• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Nos bastidores de Ever Oasis com Koichi Ishii – parte 3


    06/07/2017

    CI_3DS_EverOasis_IshiiSan.jpg

    Olá a todos!

    Sou o Koichi Ishii, da GREZZO Co., Ltd.1, e trabalhei como produtor e diretor do RPG Ever Oasis para as consolas Nintendo 3DS.

    1. GREZZO Co., Ltd.: uma empresa de desenvolvimento de software sediada em Tóquio, no Japão, que esteve envolvida na criação de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D.

    Na segunda parte desta entrevista debrucei-me sobre o processo criativo da construção do mundo e sobre as coisas em que gosto de pensar quando imagino um novo cenário. Gostaria, hoje, de falar sobre a importância das ilustrações na concretização dessa visão.

    Ao construir um mundo novo, é essencial criar boas ilustrações que permitam a todos os envolvidos no processo formarem a mesma imagem dele. Só começámos a trabalhar nos modelos do jogo quando a equipa inteira foi capaz de ter uma ideia clara de Vistrahda.

    Passamos, agora, a palavra às duas pessoas responsáveis por darem vida ao mundo através das suas ilustrações.

    Masaki Yasuda (Ilustrador principal)

    "Este mundo é tão claro na mente de Koichi Ishii... Que porção dele conseguiremos refletir no papel?"

    Essa era a questão que mais me preocupava. Os nossos desenhos eram tão detalhados que penso que deram aos modeladores do cenário muito trabalho a criá-los. A equipa de artistas ficava muitas vezes presa entre exigências que entravam em conflito.

    O oásis vai crescendo aos poucos e as ilustrações demonstram isso através da evolução de objetos individuais. Prestámos muita atenção a este processo de mudança, por isso espero que se mantenham atentos a ele enquanto jogam. Há muitos designs interessantes em coisas como as lojas Bloom Booths, plantas de decoração e Factum Relics e esperamos que se divirtam a colecionar os diferentes modelos.

    Quanto ao mundo exterior e às masmorras, a premissa básica era que o mundo é um deserto, por isso tivemos dificuldades em atribuir um aspeto distinto a todas as áreas. Não vou entrar em detalhes, mas à medida que avançam para a parte final do jogo, vão encontrando designs cada vez mais excêntricos cujo objetivo é proporcionar um elemento de novidade ao jogo. Lembro-me de fazer desenhos para ver até onde conseguiria chegar. Mas não cheguei ao ponto de desenhar coisas que entrariam em conflito com o cenário do jogo.

    Existem também áreas nas quais a palete de cores e a atmosfera se alteram completamente à noite. As diferentes povoações e construções foram concebidas de acordo com as características únicas das tribos, por isso espero que consigam prestar atenção e compará-las!

    Yumi Kikuoka (Ilustrador)

    Ao criar as ilustrações para Ever Oasis não só trabalhámos arduamente no mundo exterior e nas masmorras como dedicámos bastantes esforços ao desenho de coisas relativamente triviais, como os produtos das lojas e as plantas. Para cada "coisa" do jogo, contribuímos com entre cinco e dez ideias e tentámos determinar a forma de as tornar ao mesmo tempo interessantes e fáceis de dominar.

    Deixar-me-ia muito satisfeito saber que os jogadores param por instantes para olhar para coisas nas quais normalmente não reparariam. Claro que existem inúmeras personagens e lojas, por isso espero que acabem por encontrar as vossas preferidas.

    Reparar nas pequenas coisas

    Nos últimos tempos parece esperar-se dos videojogos que estes permitam aos jogadores avançarem da forma mais eficiente possível. Os produtores e criadores tentam proporcionar uma experiência sem complicações através de mapas simples e indicadores que lhes mostram o seu destino. Claro que em Ever Oasis também nos esforçámos por fazer com que consigam encontrar o caminho sem se perderem.

    Contudo, penso que coisas como parar para contemplar o céu azul, encontrar um cato num local improvável e colher materiais dele, ou até fazer uma pausa para conversar com os transeuntes, contribuem para tornar divertida a exploração de Vistrahda, mesmo que não ajudem a concluir o jogo de forma direta.

    Assim, em vez de seguir o caminho mais curto possível até ao final, espero que procurem itens raros ou ouçam os pedidos dos outros residentes para descobrirem uma nova faceta deles. Tirem tempo para fazerem pequenos desvios na vossa viagem pelo deserto!

    E com este pequeno conselho, despeço-me. Obrigado por terem lido!


    Lembramos que na primeira parte desta entrevista Koichi Ishii nos apresenta as personagens do jogo em detalhe, ao passo que na segunda se foca no processo criativo por detrás da conceção de um novo mundo de jogo.

    Descarrega uma demo do jogo!

    A Nintendo dá-te a oportunidade de experimentar o jogo com uma demo gratuita*, disponível para download na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS ou através do site oficial de Ever Oasis**.

    Ever Oasis já está disponível, incluindo na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS.

    *Requer o acesso à Internet sem fios. Requer o registo de uma Nintendo Network ID e a aceitação do Acordo e da Política de Privacidade da Nintendo Network.

    ***Para comprares títulos ou descarregares demos na Nintendo eShop através do site oficial, deverás ter uma Conta Nintendo vinculada a uma Nintendo Network ID e deverás ter visitado a Nintendo eShop pelo menos uma vez com a consola na qual desejas receber os conteúdos. Para o download automático, a tua consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para completar o download. Para mais informações visita a nossa secção Assistência.