3. ''Que sejam revelados!''

Iwata:

Desta vez podes

Video: usar a tecnologia RA para tirares fotos de Pokémon no mundo real

Desta vez podes usar a tecnologia RA para tirares fotos de Pokémon no mundo real . Incluir RA fez parte do plano para Pokédex 3D desde o início?
usar a tecnologia RA para tirares fotos de Pokémon no mundo real . Incluir RA fez parte do plano para Pokédex 3D desde o início?

Ogasawara:

Não. No início havia várias opções mas no final Ishihara-san decidiu incluí-la.

Iwata:

O que aconteceu, Ishihara-san, para te fazer querer incluir a tecnologia RA?

Ishihara:

De certa forma, os Pokémon são virtuais, mas também têm um certo realismo, então quis muito criar circunstâncias nas quais os Pokémon aparecessem nos espaços reais em que vivemos.

Iwata:

Desta vez podes desfrutar de todos os Pokémon que aparecem em Pokédex 3D através de Realidade Aumentada, certo?

Ishihara:

Sim. Claro que poderíamos ter escolhido alguns Pokémon e fazê-los de forma que possamos mostrá-los em RA, mas não queríamos mesmo fazer isso.

Iwata:

Porque cada pessoa tem os seus preferidos.

Ishihara:

Exatamente. Então queríamos encontrar uma forma de os mostrar todos.

Iwata:

Mas então precisarias de muitos cartões RA dos tipos que já existiam até agora – tantos cartões quanto Pokémon.

Ishihara:

Sim. Então precisávamos de um código especial que distinguisse entre os muitos tipos e os apresentasse corretamente.

Iwata:

Isso levou aos Marcadores RA Pokémon.

Orimoto:

Exatamente. Existe uma grelha de 4x4 dentro de uma caixa preta e tu preenches certos espaços com um marcador branco. Escolhemos uma coisa simples porque queríamos evitar que os jogadores quisessem apresentar um Pokémon específico mas obtivessem sempre outro.

Iwata Asks
Ishihara:

Tínhamos medo que os códigos fossem revelados imediatamente.

Iwata:

Uma vez que são tão simples, podes facilmente criar o teu.

Ishihara:

Claro que poderíamos ter inventado algo mais complicado ou usado um método de impressão especial mas eu pensei: “Que sejam revelados!”

Iwata:

Penso que essa atitude decisiva é bastante interessante.

Ishihara:

Para mim, em vez de nos preocuparmos com a revelação dos códigos, queria que muitas pessoas experimentassem desenhar algo à mão e que depois o vissem na sua Nintendo 3DS para verem um Pokémon a aparecer.

Iwata Asks
Orimoto:

Houve algo que me apanhou de surpresa depois de termos lançado o Pokédex 3D. Pensei que as pessoas analisariam todos os Marcadores RA Pokémon e os publicariam na Internet, mas algumas pessoas pensavam que não seria bom usarem informação fornecida por outros dessa forma.

Iwata:

Bastantes jogadores pensam que usar marcadores não-oficiais em circulação é errado.

Orimoto:

Certo. Mas quando se trata dos Marcadores RA Pokémon, quero que as pessoas joguem com eles mais abertamente. Não há problema se os descobrirem. Do ponto de vista de um criador, penso: “Força!” (risos) Sinto que se apresentarmos o produto assim, as pessoas jogá-lo-ão de forma mais livre.

Ishihara:

Para além disso, mesmo que descubras os Marcadores RA Pokémon, a menos que esse Pokémon chegue à tua Nintendo 3DS via SpotPass, não consegues vê-lo.

Orimoto:

Só vês uma silhueta.

Ishihara:

Quando recebes um Pokémon, recebe-lo com o seu Marcador RA Pokémon.

Iwata:

Sim, aparece no ecrã inferior.

Ishihara:

Então é inútil preocupares-te com a sua revelação. Uma razão pela qual o fizemos de forma que os marcadores RA Pokémon originais fossem inteligíveis foi porque queríamos que as pessoas os preenchessem e os lessem. Fizemos isto. (saca de uma grelha preta). Podes preenchê-lo com um marcador branco. Assim…

Iwata Asks
Iwata:

Eh? Não há problema se fizer só uns rabiscos?

Ishihara:

Sim. Iwata-san, lê isto com a aplicação “AR Viewer” (Visualizador de RA).

Iwata:

OK Oh, cá está. É o Victini!

Ishihara:

Penso que é muito interessante poderes jogar de forma tão fácil.

Iwata:

Gosto da forma como não tens de preencher perfeitamente os quadrados e podes fazer só uns rabiscos.

Ishihara:

Sim. Quando vi a precisão do reconhecimento de RA, pensei: “Isto é ótimo!” Disse a toda a gente para se divertir a rabiscar!

Iwata:

Então, desta vez, um objetivo era fazer com que os jogadores pensassem: “Quero desenhá-los eu próprio!”

Ishihara:

Espero que os jogadores desenhem os Marcardores RA Pokémon em papéis de todos os tamanhos, os alinhem, fotografem vários Pokémon ao mesmo tempo e joguem de formas diferentes.

Takeuchi:

Tenho filhos e quando lhes disse: “Podes desenhá-los à mão”, começaram a desenhar montes deles. E quando recebem um novo Pokémon, um a seguir ao outro…

Iwata:

Olham para o ecrã inferior e desenham o Marcador RA Pokémon.

Takeuchi:

Exato. Leem-no imediatamente com o AR Viewer e tiram montes de fotos.

Iwata:

Tendo feito o Pokémon Snap, tenho um pouco de inveja de como podem tirar montes de fotografias da forma que querem, na vida real. (risos)

Takeuchi:

Sim, Tiram montes de fotos. (risos)

Iwata Asks
Ishihara:

E quando lês um novo Marcador RA Pokémon, recebes um AR Sticker (autocolante RA), então começas a querer colecionar esses também.

Takeuchi:

Sim.

Iwata:

O que acontece quando colecionas os autocolantes?

Ishihara:

As funções do guia são aumentadas. Então, quando apresentas um Pokémon em Realidade Aumentada, multiplica-se e passam a existir 12!

Orimoto:

Inicialmente só dá para apresentar oito.

Ishihara:

E existe a função “Scale Settings” para alterares a escala de um Pokémon que tenhas fotografado em RA.

Iwata:

É um guia ilustrado que vai crescendo.

Ishihara:

Sim! Recebes Pokémon todos os dias e podes partilhá-los e reunir autocolantes, então o Pokédex 3D cresce mesmo!