Atividades locais 2017

Nota que a seguinte lista de atividades na Europa abrange os 12 meses anteriores a 31/03/17.

A colocar sorrisos nos rostos dos nossos consumidores

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_euEU.png

Informação para os consumidores sobre o funcionamento das consolas de jogo e serviços online

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Achamos importante fornecer todas as informações necessárias relativas às diferentes funções e características das nossas consolas, para que os nossos consumidores possam tirar o melhor partido dos nossos produtos.

Desde o lançamento da Nintendo 3DS, a Nintendo of Europe tem vindo a criar vídeos de tutoriais que mostram ao consumidor como utilizar certas funcionalidades disponíveis na nossas consolas, tais como o Controlo Parental. Estes vídeos estão disponíveis em oito línguas e podem ser visualizados nos nossos sites oficiais.

No ano fiscal de 2014, a Nintendo of Europe atualizou a secção do Controlo Parental no seu site de forma a melhorar a sua acessibilidade e a providenciar aos pais informação mais detalhadas sobre produtos Nintendo, serviços online, títulos que os seus filhos jogam e videojogos em geral.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Proteção de crianças e jovens

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Youth Protection Seal of Quality

Para a Nintendo, a proteção de menores no que toca à utilização dos nossos serviços online é uma prioridade. A Nintendo of Europe permite, de forma voluntária, à USK (Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle), uma organização autorreguladora responsável pela classificação de videojogos na Alemanha, uma avaliação de todos os seus serviços online de forma a averiguarem o seu cumprimento das leis reguladoras alemãs sobre a proteção de jovens. Desde 2013, que a Nintendo of Europe detém o "Youth Protection Seal of Quality" (selo de qualidade para a proteção de jovens), um selo de distinção presente no site, cujo significado implica que o conteúdo da empresa é de confiança e está em conformidade com a proteção de crianças e jovens.


Otimizar os pontos fortes dos nossos funcionários

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Melhorar hábitos alimentares para promover estilos de vida saudáveis

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

O Comité de RSE da Nintendo Ibérica dedica-se a encorajar os seus funcionários a manter estilos de vida saudáveis. Desde outubro de 2016, o Comité decidiu oferecer fruta aos funcionários numa tentativa para promover hábitos alimentares saudáveis e reduzir o consumo de snacks como bolachas ou salgados. Assim, na primeira sexta-feira de cada mês, a sede da Nintendo Ibérica recebe dez quilos de fruta. O Comité de RSE da Nintendo Ibérica planeia dar continuidade a estas atividades.


Colocar sorrisos nos rostos das gerações futuras

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Reduzir as emissões de CO2

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

A Nintendo of Europe está focada na redução de emissões de CO2 , e converteu o fornecimento de eletricidade dos seus escritórios em energia renovável no ano fiscal de 2012. As restantes instalações foram convertidas no ano fiscal de 2013 e atingiram o nível de zero emissões de CO2.

Num outro esforço de redução energética, as lâmpadas foram substituídas por modelos de energia mais eficientes e foi instalado um sistema de luzes ajustável. A Nintendo of Europe focou-se igualmente em promover entre os seus funcionários uma consciência energética, providenciando o acesso de informação através da internet e intranet, e monitorizando cada piso nos seus escritórios para evitar o consumo de energia desnecessário.

Mais ainda, a Nintendo of Europe tem trabalhado continuamente também na redução de emissões de CO2 da sua frota.


Colocar sorrisos nos rostos da comunidade

CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_beBE.jpg

Incorporação de jogos na sala de aula

Nintendo Benelux (Bélgica)

A sede belga da Nintendo Benelux colocou em prática a sugestão de uma professora de uma escola primária, que queria encontrar formas de incorporar jogos nas suas aulas e em 2015 deu início ao projeto sobre jogos na sala de aula. Neste âmbito, os jogos são incluídos nas aulas durante uma hora por semana. A Nintendo Benelux também participa em reuniões para pais e encarregados de educação sobre este projeto com o objetivo de rever funcionalidades tais como o controlo parental, para uma jogabilidade em casa mais segura, e o uso do sistema de classificação etária para poder filtrar certos jogos de acordo com as idades específicas.

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_IncorporatingGamesIntoSchoolLessons_2.jpg

A Nintendo Benelux está ativamente envolvida em muitos outros projetos, tais como a participação em atividades solidárias de forma a contribuir para o melhoramento da sociedade.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Tornar realidade o sonho de um menino doente

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

CI_NIB_Spain_CriticallyIllBoy.jpg

Em outubro de 2016, a Nintendo Ibérica uniu-se à organização Fundación Pequeño Deseo, que trabalha no sentido de concretizar os sonhos de crianças gravemente doentes, para ajudar a tornar realidade o sonho de um rapaz de dez anos, cuja personagem de videojogos preferida é o Link, de The Legend of Zelda.

Funcionários da Nintendo Ibérica, vestidos a preceito com chapéus do Mario, receberam a criança na sede da Nintendo para lhe proporcionarem uma visita guiada. Os funcionários prepararam depois um jogo baseado em The Legend of Zelda no qual eram dadas pistas que conduziam a uma sala com arcas de tesouros. Esta iniciativa fez as delícias da criança, o que, por sua vez, aumentou a motivação dos funcionários envolvidos.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_enGB.jpg

Apoio contínuo para as crianças da Starlight Children's Foundation

Nintendo of Europe, filial do Reino Unido

CI_NOA_Starlight.jpg

A Nintendo of America, a Nintendo of Europe, filial do Reino Unido e a Nintendo Australia têm uma parceria de longa data com a Starlight Children Foundation, uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio a crianças doentes e respetivas famílias.

Há mais de 25 anos que a Nintendo of America e a Starlight se esforçam por proporcionar momentos especiais para crianças e famílias que enfrentam situações difíceis nas suas vidas. Até à data, implementaram mais de 8500 Fun Centers* em hospitais em toda a América do Norte. No ano fiscal de 2016 a Nintendo of America também começou a cooperar com a Starlight no sentido de colocar sorrisos nos rostos de crianças substituindo indumentária hospitalar desconfortável e menos apelativa por roupas coloridas Starlight Brave. Estas estão decoradas com personagens como Mario, Luigi, Peach, Donkey Kong e Yoshi, permitindo às crianças serem acompanhadas pelos seus amigos do Reino Cogumelo no seu tratamento.

A Nintendo of Canada participou num evento no BC Children's Hospital, estabelecendo Fun Centers com consolas Wii U e NES Classic Edition para as crianças brincarem. Uma aparição do Luigi fez as delícias das crianças.

CI_NOCL_Starlight.jpg

A sede da Nintendo no Reino Unido continua também a cooperar com a Starlight no sentido de implementar Fun Centers nos hospitais. Até à data, aproximadamente 1500 Fun Centers foram disponibilizados com o objetivo de entreter crianças em tratamento em hospitais no Reino Unido.

A Nintendo Australia também apoia a Starlight através de vários eventos ao longo do ano e no "Starlight Day", um evento de caridade que decorre todos os anos na Austrália. Além disso, no ano fiscal de 2016 organizou um evento Mario Kart para crianças que combatem doenças graves. Com uma aparição especial do Mario, este evento foi divertido não só para as crianças como para os funcionários da Nintendo Australia.

* Fun Center: Um espaço de entretenimento móvel que combina um televisor de ecrã plano, consolas de videojogos e um leitor de DVD que podem ser transportados facilmente para qualquer parte do hospital. Podem ser colocados mesmo ao lado da cama de um paciente, ou em qualquer parte do hospital, o que se torna ideal para crianças em qualquer estado reduzindo assim os seus níveis de ansiedade e providenciando um ambiente mais normalizado. Os Fun Centers são também uma ótima forma para os doentes internados durante longos períodos de tempo passarem bons momentos com as suas famílias.