Fire Emblem: Radiant Dawn

Consola: Wii Data de lançamento: 14/03/2008

AAA_NewDawn_Map_new.jpg

Um novo amanhecer

Passaram três anos desde que o reino setentrional de Daein invadiu o vizinho Crimea e despoletou uma guerra que quase consumiu o continente de Tellius.

Contudo, os exércitos de Daein saíram derrotados, e após o povo de Crimea coroar a filha do falecido rei como a sua nova rainha, começaram a reconstruir a sua nação sitiada. Daein, por outro lado, passou a ser dominado pelo poderoso Begnion Empire.

Lentamente, cada nação foi dando os primeiros passos para a recuperação, mas à semelhança de um espelho estilhaçado, o que fora quebrado não poderia voltar a ser unido.

Daein, sob a ocupação tirânica do exército de Begnion, perdeu toda a esperança em alguma vez ver um novo amanhecer brilhar sobre o seu povo.

Para se libertarem das garras da opressão de Begnion, um punhado de jovens revolucionários agrupa-se na capital de Daein, Nevassa. Auto-denominando-se Dawn Brigade, estes jovens partilham o simples objectivo de salvar as vidas dos seus compatriotas. O seu pequeno acto de rebeldia desencadeia uma série de eventos que irão abalar todo o continente...

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Os Aliados

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Sothe.jpg

Sothe

Sothe alega ser irmão de Micaiah, mas as semelhanças são mínimas. Ladrão experiente, empunha uma adaga bastante afiada. Embora esteja dedicado à causa da Dawn Brigade, proteger a Micaiah é sempre a sua prioridade.

Rogue: Um ladrão que mudou de classe. A sua velocidade é inigualável, mas faltam-lhe outras características.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Micaiah.jpg

Micaiah

Micaiah, a donzela de cabelos prateados, utiliza a sua magia da luz e poder de cura com um toque para ajudar a Dawn Brigade na sua guerra contra o Begnion Empire. Antes da ocupação, ganhava a vida como cartomante.

Light Mage: Micaiah é a única maga de luz no jogo. É especialista em magia da luz, que é forte contra a magia negra, mas fraca contra o fogo, trovoada e vento.

Light Sage: Light Mage que mudou de classe. Pode utilizar rezas assim como magia da luz.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Edward.jpg

Edward

Enquanto que a sua juventude e inexperiência tendem a torná-lo um espadachim imprudente, a sua boa disposição torna-o bastante agradável. Leonardo tenta incutir-lhe um sentido de responsabilidade.

Myrmidon: Uma unidade dedicada ao estudo da espada. Tem uma perícia e velocidade excelentes, mas uma fraca defesa.

Swordmaster: Um Myrmidon que mudou de classe. Costuma concluir as batalhas com um golpe único e terrível.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Leonardo.jpg

Leonardo

Leonardo sonha tornar-se arqueiro mestre e treina incessantemente. Sério e ponderado, o Leonardo mantém sempre a cabeça fria, mesmo em tempos de crise. Edward crê que o Leonardo importuna demasiado.

Archer: Uma unidade especializada em arcos. Não consegue envolver-se em combates directos.

Sniper: Um arqueiro que mudou de classe. Pode utilizar arco e flecha, assim como arcos.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Izuka.jpg

Izuka

Académico e naturalista da corte para o falecido King Ashnard of Daein, Izuka foi tido em grande consideração pela sua investigação e desenvolvimento de armas vivas. Está desaparecido desde a guerra com Crimea.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Pelleas.jpg

Pelleas

Pelleas, um jovem que Izuka apresenta a Micaiah e aos seus amigos como o filho órfão de King Ashnard, parece gentil e despretensioso. No entanto, a sua paixão feroz leva-o a reconstruir Daein a qualquer preço.

Sábio: Um mago que mudou de classe. Existem sábios de fogo, trovoada e vento.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Rafiel.jpg

Rafiel

Rafiel é o Prince of Serenes, o país Heron perdido, arrasado pelo Begnion Empire. À semelhança de todos os heron laguz, é incapaz de lutar, mas ajuda os aliados evocando cânticos de grande poder.

Hawk: Uma unidade que se transforma num falcão para lutar. Tem grande perícia e mobilidade, mas é vulnerável a arcos e magia do vento.

Raven: Uma unidade que se transforma num corvo para lutar. Tem grande velocidade e mobilidade, mas é vulnerável a arcos e magia do vento.

CI_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Nailah.jpg

Nailah

Rainha dos wolf laguz, um clã que há muito se julgava extinto. Conhece o grupo de Micaiah no interior de ruínas antigas no Desert of Death, o grande rasto de destruição que se prolonga na parte este de Tellius.

Wolf: Uma unidade que se transforma num lobo para lutar. Possui grande perícia, mas é vulnerável a magia do fogo.

Como jogar

Como jogar

Fire Emblem: Radiant Dawn é um RPG de estratégia em que a ênfase está na táctica e no trabalho de equipa. Cada um dos mais de 40 capítulos na história Fire Emblem: Radiant Dawn concentra-se numa batalha importante, e o enredo é afectado de acordo com quem sobrevive à batalha. Quando um herói é assassinado no universo Fire Emblem, esse herói desaparece para sempre.

No nível mais básico, a jogabilidade no Fire Emblem: Radiant Dawn funciona em duas fases:

  1. Seleccionar e mover uma personagem
  2. Escolher uma acção para a personagem

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_HowToPlay_01.jpg

Seleccionar e mover uma personagem

Usa o Botão Direccional para mover o cursor para uma personagem na grelha de mapa. Prime o botão 2 para seleccionar essa personagem. Alguns dos quadrados na grelha serão alterados para azul ou cor-de-laranja. As áreas a azul representam espaços onde a personagem se pode movimentar. Os quadrados cor-de-laranja são locais na grelha que mostram onde a personagem pode atacar. Para ataques directos deverás mover a personagem para um espaço azul adjacente ao local onde o inimigo se encontra num espaço cor-de-laranja.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_HowToPlay_02.jpg

Escolher uma acção para a personagem

Após moveres a personagem será apresentado um menu de comandos que fornece um conjunto de acções a realizar. Embora alguns menus de comandos sejam alterados consoante o conjunto de características da personagem, os comandos básicos são para atacar, usar um item, trocar itens, empurrar uma personagem para outro quadrado ou simplesmente aguardar. Após realizares uma acção, a personagem perde a vez. Quando todas as personagens tiverem tido a sua vez, é a vez de o computador mover as suas unidades.

Após derrotares todas as unidades inimigas ou completares uma condição de vitória específica, avanças para o capítulo seguinte. Ao longo da batalha as personagens irão adquirir pontos de experiência valiosos para o sucesso de cada batalha, tornando-se mais fortes à medida que progrides nos capítulos.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_HowToPlay_03.jpg

Transferir os dados do Fire Emblem: Path of Radiance para a Wii

A título de bónus especial, podes importar dados guardados concluídos ou “dados apagados” do Fire Emblem: Path of Radiance para a Nintendo GameCube. Algumas personagens do jogo GameCube surgem no Fire Emblem: Radiant Dawn, e os dados eliminados podem conferir-lhes bónus especiais.

Por exemplo, estas personagens podem receber bónus de perícia adicionais com base na sua prestação no jogo GameCube. Se o nível da arma de uma personagem no jogo GameCube tiver alcançado uma classificação suficientemente elevada, serão também atribuídos bónus. Além disso, as conversas de suporte decorridas entre personagens específicas no jogo para GameCube podem ser visualizadas na biblioteca de transcrições no Fire Emblem: Radiant Dawn. Alguns suportes no jogo para GameCube podem afectar o enredo na sequela para Wii.

Estratégias

Fire Emblem: Radiant Dawn vai levar o teu cérebro ao limite estratégico! Antes de enfrentares os desafios no campo de batalha, consulta as tácticas concebidas para te ajudar a defrontar o Begnion Empire. Viva a rebelião!!

Principiantes

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_01.jpg

Ataques duplos

Não te precipites para a batalha sozinho. Traz um amigo. Quando atacas um oponente mas não causas danos suficientes para esgotar os seus pontos de vida, ficas vulnerável durante a fase inimiga. Trabalha em conjunto com outro membro da equipa para derrotares um oponente antes de este ter hipótese de retaliar.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_02.jpg

Disfarça-te

Conhece a área em redor e utiliza-a para reduzir um ataque do inimigo. Quando te escondes em áreas cobertas com árvores, o inimigo tem mais hipóteses de falhar o alvo ao atacar. Caso consiga causar danos, os efeitos no terreno ajudam a diminuir esses danos.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_03.jpg

Conhece as tuas percentagens

Antes de cada ataque irás visualizar na janela de combate os pontos de vida do inimigo, a quantidade de danos que poderás causar, a percentagem de hipótese de o teu ataque ser bem sucedido e a percentagem de hipótese de aplicares um golpe crítico (danos triplos). Não sejas ganancioso no que se refere a danos. Opta pelo ataque de maior percentagem, em oposição ao ataque que causa maiores danos, na maioria das circunstâncias. Falhar um oponente por completo irá colocar em causa os teus melhores planos.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_04.jpg

Não te sobrecarregues

O dinheiro numa área devastada pela guerra pode ser escasso. Quando tiveres oportunidade, vende as armas que tenhas em excesso. Todos os cêntimos contam quando tiveres de melhorar as tuas armas e adquirir provisões salva-vidas, como medicamentos para curar pontos de vida.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_05.jpg

Lutar na linha da frente

A melhor forma de manter os corpos menos capazes em segurança é criando um muro defensivo com os guerreiros. As unidades com grande poder de ataque e muitos pontos de vida foram concebidas para estar nas linhas da frente. Não permitas que os mais fracos sejam apanhados na linha de fogo.

Experientes

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_06.jpg

Ordem de ataque

Uma das melhores estratégias de equipa para atacar um oponente é emparelhar uma unidade especializada em ataques indirectos com uma especializada em ataques directos. Ao enfrentares um inimigo que só efectue ataques directos, faz com que o especialista em ataques indirectos provoque o primeiro golpe e manda então avançar a unidade de ataques directos para a matança. Desta forma, o inimigo nunca tem oportunidade de contra-atacar e danificar a tua unidade. O contrário aplica-se a inimigos especialistas em ataques indirectos. Faz com que a unidade de ataques directos danifique o inimigo e, de seguida, elimina-o com a unidade de ataques indirectos.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_07.jpg

Níveis de terreno

Além dos diferentes tipos de terreno, vais encontrar diferentes pontos de altura em alguns mapas. As unidades de ataques indirectos podem ganhar uma maior vantagem se atacarem a partir de um nível mais elevado para um nível mais baixo. E, obviamente, se atacarem de um nível inferior para um nível mais elevado, será maior a probabilidade de falharem o ataque ou causarem menos danos.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_08.jpg

A ocasião faz o ladrão

Aprende as diferentes vantagens de cada classe de personagens para uma situação. Por exemplo, os ladrões adaptam-se naturalmente a campos de batalha com muitas portas ou arcas fechadas, porque os ladrões conseguem abrir estas coisas. Mas sabias que os ladrões são também bons em situações de nevoeiro de guerra? Um ladrão com uma tocha acesa consegue irradiar luz numa área de sete quadrados em seu redor. Os ladrões podem também esvaziar os bolsos de um inimigo que será morto durante o ataque seguinte.

CI7_Wii_FireEmblemRadiantDawn_Tactics_09.jpg

Suporte na linha da frente

Ajuda os lutadores a criar empatia entre eles e utiliza a função de suporte. Quando as unidades são enviadas para a batalha em conjunto, começam a desenvolver um sentido de camaradagem. Podes fortalecer a forma como as personagens se dão umas com as outras incitando uma conversa de suporte. Duas unidades que se suportem mutuamente recebem bónus estatísticos sempre que se encontrem a três quadrados ou menos uma da outra: quanto mais forte a ligação, tanto maior é o bónus. Cada unidade pode unir-se a uma única unidade. Se optares por quebrar a união e criar uma combinação de unidades de suporte diferente, lembra-te que estarás a quebrar uma ligação de amizade – algo que não é facilmente reparado. Uma vez que leva tanto tempo a criar uma relação de suporte, deverás estar consciente das unidades que vais enviar em conjunto para a batalha.

Categorias

Estratégia, RPG

Jogadores

1

Editora

Nintendo

Criadora

Intelligent Systems

Classificação etária

Wii

Consola

Wii

Data de lançamento

14/03/2008

Classificação etária

PEGI 12

Comandos compatíveis

  • Comando Clássico Wii +
  • Comando Wii,
  • Comando da GameCube,
  • Comando Wii & Comando Wii Plus

Línguas

inglês, alemão, francês, espanhol, italiano