Atividades locais 2016

Nota que a seguinte lista de atividades na Europa abrange os 12 meses anteriores a 31/03/16.

H2x1_CorporateSocialResponsibilty_2016_B_LocalActivities.jpg

A colocar sorrisos nos rostos dos nossos consumidores


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_euEU.png

Informação para os consumidores sobre o funcionamento das consolas de jogo e serviços online

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Achamos importante fornecer todas as informações necessárias relativas às diferentes funções e características das nossas consolas, para que os nossos consumidores possam tirar o melhor partido dos nossos produtos.

Desde o lançamento da Nintendo 3DS, a Nintendo of Europe tem vindo a criar vídeos de tutoriais que mostram ao consumidor como utilizar certas funcionalidades disponíveis na nossas consolas, tais como o Controlo Parental. Estes vídeos estão disponíveis em oito línguas e podem ser visualizados nos nossos sites oficiais.

No ano fiscal de 2014, a Nintendo of Europe atualizou a secção do Controlo Parental no seu site de forma a melhorar a sua acessibilidade e a providenciar aos pais informação mais detalhadas sobre produtos Nintendo, serviços online, títulos que os seus filhos jogam e videojogos em geral.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Proteção de crianças e jovens

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

Youth Protection Seal of Quality

Para a Nintendo, a proteção de menores no que toca à utilização dos nossos serviços online é uma prioridade. A Nintendo of Europe permite, de forma voluntária, à USK (Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle), uma organização autorreguladora responsável pela classificação de videojogos na Alemanha, uma avaliação de todos os seus serviços online de forma a averiguarem o seu cumprimento das leis reguladoras alemãs sobre a proteção de jovens. Desde 2013, que a Nintendo of Europe detém o "Youth Protection Seal of Quality" (selo de qualidade para a proteção de jovens), um selo de distinção presente no site, cujo significado implica que o conteúdo da empresa é de confiança e está em conformidade com a proteção de crianças e jovens.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_itIT.jpg

Seminário dedicado ao uso apropriado da internet

Nintendo of Europe GmbH, filial em Itália

A Nintendo Itália colaborou com o Governo italiano e certos grupos empresariais, no apoio a iniciativas que oferecem aos estudantes formação sobre várias matérias. A 13 de abril de 2015, foi realizado um seminário sobre o seguinte tema: "O uso apropriado da internet e de dispositivos com ligação à internet."


Colocar sorrisos nos rostos das gerações futuras


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Colaboração com a WWF (World Wide Fund For Nature)

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_WorldWideFundForNature.jpg

A Nintendo Ibérica convidou os seus funcionários a voluntariarem-se em iniciativas dedicadas à conservação de energia apoiadas pela empresa e organizadas pela WWF Espanha. Uma destas iniciativas incita os participantes a desligar todos os dispositivos eletrónicos durante uma hora a partir das 20h30. Com o objetivo de sensibilizar ainda mais a poupança energética, juntaram-se a esta iniciativa cerca de 20 funcionários, que desligaram os seus aparelhos eletrónicos em casa. Além de participarem a partir de casa, três funcionários, inclusive um membro da direção, dirigiram-se aos escritórios durante um sábado (28/03/2105) para desligar todo o equipamento informático.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Reduzir as emissões de CO2

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

A Nintendo of Europe está focada na redução de emissões de CO2 , e converteu o fornecimento de eletricidade dos seus escritórios e armazéns em energia renovável no ano fiscal de 2012. As restantes instalações foram convertidas no ano fiscal de 2013 e atingiram o nível de zero emissões de CO2.

Num outro esforço de redução energética, as lâmpadas foram substituídas por modelos de energia mais eficientes e foi instalado um sistema de luzes ajustável. A Nintendo of Europe focou-se igualmente em promover entre os seus funcionários uma consciência energética, providenciando o acesso de informação através da internet e intranet, e monitorizando cada piso nos seus escritórios para evitar o consumo de energia desnecessário.

Mais ainda, a Nintendo of Europe tem trabalhado continuamente também na redução de emissões de CO2 da sua frota.


Colocar sorrisos nos rostos da comunidade


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_beBE.jpg

Incorporação de jogos na sala de aula

Nintendo Benelux (Países Baixos)

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_IncorporatingGamesIntoSchoolLessons_1.jpg

A sede belga da Nintendo Benelux colocou em prática a sugestão de uma professora de uma escola primária, que queria encontrar formas de incorporar jogos nas suas aulas. Assim começou o projeto sobre jogos na sala de aula. Após uma experiência com uma única turma que incluiu jogos educativos entre março e junho de 2015, e como os estudantes acabaram por se divertir bastante durante as lições, esta experiência acabou por ser alargada ao período de setembro a dezembro, onde os jogos são incluídos nas aulas durante uma hora por semana. A Nintendo Benelux também participou numa reunião para pais e encarregados de educação sobre este projeto com o objetivo de rever funcionalidades tais como o controlo parental, para uma jogabilidade em casa mais segura, e o uso do sistema de classificação etária para poder filtrar certos jogos de acordo com as idades específicas.

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_IncorporatingGamesIntoSchoolLessons_2.jpg

A Nintendo Benelux está ativamente envolvida em muitos outros projetos, tais como a participação em atividades solidárias de forma a contribuir para o melhoramento da sociedade.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Tornar realidade o sonho de um menino doente

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_MakingDreamsComeTrue.jpg

A Nintendo Ibérica recebeu petições da parte da organização "Pequeño Deseo", cuja missão consiste em tornar realidade os sonhos de crianças gravemente doentes, para cumprir os sonhos de um menino de nove anos e de outro de cinco anos em julho e setembro do ano passado, respetivamente.

O sonho da criança de nove anos, a lutar contra o cancro, e que visitou a Nintendo Ibérica em Julho, era trabalhar como tester nas instalações da Nintendo. Os funcionários da Nintendo Ibérica organizaram uma visita aos seus escritórios e proporcionaram uma pequena experiência do que seria trabalhar na Nintendo.

Em setembro, um menino de cinco anos com leucemia aguda visitou a Nintendo Ibérica. Adorava jogar com a sua consola Wii e sonhava visitar as instalações da Nintendo. Quando chegou, foi recebido por todos os funcionários da Nintendo Ibérica com um chapéu do Mario nas suas cabeças, e nem o próprio Mario faltou ao encontro.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_enGB.jpg

Apoio contínuo para as crianças da Starlight Children's Foundation

Nintendo of Europe, filial do Reino Unido

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_StarlightChildrensFoundation_01.jpg

A Nintendo of America, a Nintendo of Europe, filial do Reino Unido e a Nintendo Australia têm uma parceira de longa data com a Starlight Children Foundation, uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio a crianças doentes e respetivas famílias.

Até à data, a Nintendo of America e a Starlight já criaram mais de 8500 Fun Centers* (centros de entretenimento) em hospitais por toda a América do Norte.

Também a Nintendo of Europe, filial do Reino Unido tem trabalhado em colaboração com a Starlight de forma a criar Fun Centers para hospitais. Até à data, existem 1320 Fun Centers a entreter crianças submetidas a tratamentos médicos em hospitais por todo o Reino Unido, e mais de 150 estão já agendados para um futuro próximo.

CI7_CorporateSocialResponsibility_2016_StarlightChildrensFoundation_02.jpg

A Nintendo Australia apoia, do mesmo modo, a Starlight através de inúmeros eventos durante o ano e no "Starlight Day" (dia Starlight), um evento de solidariedade importante que tem lugar anualmente na Austrália. Além do mais, foi organizado um evento informal no ano fiscal de 2015 que permitiu que 24 crianças, com várias doenças graves, conhecessem o Mario e o Luigi.

* Fun Center: Um espaço de entretenimento móvel que combina um televisor de ecrã plano, consolas de videojogos e um leitor de DVD que podem ser transportados facilmente para qualquer parte do hospital. Podem ser colocados mesmo ao lado da cama de um paciente, ou em qualquer parte do hospital, o que se torna ideal para crianças em qualquer estado reduzindo assim os seus níveis de ansiedade e providenciando um ambiente mais normalizado. Os Fun Centers são também uma ótima forma para os doentes internados durante longos períodos de tempo passarem bons momentos com as suas famílias.


Otimizar os pontos fortes dos nossos funcionários


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_esES.jpg

Informação sobre saúde através da intranet

Nintendo Ibérica, S.A. (Espanha)

No ano fiscal de 2015 foi adicionada uma nova página à intranet corporativa com informações sobre a saúde e segurança com o intuito de promover uma vida saudável. A página incluí informação útil sobre como sentar-se, por exemplo, para reduzir o stress e a tensão, assim como guias para eventos destinados a promover uma vida mais sã. Sete funcionários participaram numa corrida anunciada nesta página interna... e correram dez quilómetros! Segundo a opinião dos funcionários, a página tem criado um incentivo para uma vida mais saudável.


CI7_CorporateSocialResponsibility_Flags_deDE.jpg

Ambiente laboral que otimiza o potencial dos trabalhadores

Nintendo of Europe GmbH (Alemanha)

CI16_CorporateSocialResponsibility_2016_Yogaclass.jpg

A Nintendo of Europe está envolvida constantemente em iniciativas que proporcionam aos seus funcionários um ambiente de trabalho relaxante durante as horas laborais. Uma destas iniciativas foi a inauguração de uma sala de convívio para os seus funcionários no ano fiscal de 2015, desenhada para promover uma maior interação entre colegas. A Nintendo of Europe também esta ativamente envolvida em promover uma vida saudável junto dos seus funcionários: um dos objetivos é incentivar a gestão diária de uma vida ativa. A Nintendo oferece um espaço onde os seus funcionários podem participar em aulas de ioga e de alongamentos antes e depois do dia de trabalho.