• {{pageTitle}}

    , {{gameSystem}}

    A partir de: {{regularPrice}}{{lowestPrice}}

  • Entrevista: Sonic Colours para Wii e Nintendo DS


    08/11/2010

    NIH_BasicPose_Sonic00.jpg

    Depois das suas aventuras nos anos 80 e das suas escapadas atléticas com Mario nos Jogos Olímpicos, Sonic está prestes a fazer um regresso rápido e frenético! Em Sonic Colours para a Wii e para a Nintendo DS, o ouriço-cacheiro azul volta a fazer o que melhor sabe mas ganha agora algumas habilidades que se revelarão muito úteis na sua demanda para derrotar Dr. Eggman.

    Nintendo of Europe: Pode descrever-nos um pouco do cenário e da história de Sonic Colours?

    Takashi Iizuka: Os jogos decorrem neste mundo fantástico, o que é uma grande novidade nos títulos Sonic pois normalmente os níveis são mais realistas. Algo bastante invulgar que fizemos para este título foi convidar alguns guionistas americanos a ajudar-nos com a história. Queríamos torná-la mais acessível para o público ocidental e queríamos também que fosse divertida e interessante tanto para adultos como para crianças.

    Iwata Asks

    A história é a seguinte: Dr. Eggman, o arqui-inimigo de Sonic, criou um enorme parque temático no Espaço capturando vários planetóides pequenos de toda a galáxia e unindo-os a cadeias de energia. Nestes planetóides vive uma raça alienígena de seres de energia conhecidos como os Wisps e Dr. Eggman está a usá-los como parte dos seus misteriosos planos.

    NoE: O que pode dizer-nos acerca de alguns dos Wisps que Sonic encontrará?

    TI: Os Wisps são seres de energia que têm poderes estranhos e que se dividem em diferentes variedades de diversas cores. Ao tocar-lhes e ao absorvê-las, Sonic recebe poderes diferentes consoante o Wisp em que tenha tocado.

    O Cyan Wisp concede o primeiro poder associado a uma cor. Ao libertar o Cyan Wisp, Sonic absorve-o e consegue usar o poder Cyan Laser. Uma das vantagens deste poder consiste na rápida eliminação de inimigos e na movimentação instantânea pelo nível.

    Outro poder é obtido através da absorção do Yellow Wisp - com este poder Yellow Drill, Sonic consegue perfurar o solo. Pela primeira vez, Sonic pode não só percorrer a superfície do mundo como pode também perfurar até ao subsolo para descobrir objectos e áreas escondidos. Então, ao usar estes poderes coloridos, Sonic consegue fazer todo o tipo de coisas novas. Poderá não conseguir ver nada mas se usar o poder Yellow Drill para explorar, poderá encontrar um item 1-Up e aceder a uma rota alternativa. Ao longo do design dos níveis, estamos mesmo a tentar recompensar o jogador por explorar e experimentar.

    Iwata Asks

    Se salvar e absorver Orange Wisps, Sonic ganhará um poder colorido "Orange Rocket" que lhe permitirá subir para os ares tal como um foguetão. Com estas habilidades, Sonic conseguirá atingir locais demasiado altos e encontrar também rotas que normalmente não veria.

    Os Pink Wisps são exclusivos para a Wii e dão a Sonic um poder colorido chamado Pink Spike. Com esta habilidade, Sonic consegue colar-se a tudo. Com os espigões afiados, Sonic consegue colar-se a paredes verticais, tectos, mas também existem espigões que normalmente ferem Sonic.

    Iwata Asks

    Quanto aos Red Wisps, são exclusivos para a Nintendo DS e dão a Sonic um poder colorido chamado "Red Burst". Tal como o nome "burst" sugere, este é um poder colorido cercado por fogo que não só destrói inimigos como também permite a Sonic voar usando o impulso gerado pela explosão. Alguns níveis contêm truques que utilizam o fogo do poder colorido.

    Todos os poderes coloridos terão múltiplas utilizações e os jogadores divertir-se-ão muito a fazer experiências e a encontrar boas utilizações para eles. Por exemplo, quando os jogadores atravessarem um nível pela primeira vez, poderão ver aros debaixo da terra e perguntar-se como lhes poderão aceder mas quando receberem o poder Yellow Drill aperceber-se-ão de como o fazer. E se tentarem usá-lo debaixo de água verão que lhes permite moverem-se rapidamente como um torpedo!

    Outro exemplo são as barras de cristal reluzentes em alguns níveis. Quando os jogadores obtêm o poder Cyan Laser poderão ver que se dispararem o laser contra a barra, abrirão uma espécie de rota de "cabo leve" que é mais curta e que os guiará pelos níveis. Com o poder Cyan Laser poderão decidir quando e em que direcção o querem usar. Podem usá-lo para derrotar inimigos mas também reflectir o seu feixe nas paredes para tentar encontrar áreas escondidas. Uma parte única do design de níveis é que existe um grande número de múltiplos caminhos, mais do que noutros títulos.

    NoE: Com que outras caras conhecidas nos poderemos deparar para além de Sonic?

    TI: Só Sonic é jogável mas na história central Dr. Eggman e Tails aparecerão. Na versão para a Nintendo DS poderão ver outrras personagens conhecidas...

    Iwata Asks

    NoE: Também revelou duas novas personagens: Orbot e Cubot. O que pode dizer-nos acerca destas personagens? Qual o seu papel nos jogos?

    TI: Os dois robôs são assistentes do Dr. Eggman, e embora não apareçam no jogo, são subpersonagens únicas que aparecerão frequentemente na história. Orbot, o robô circular, é esperto, leal e tem grandes capacidades mas está um pouco farto dos planos do Dr. Eggman pelo que apresenta também um lado mais frio. Já Cubot, o robô em forma de cubo, é um pouco mais burrinho e preguiçoso e é muitas vezes repreendido pelo Dr. Eggman.

    Iwata Asks

    As suas personalidades acrescentam um aspecto alegre e jocoso à história. A personagem de Cubot, por exemplo, muda dependendo do chip de voz que tem instalado pelo que os dois robôs conseguem ser bastante divertidos.

    NoE: O que nos pode dizer em relação aos modos multijogadores na Wii e na Nintendo DS? Como funcionarão e terão um componente online? É possível jogar também em cooperação?

    TI: As duas versões têm modos multijogadores mas o seu design é diferente nas duas plataformas reflectindo os aspectos fortes de cada uma.

    O modo multijogadores para a versão Nintendo DS é ao estilo de "Versus Race", fazendo uso total dos dois ecrãs. O ecrã superior mostra a personagem do jogador ao passo que o Ecrã Táctil mostra a personagem do adversário. Isto permite aos jogadores competir enquanto vêem onde o seu oponente está e como se está a sair. Existem objectos a obstruir os adversários pelo que podes esperar corridas renhidas. Para além disso, o modo multijogadores para a Nintendo DS pode ser jogado com um cartão para jogador único ou com um cartão para vários jogadores. Com a Ligação Wi-Fi da Nintendo, poderás competir com jogadores de todo o mundo.

    Relativamente à versão para a Wii, uma vez que jogarás com um só monitor de TV, optámos pelo modo cooperativo em detrimento do modo Versus. Os jogadores controlarão Virtual Hedgehogs semelhantes a Sonic, em que dois jogadores cooperarão na acção a toda a velocidade e poderão até combinar poderes coloridos desde que os usem ao mesmo tempo. Para além disso, o modo multijogador permitir-te-á jogar na pele da tua personagem Mii. Foi um novo desafio para nós inventar acção a toda a velocidade para família e amigos.

    Iwata Asks

    NoE: Em relação à forma como o jogo foi desenvolvido, o que o deixou mais satisfeito?

    TI: Até agora tinha sido difícil adicionar mais poderes a Sonic – sinto que lhe demos uma gama considerável de poderes extra. Achamos que concebemos uma série de poderes que não matam o ritmo e trazem algo de novo ao jogo. Sonic ainda se move rapidamente mas existe agora uma maior variedade de possibilidades com as quais estou bastante satisfeito.

    NoE: Iizuka-san, obrigado pelo seu tempo!

    Sonic Colours estará disponível para as consolas Wii e Nintendo DS a partir de 12 de Novembro.

    Iwata Asks