Swords & Soldiers

Consola: Wii Data de lançamento: 15/05/2009

Swords & Soldiers é um jogo de estratégia em tempo real de scroll lateral que te permite controlar facilmente toda a acção no campo de batalha usando apenas o Comando Wii. Basta apontar para o ecrã e carregar no Botão A para construir novas unidades, lançar feitiços terríveis e reduzir as estruturas inimigas a pedaços! Podes enfrentar os vários modos e missões do jogo sozinho ou desafiar um amigo para batalhas carregadas de acção num ecrã bipartido.

O objectivo do jogo é simples: escolhe e controla uma das três diferentes facções e percorre o campo de batalha na direcção do inimigo para o derrotares. Há três modos de jogo distintos em Swords & Soldiers, cada qual com os seus desafios únicos.

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Para conheceres os atuais preços dos títulos descarregáveis, visita a Nintendo eShop, a Nintendo DSi Shop ou o Canal Wii Shop.

sus_content_scr_gamemodes01.jpg

Modos de Jogo

Modo Campaign

No modo Campaign, cada facção tem 10 missões únicas a completar nesta tentativa de domínio mundial. As primeiras missões dão-te a oportunidade de te adaptares ao conceito e de aprenderes o básico do jogo Swords & Soldiers, fortalecendo-te para conflitos épicos que decerto te aguardam em missões futuras!

À medida que jogas as missões Campaign, podes inclusivamente completar uma das 25 realizações (“achievements”) pré-determinadas do jogo. Se conseguires alcançar com êxito todas as 25, recebes um prémio especial. Como vês, vale bem a pena jogar até teres controlo absoluto de cada missão.

sus_content_scr_gamemodes02.jpg

Modo Skirmish

Partilha com um amigo a emoção da batalha de Swords & Soldiers num frente-a-frente no modo Skirmish. Em lados opostos das trincheiras, preparados para o confronto em terras de ninguém, sair derrotado da batalha adquire um significado completamente novo quando o vencedor está sentado mesmo ao teu lado!

Antes de o combate no ecrã bipartido começar, podes determinar uma série de parâmetros que afectam a acção estratégica. Selecciona o tamanho e configuração do mapa onde queres batalhar, decide com quanto ouro e “mana” começam ambas as partes, e estabelece um handicap para cada jogador de forma a equilibrar o jogo. Podes também jogar neste modo Skirmish contra um inimigo controlado pelo computador, embora não tenhas a satisfação de arrancar o sorriso da cara do teu oponente ao gritar vitória!  

Modo Challenge

O modo Challenge convida-te a testar de forma diferente a tua capacidade estratégica: enfrenta três desafios com alterações em partes específicas do jogo em modo Campaign.

Descobre até onde consegues levar uma só unidade em Berserker Run, defende o teu território de ameaças em Survival  e esmaga os teus inimigos em Boulder. O caminho do sucesso pode ser um pouco diferente de desafio para desafio, mas o objectivo é o mesmo: obtém a maior pontuação que conseguires!

sus_content_scr_gamemodes03_04.jpg

Unidades e Feitiços

Independentemente do modo de jogo escolhido, há dois elementos principais que precisas de conhecer bem para conseguir chegar à vitória. Unidades e Feitiços governam todas as acções ofensivas a que cada facção tem acesso – por isso é melhor aprenderes a usá-los antes que o inimigo chegue ao teu lado do mapa!

sus_content_scr_unitsspells_02.jpg

Unidades

Todos os exércitos precisam de tropas e armas, e em Swords & Soldiers tens de usar os meios disponíveis de forma inteligente para que não sejas derrotado. Como é óbvio, liderar uma campanha militar não é nada barato, por isso, antes de mais, precisas de angariar fundos. Ser-te-á atribuída uma unidade de recolha de fundos para que comeces a ganhar algum ouro, mas vais ter de criar outras para financiar um exército decente. Assim que tiveres ouro suficiente para gastar, basta apontares para o ícone do tipo de unidade que queres criar e carregar no Botão A do Comando Wii para lhe dar vida.

As unidades mais fracas ficam logo disponíveis e são de criação rápida, mas na linha da frente as suas forças esgotam-se num ápice. Em alguns níveis Campaign ou modos de jogo, também terás à tua disposição soldados e armas mais poderosos, mas ficam mais caros, claro. Tenhas que exército tiveres, avaliar a tarefa em mãos e escolher a unidade certa no momento certo são a chave da vitória.

sus_content_scr_unitsspells_01.jpg

Feitiços

Se as unidades representam o poder terrestre, os feitiços são uma dádiva do além que podem mudar a maré numa batalha e devastar as forças invasoras. Tal como as unidades, os feitiços também têm um preço. Mas, neste caso, tens de gastar “mana” gerado automaticamente para os acrescentares ao teu artesanal. Os feitiços podem ser ofensivos ou defensivos, o que significa que podes apontar o Comando Wii para uma das tuas próprias unidades e carregar no Botão A para as equipar com escudos, ou direccionar toda a tua fúria aos inimigos – talvez atirando-lhes uma onda de setas flamejantes ou fazendo as nuvens lançarem violentamente um raio certeiro.

Usar os feitiços no momento certo para proteger as tuas forças ou chacinar os inimigos são as únicas maneiras de ultrapassar os vários desafios que vão surgindo no campo de batalha.

As Facções

Os Vikings, os Astecas e os Chineses têm um lugar rico, diverso e intrigante na história do nosso planeta. Em Swords & Soldiers, isso não interessa nada! Mas vais poder encontrar cenas de pancada por causa de churrascos, pimentos gigantes e uma busca incessante de novos brinquedos à medida que as facções se encontram e desencontram em ambientes coloridos pelo mundo fora.

Em Swords & Soldiers, vais ter de decidir a quem deves lealdade e seleccionar uma destas três facções em guerra para que a possas liderar. Cada facção tem as suas próprias unidades e feitiços poderosos assim como um punhado de bons motivos para partir para a guerra!

Selecciona uma facção e sabe mais sobre as unidades e feitiços à sua disposição.

SaS_vikings_01.png

Facção Viking

Os destemidos Vikings nunca se acorbardaram de uma batalha. Na verdade, a paixão que nutrem pelo combate só é talvez ultrapassada pela devoção inabalável a churrascos. Como poderiam ignorar a informação de que os seus rivais Astecas possuem um dos maiores vegetais picantes do mundo?

SaS_vikings_02.png

Unidades

Berserker
Os Berserkers são a primeira e última linha de defesa de qualquer equipa de assalto Viking. Estes guerreiros enrijecidos pela guerra são representativos da tão conhecida brutalidade dos clãs Viking e não há nada que gostem mais do que correr para os campos de batalha de machado na mão.

Axe Thrower
A maioria dos Vikings prefere o contacto físico na batalha, mas os Axe Throwers fazem estragos à distância, tendo aprendido a técnica com uma série de ataques falhados dos lançadores celtas de pedras.

Catapult
Na campanha bélica Viking, a catapulta sobre rodas sempre foi um elemento fundamental. Disparando esferas pesadas de gelo contra estruturas e inimigos, estas engenhocas esmagadoras têm o hábito de deitar tudo abaixo.

SaS_vikings_03.png

Feitiços

Lightning
Nos céus, lá bem alto, o deus do trovão Thor reina nas terras geladas do norte. E está sempre disposto a ajudar a sua facção favorita, sendo capaz de atirar descargas eléctricas de três milhões de volts contra qualquer inimigo mais forte.

Snowstorm
Como recompensa por suportar o inverno eterno da terra natal, a deusa da neve Skadi recompensa os senhores da guerra Vikings com o poder de invocar as mais poderosas tempestades de neve onde quer que desejem. Uma tempestade de neve bem direccionada pode congelar inimigos ou mesmo fazer parar os avanços de exércitos inteiros.

Heal
Os guerreiros Viking ficam entusiasmados no campo de batalha, sabendo que um dia ascenderão a Valhalla. Em certas assombrosas ocasiões, um guerreiro Viking pode até sentir a luz curativa de Valhalla sobre si durante a batalha, ganhando forças vitais.

Domina estes e outros feitiços para conduzir a tua facção à vitória!

SaS_aztec_01.png

Facção Asteca

Os Astecas, que podemos encontrar mais frequentemente no coração de perigosas selvas, são conhecidos principalmente pelo seu talento na agricultura. Mas isso não quer dizer que não estejam prontos para a guerra. A aptidão para a caça preparou-os para o combate mano a mano, enquanto a mestria de poderes invisíveis lhes deu uma força difícil de prever e enfrentar.

SaS_aztec_02.png

Unidades

Jaguar Warrior
Vestindo peles de jaguar, os Jaguar Warriors esperam tornar-se tão temidos em combate como os felinos a que se assemelham. Conseguem saltar como felinos e são sempre os primeiros a atacar.

Necromancer
Nas caves húmidas de templos dourados, os Necromancers descobriram o poder de prolongar o potencial dos soldados astecas. Usando as suas capacidades no campo de batalha, devolvem a vida aos mortos e enviam um exército de esqueletos para combater os inimigos.

Dartblower
Para além da miríade de criaturas que caminham sem rumo, nas selvas astecas é preciso ter cuidado com emboscadas de Dartblowers. Estes sopradores de dardos viajam em grupo e disparam dardos cobertos de veneno que sugam lentamente a vida da vítima.

SaS_aztec_03.png

Feitiços

Cage Trap
Os Astecas põem as suas habilidades de caça em prática, criando Cage Traps destinadas a reduzir até o mais terrível guerreiro de espada em punho a nada mais que um animal enjaulado.

Poison Bomb
Lançadas à distância no campo de batalha, as Poison Bombs estilhaçam-se no momento do impacto e libertam vapores tóxicos que permanecem no ar e causam o enfraquecimento gradual dos inimigos que tiveram a infelicidade de estar nas redondezas da explosão.

Mind Control
Olhar fixamente para o olhar distorcido de um necromante Asteca é mais do que suficiente para levar qualquer um à loucura. Até o soldado mais inflexível e determinado acabará por atacar os seus camaradas se lhe lançarem um feitiço Mind Control.

Domina estes e outros feitiços para conduzir a tua facção à vitória!

SaS_chinese_01.png

Facção Chinesa

Mestres espadachins, Ninja Monkeys que se teletransportam e um conjunto de guerreiros equipados com projécteis: a facção Chinesa é, por isso, uma força de combate terrível. O que a motiva não é a esperança de ganhar território ou honra nacional. A única coisa que interessa ao Imperador Chinês é arranjar alguns brinquedos novos à força!

SaS_chinese_02.png

Unidades

Swordsmen
Os Swordsmen chineses não só distribuem danos com a sua arma de escolha, como também desviam ocasionalmente projécteis inimigos, devolvendo-os à fonte – o que os torna um perigo duplo.  

Rocketeers
Prender foguetes gigantes às costas pode não parecer uma ideia brilhante, mas os Rocketeers fazem tudo para satisfazer o apetite do imperador por brinquedos novos. Para além de oferecerem uma opção de ataque de longo alcance, os Rocketeers podem fazer estragos no último momento, saindo de cena com um estrondo.

Ninja Monkeys
Os furtivos Ninja Monkeys adoram aparecer por trás de linhas inimigas, graças à teletransportação. Num momento estão a atirar explosivos a inimigos atacantes, e a seguir já estão atrás do inimigo e a caminhar em direcção ao próximo alvo.

SaS_chinese_03.png

Feitiços

Arrow Rain
Quando chove, chove a sério. Se estás a lutar contra a facção chinesa, é melhor rezares para que as nuvens não fiquem negras porque, se ficarem, o mais provável é apanhares uma molhada de setas flamejantes.

Magic Shield
O poder de conceder invencibilidade, mesmo que por um breve instante, em qualquer unidade pode fazer-te ganhar tempo no calor da batalha. O Magic Shield já salvou muitos corajosos guerreiros chineses durante tempo suficiente para lhes permitir dar o golpe final em combates mano a mano.

Yin Yang
Os inimigos vão pensar que estão a ver a dobrar com o feitiço Yin Yang. Transformando uma unidade em duas, o feitiço garante que as facções rivais tenham sarilhos a dobrar.

Domina estes e outros feitiços para conduzir a tua facção à vitória!

Entrevista

Vê a primeira parte da entrevista a Ronimo, os criadores de Swords & Soldiers para WiiWare. Depois visita o Nintendo Channel na tua consola Wii para ver o resto!

Dicas Gerais

Obter um exército eficaz em Swords & Soldiers é um investimento de custo elevado. As unidades não são nada baratas e melhorá-las pode sair ainda mais caro do que adquiri-las. Mesmo assim, pode ser difícil suprimir o instinto de fazer todos os upgrades disponíveis o mais depressa possível, atingindo as unidades e os feitiços mais poderosos que existirem.

Em muitos jogos de estratégia, comprar a unidade mais poderosa disponível garante, basicamente, a vitória. Mas não é o caso em Swords & Soldiers. Terás de equilibrar o crescimento económico e as tentativas de manter a pressão sobre o inimigo – especialmente no louco modo Multijogadores. Se tentares obter a unidade mais poderosa demasiado cedo, a derrota é garantida porque, nas circunstâncias certas, todas as unidades iniciantes podem ser tão poderosas quanto as unidades que já estão no topo da árvore dos upgrades.

sas_General_01.jpg

Tendo isto em consideração, é óbvio que aproveitar ao máximo as unidades que já possuis é de extrema importância. Talvez o melhor seja adquirir upgrades de unidade básicos ao início, enviando simultânea e rapidamente para o campo de batalha as unidades de nível inferior. Esta estratégia vai ocupar o inimigo e dar-te espaço para expandir as unidades. Outra boa ideia é escolher apenas um tipo de unidade para começar e acrescentar um feitiço para compensar as falhas. Tomemos um exemplo prático: os Dartblowers são uma unidade fantástica para começar, mas são muito frágeis contra os Berserkers. Contudo, se adicionares o feitiço Cage Trap, consegues apanhar qualquer Berserker que esteja prestes a atacar, o que faz com que seja incrivelmente fácil os teus Dartblowers tratarem deles sem sequer sofrerem danos.

Outro ponto a ter em mente é a importância de saber qual a melhor altura para avançar para a base do inimigo, já que o progresso começa a abrandar assim que se começa a atacar os trabalhadores do adversário. Há sempre o risco de aproveitarem o momento para começarem a agrupar as suas próprias unidades de combate e para surgirem ainda mais fortes – especialmente se o inimigo tiver a opção de construir unidades ranged (com armas de fogo) e de se esconder em segurança atrás dos trabalhadores. Assim que se tornar evidente que não conseguirás invadir a base à primeira tentativa, o melhor é considerar abrandar a produção e começar a poupar para os upgrades ou para ter uma maior força de trabalho. Uma opção é erguer uma torre que te dará segurança extra quando o inimigo se esquivar da tua primeira investida.

Claro que este efeito de abrandamento pode também ser usado a teu favor, especialmente contra unidades melee. Tomando novamente o exemplo dos Dartblowers, deixa que o inimigo se aproxime dos teus trabalhadores. Assim que os atingir, cria o máximo número de Dartblowers que conseguires. Vão começar a formar um grupo enquanto o inimigo tenta desesperadamente passar pelos trabalhadores e ferir os Dartblowers. Se este grupo atingir as 4-5 unidades, tornar-se-á forte o suficiente para derrotar qualquer unidade inimiga melee antes que se aproxime de ti. Isto significa que estarás em força, obrigando o adversário a comprar upgrades para fazer face a este grupo antes que alcance a base. Lembra-te que, se o inimigo conseguir matar um dos trabalhadores, o contratempo terá um custo muito elevado. Decidir o que vale ou não a pena cabe somente a ti.

Como Derrotar um Gigante

Toda a gente se lembra do seu primeiro encontro com a unidade asteca Sun Giant (Gigante do Sol). Os Sun Giants foram outrora meros mortais, mas uma possante magia dotou-os de um poder incrível. Trata-se da mesma magia que torna possível a existência dos vegetais astecas anormalmente grandes. Com as suas temerosas máscaras do sol e olhando de cima o campo de batalha, estes monstros possuem o poder de esmagar exércitos inteiros com um só golpe e podem parecer praticamente invencíveis aos olhos dos jogadores iniciantes. Mas não temas: todos os inimigos têm uma fraqueza, tal como todas as facções têm a sua própria maneira de lidar com esta ameaça intimidante.
 

O primeiro passo a dar quando enfrentas um gigante é garantir que tens unidades ranged no teu exército. Por isso, se ainda não tiveres nenhuma, faz um upgrade de armas de fogo à facção que escolheste. Esta acção é essencial pelo simples motivo de o Sun Giant ser incrivelmente lento, e as unidades ranged poderem infligir danos severos à distância. E já que o gigante suporta uma quantidade considerável de danos, é também o alvo ideal de concentração de unidades ranged. Isto significa que, assim que começares a criar unidades ranged, estas formam um grupo perto do Sun Giant. Mal ele caia, terás um grupo de unidades ranged à tua disposição, que podem ser extremamente poderosas.

sas_Giants_01.jpg

Deves também tentar tudo para abrandar o gigante enquanto as unidades ranged fazem o seu trabalho. Coloca algumas unidades melee entre as unidades ranged e o gigante para levar a pesada criatura a atacá-las. Apesar de estas unidades melee serem facilmente esmagadas pelo gigante, conseguem abrandá-lo bastante, permitindo às unidades ranged causar estragos. Usando o feitiço viking Heal ou o feitiço chinês Shield, podes até manter estas unidades vivas durante o ataque ao gigante. Outra forma viável de abrandar um Sun Giant é usar feitiços como Poison Bomb, Snowstorm e Cage Trap.

Os vikings também têm uma forma mais desenvolvida de derrotar os gigantes: o feitiço Rage. Quando usado em conjunção com a poderosa unidade Frost Hammer, o feitiço Rage pode ter um efeito espectacular num Sun Giant. Eis como: unidades Frost Hammer atacam inimigos com um martelo enorme que os encurrala numa caixa de gelo. Mas se usares este feitiço contra um gigante, ele leva sempre a melhor… a menos que uses o feitiço Rage. Ao usar o feitiço Rage numa Frost Hammer perto do gigante, que avança contra ti, as duas forças atacam em simultâneo.

Uma unidade Frost Hammer pode sofrer na luta, mas o Sun Giant também e – ainda mais importante – pode ficar congelado durante breves instantes. E é nesse espaço de tempo que as unidades ranged que estiverem nas redondezas podem infligir mais danos. Ainda mais avançado é um ataque do feitiço Rage numa Frost Hammer quando o gigante estiver a preparar-se para atacar novamente. Esta táctica oferece apenas uma pequena janela de oportunidade, mas se acertares no tempo certo congelas o gigante por mais uns breves instantes – sem sofreres qualquer dano!

sas_Giants_02.jpg

Claro que, enquanto jogador asteca, há sempre maneiras de ajudar o teu Sun Giant a vencer estas tácticas – tal como envenenar grupos inimigos de unidades ranged, colocar a unidade da frente do grupo numa Cage Trap ou garantir a presença de um Necromancer por perto. Os Skeletons gerados por estes Necromancers são o escudo ideal contra nuvens Rage.

Qualquer que seja a facção pela qual lutas, lembra-te que todos os inimigos e todas as estratégias têm as suas fraquezas. Só tens de as encontrar!

Categorias

Ação, Estratégia

Modo multijogadores

Simultâneo

Jogadores

1 - 2

Editora

Ronimo Games

Criadora

Ronimo Games

Classificação etária

WiiWare

Consola

Wii

Data de lançamento

15/05/2009

Classificação etária

PEGI 12

Comandos compatíveis

  • Comando Wii & Comando Wii Plus

Línguas

inglês