e de duas raparigas de 11 anos. As crianças, fãs de personagens Nintendo, foram convidadas a visitar a sede da Nintendo Ibérica e todos as acolheram envergando chapéus do Mario, proporcionando-lhes um dia divertido a tirar fotografias e a jogar videojogos. Todos os funcionários disseram que as emoções expressas nos seus rostos aumentaram a sua motivação.


Apoio contínuo à Starlight Children's Foundation

Nintendo of America Inc.   

Nintendo of Canada Ltd.

Nintendo of Europe GmbH, Reino Unido

Nintendo Australia Pty Limited

CI_CSRReport2018_NUK_Starlight.jpg

A Nintendo of America, a Nintendo of Canada, a Nintendo of Europe, a filial do Reino Unido e a Nintendo Australia têm uma parceria de longa data com a Starlight Children's Foundation, uma organização sem fins lucrativos que presta apoio a crianças doentes e respetivas famílias.

A filial da Nintendo no Reino Unido continua a sua colaboração com a Starlight para trazer Fun Centers* a hospitais com o objetivo de entreter crianças sujeitas a tratamento. Presta ainda assistência a outros eventos e programas Starlight, tais como uma festa de verão que organiza todos os anos e os "desejos Starlight". Os voluntários da Nintendo que participaram na festa de verão em 2017 disseram que se sentiram honrados por terem a oportunidade de fazer parte de um evento Starlight desta importância e que ver todas as famílias unidas para se divertirem é a razão pela qual apoiam este evento todos os anos.

A Nintendo Australia também apoia vários eventos ao longo do ano, incluindo o "Starlight Day," um evento de caridade importante que decorre todos os anos na Austrália. Além disso, em 2017 decorreu um evento Mario Kart para crianças com vista a aprofundar a relação entre estas e a Nintendo Australia. Com a aparição do Mario, este evento foi divertido tanto para as crianças como para os funcionários da Nintendo Australia.

* Fun Center

Um espaço de entretenimento móvel que combina um televisor de ecrã plano, consolas de videojogos e um leitor de DVD que podem ser transportados facilmente para qualquer parte do hospital. Podem ser colocados mesmo ao lado da cama de um paciente, ou em qualquer parte do hospital, o que se torna ideal para crianças em qualquer estado reduzindo assim os seus níveis de ansiedade e providenciando um ambiente mais normalizado. Os Fun Centers são também uma ótima forma para os doentes internados durante longos períodos de tempo passarem bons momentos com as suas famílias.


Práticas empresariais de confiança

Promoção da aceitação do Código de Conduta

Nintendo of America Inc.

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Nintendo Australia Pty Limited

O Código de Conduta da Nintendo of America define diretivas claras e profissionais relativamente à conduta esperada de todos os funcionários. Num esforço para garantir que estes se familiarizam com o Código de Conduta, todos os anos é obrigatório proceder a uma revisão online do mesmo.

Para além da formação relativa ao código de conduta prestada aos novos funcionários, a Nintendo of Europe oferece frequentemente formação a todas as subsidiárias europeias. Esta formação decorre principalmente através de e-learning na intranet e em determinadas circunstâncias, até presencialmente. A Nintendo of Europe levou a cabo esta formação do Código de Conduta durante os anos fiscais 2016 e 2017.

Cada vez que o Código de Conduta da Nintendo Australia é revisto, o departamento de Recursos Humanos envia aos funcionários um e-mail com um questionário, que deve ser preenchido e assinado de forma a atestar o cumprimento com a nova versão. Este processo teve início em setembro de 2017 e todos os funcionários atestaram o seu consentimento relativamente ao novo Código de Conduta.