NEW PLAY CONTROL! Pikmin

Consola: Wii, Wii U Data de lançamento: 06/02/2009

Advertência

A partir de 27 de março de 2023, deixará de ser possível adquirir conteúdos na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS e da Wii U.

Pikmin é um jogo de ação e estratégia descrito como um "engenhoso simulador da vida real", onde se podem encontrar ambientes extremamente realistas. Os jogadores controlam um astronauta, o Capitão Olimar, cuja nave espacial se despenhou num planeta muito invulgar. O objetivo do jogo consiste em ajudar Olimar a reunir as peças da sua nave espacial, que estão perdidas e espalhadas por todo o planeta.

Felizmente para o Capitão Olimar, o planeta é habitado por estranhas criaturas chamadas Pikmin. Os Pikmin são pequenas formas de vida semelhantes a plantas, que existem em três cores diferentes: vermelho, amarelo e azul. Cada tipo de Pikmin tem atributos únicos que Olimar deve explorar em seu benefício. Os Pikmin vermelhos são resistentes ao fogo, os Pikmin azuis sobrevivem na água, e os Pikmin amarelos conseguem destruir obstáculos usando bomb rocks (pedras bomba). Os jogadores podem controlar os rebentos de Pikmin individualmente, em grupos, ou num batalhão de 100 Pikmin.

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe AG. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Este jogo faz parte de uma gama de títulos lançados para a Wii disponíveis agora para download na Nintendo eShop da Wii U. Títulos compatíveis com o Comando Clássico ou o Comando Clássico Pro podem ser controlados com o Wii U GamePad. Descobre mais na nossa secção dedicada aos conteúdos para download para a Wii U.

pikmin_with_olimar.jpg

A Odisseia de Olimar

O Capitão Olimar, um navegador galáctico conhecido de constelação em constelação pelo seu trabalho árduo, trabalhava continuamente dia após dia, transportando mercadorias de planeta em planeta – sempre pontual, sempre de confiança.

Mas num dia trágico, um asteróide estridente embateu na confiável nave de Olimar, a Dolphin, colocando-a numa perigosa espiral. Quase destruída, a Dolphin foi capaz de fazer uma última entrega: o Capitão Olimar, vivo, num planeta estranho.

Quando Olimar acordou pôde ver os restos da sua milagrosa nave – desfeita em pedaços, uma sombra do seu passado. As boas notícias, pensou ele, era o facto de estar vivo. O sistema de suporte de vida integrado no seu fato deu-lhe as más notícias: o ar do planeta era venenoso e o seu fato só tinha energia suficiente para o manter vivo durante 30 dias.

Enquanto explorava o planeta na busca de ajuda, Olimar apercebeu-se, de imediato, de que não estava sozinho. No primeiro dia, descobriu um híbrido de planta-animal a que chamou Pikmin. Estas criaturas obedeciam a todas as ordens de Olimar, permitindo-lhe controlá-las da forma que pretendesse. À medida que o comandante e os seus súbditos exploravam a zona, encontraram um bocado da Dolphin, e devem agora escrutinar o planeta para salvar os restantes bocados.

A tarefa é titânica: recolher 30 bocados da nave em 30 dias, espalhados por um planeta - cheio de famintos predadores de Pikmin – que se torna mais perigoso a cada dia que passa. Conseguirá o comandante encontrar os bocados para reconstruir a Dolphin?

É altura de começar a trabalhar.

3_pikmin.jpg

Conhece os Pikmin

Depois dos primeiros passos de Olimar no planeta, ele encontrou um estranho bolbo, parecido com uma cebola de Hocotate. Esta “Cebola” lançou uma semente para o ar, que brotou e adquiriu um brilho avermelhado. Olimar arrancou-a do solo, e assim descobriu estas criaturas a que chamou “Pikmin”.

Os Pikmin exercem todo o tipo de trabalho para Olimar: são especialistas em demolições, artesãos, guerreiros. Eles farão tudo o que ele ordenar e até o deixam atirá-los ao ar. Para produzir mais Pikmin é preciso alimentar a cebola à base de bestas e grãos. No planeta existem três tipos diferentes de Pikmin, cada um único, cada um leal ao Capitão.

fight.jpg

As Bestas

A única coisa que se encontra entre Olimar e o resto dos bocados da sua nave é, digamos assim, tudo – já para não falar das bestas do planeta. Eles não têm vontade de comer o bravo Capitão, apenas os seus súbditos. Não é que eles queiram comer os Pikmin até à extinção: os Pikmin são tão saborosos que as bestas não conseguem resistir.

Sobreviver ao Planeta

Para alguns, 30 dias parece-lhes uma eternidade. Para Olimar, o término destes 30 dias poderia dar-lhe o passaporte para a eternidade. Mas o Capitão sabe como transportar mercadoria, e com os destemidos Pikmin do seu lado, vai tirar o máximo de partido dos segredos do planeta para aproveitar cada segundo - assegurando-se que este não será o último da sua vida.

pikmin_content_scr_01.jpg

Aparar relva

No início, Olimar encara de forma enternecida a maneira como os Pikmin o seguem tal e qual cachorros perdidos – engraçado até à altura em que se perdem e acabam por ir ao encontro de um enorme Bulborb. Conseguir que floresçam é a única forma que eles têm para se conseguirem manter junto de Olimar, e proporcionar-lhe a velocidade de que necessita. Quando Olimar não se pode dar ao luxo de deixar os Pikmin plantados no solo, pode levá-los para um passeio até à relva, onde é normal encontrar o doce néctar. Basta um gole para que floresçam imediatamente.

Trabalhar, trabalhar

Tendo em conta que Olimar se pode fazer acompanhar de até 100 Pikmin, é importante para a sobrevivência deles que os mantenha sempre a trabalhar. No entanto, ele também reconhece as virtudes e fraquezas de cada Pikmin, por isso é que a distribuição de tarefas é assim tão importante. Por exemplo, por cada 100 Pikmin que tenha, 30 podem ser ordenados para construir uma ponte, 30 para derrubar uma parede e os restantes podem manter a área livre de bestas ou trabalhar para fazer mais Pikmin. É verdade que quanto mais os Pikmin trabalham num projecto, mais rápido esse projecto é concluído. No entanto, à medida que o jogo avança serão necessários cada vez mais Pikmin caso aconteça um imprevisto num dos confrontos com as grandes bestas do jogo.

pikmin_content_scr_03.jpg

Pratica com o Modo Challenge

Uma vez descobertas as três cores de cebolas, Olimar pode testar as suas capacidades como criador de Pikmin no Modo Challenge. Nesta modalidade, independente da sua aventura, Olimar deverá produzir o maior número possível de Pikmin num só dia. Todos os cenários estão repletos de bestas, o que significa que sem um elevado nível de técnica de batalha, a taxa de mortalidade igualará a de natalidade.

Novidades

A série NEW PLAY CONTROL! Da Nintendo apresenta os clássicos da Nintendo GameCube adaptados à Wii. Esperam-te novas funções, experiências e ainda mais importante, novas formas de controlar os jogos, quer sejas um principiante ou já tenhas jogado os originais na GameCube.

Neste NEW PLAY CONTROL! Pikmin, a mudança mais substancial diz respeito ao apontar. No original da GameCube o alvo de Olimar movia-se na mesma direcção que ele, o que tornava a pontaria complicada quando se tratava de uma questão de segundos. Mas com o NEW PLAY CONTROL! Pikmin, apontar é tão fácil como apontar para o ecrã com o Comando Remoto Wii. Através das capacidades do ponteiro do comando não só é mais fácil movimentar o cursor do alvo, como fornece aos jogadores uma precisão que eles não experienciaram anteriormente. O comando Nunchuk também é utilizado para jogar este jogo, com a maioria dos movimentos de Olimar a serem determinados pelo Manípulo de Controlo do Nunchuk e a maioria dos movimentos e ordens dos Pikmin a ficarem a cargo do Comando Remoto Wii.

Categorias

Aventura, Estratégia

Jogadores

1

Editora

Nintendo

Criadora

Nintendo

Opções de jogo

Jogo sem a TV

Classificação etária

Título Wii em versão de download para a Wii U

Consola

Wii U

Data de lançamento

01/09/2016

Classificação etária

PEGI 3

Comandos compatíveis

  • Nunchuk +
  • Comando Wii,
  • Comando Wii & Comando Wii Plus

Línguas

inglês, espanhol, francês, alemão, italiano

Tamanho do download

3821,50 MB

Wii

Consola

Wii

Data de lançamento

06/02/2009

Classificação etária

PEGI 3

Comandos compatíveis

  • Nunchuk +
  • Comando Wii,
  • Comando Wii & Comando Wii Plus

Línguas

inglês, alemão, francês, espanhol, italiano