Pokémon Ruby


Os Pokémon evoluíram! Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire, os primeiros da série para a Game Boy Advance, combinam o poder da consola portátil mais potente do mundo com a jogabilidade de Pokémon para oferecerem uma experiência imperdível.

Com um novíssimo enredo, um novo mundo para explorar e uma variedade de novos (a par dos clássicos!) Pokémon para apanhar, treinar e combater, Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire oferecem tudo aquilo que os fãs de Pokémon esperam, de um jogo da série. Ambos os títulos decorrem na região de Hoenn, uma terra repleta de cidade, grutas, lagos e, acima de tudo, segredos. No início da tua aventura, deves decidir se queres jogar na pele de uma personagem feminina ou masculina - sendo que ambas têm direito a fantásticas novas peças de equipamento Pokémon - para depois partires numa missão para te tornares o melhor treinador de Pokémon em Hoenn. Antes de iniciares a tua missão, porém, tens de escolher um de três novos Pokémon: Treecko, do tipo Grass, Torchic, do tipo Fire e Mudkip, do tipo Water.

Que comecem as batalhas!

No vasto mundo Pokémon irás encontrar uma quantidade de espécies de Pokémon selvagens e outros treinadores ávidos de mostrar o que valem. Depois de derrotados, os Wild Pokémon podem ser apanhados e adicionados à tua equipa. Ao derrotares treinadores recebes não só mais experiência e satisfação como também dinheiro. É no ecrã de batalhas que vês uma das novidades de Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire: batalhas de dois contra dois. Graças a este novo componente, tens agora a possibilidade de colocar dois dos teus Pokémon frente aos de um adversário, o que, ao obrigar-te a pensar na combinação de jogadas que melhor funciona, proporciona uma experiência bastante mais estratégica. Quando achares que estás devidamente preparado poderás, então, defrontar os melhores treinadores que cada uma das cidades de Hoenn tem para oferecer. Derrota os seus Pokémon e serás recompensado com emblemas que comprovam a tua perícia no comando de Pokémon. O derradeiro objetivo é derrotar os Elite Four, um quarteto de treinadores de Pokémon de elite da Pokémon League, e reclamar para ti o título de mestre dos Pokémon. Mas o jogo não se resume a batalhas.

Concursos Pokémon

Outra novidade em Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire são os concursos Pokémon. Quando os teus Pokémon alcançarem um nível suficientemente bom adquirem a possibilidade de participar em concursos. Nestes, os teus pokémon enfrentam três rivais em cinco categorias: Cool, Beauty, Cute, Smart e Tough. Para aumentares as hipóteses de se sagrarem os melhores no espetáculo, deves dar aos teus Pokémon PokéBlocks, nutritivos doces compostos por bagas que encontras em vários locais de Hoenn. Utilizando uma máquina especial podes criar uma variedade de sabores PokéBlock de forma a tornar as tuas criaturas mais inteligentes ou encantadores, por exemplo. Duas ou mais pessoas são necessárias para operar a máquina, o que significa que podes unir forças com outra personagem ou ligar duas consolas Game Boy Advance para recrutar um jogador humano capaz de te ajudar. Além disso, cada utilizadores que participa recebe um PokéBlock, pelo que o jogo oferece algo para todos.

Ruby ou Sapphire?

Há tanto para ver e fazer em Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire que o entretenimento é capaz de se estender a vários meses. É óbvio que demorarás algum tempo a apanhar todos os Pokémon e precisarás de ambas as versões do jogo para o conseguires. Outras diferenças entre Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire incluem a própria história, pois no primeiro, a poderosa Team Magma conspira para aumentar a massa terrestre do planeta e criar mais habitats tanto para as pessoas como para os Pokémon terrestres, ao passo que no segundo é a Team Aqua a espalhar o caos planeando transformar a região de Hoenn numa mundo desolado onde abrigar os seus Pokémon aquáticos.

Diversão multijogadores

Os dois jogos oferecem, ainda, um modo multijogadores por ligação, isto é, podes ligar-te à Game Boy Advance de um amigo para participares em batalhas de um contra um ou dois contra dois. Mas as verdadeiras emoções chegam quando ligas quatro consolas Game Boy Advance, já que com quatro pessoas tens a possibilidade de formar equipas de dois que combatem entre si. Em alternativa, podes organizar os teus próprios Concursos Pokémon e determinar que Pokémon são os melhores ou os mais engraçados. Podes também formar uma equipa e criar deliciosos PokéBlocks para o teu parceiro. Ao combinar gráficos avançados com o som único e a jogabilidade caraterística da série Pokémon, Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire garantem uma aventura verdadeiramente inesquecível!