Tengami

Consola: Wii U Data de lançamento: 13/11/2014

Advertência

A partir de 27 de março de 2023, deixará de ser possível adquirir conteúdos na Nintendo eShop das consolas Nintendo 3DS e da Wii U.

Deixa-te envolver pelo mundo encantado de um tradicional livro tridimensional em Tengami, uma aventura única disponível para download na Nintendo eShop da Wii U.

Tengami transporta-te para uma misteriosa história ambientada num conto de fadas japonês: um mundo repleto de texturas e cores, com templos, bosques e montanhas para explorar, cada uma delas com uma estrutura própria e uma reprodução digital da técnica origami com a qual foram criados.

A história começa com a sombra de uma cerejeira que perdeu o seu vigor e o teu papel é procurar a causa da deterioração da solitária árvore. Enquanto percorres o ambiente, recolhendo flores de cerejeira pelo caminho, vão surgindo quebra-cabeças e obstáculos que deverás tentar ultrapassar utilizando o Wii U GamePad e o stylus para virares, dobrares, deslizares e moveres partes do mundo. Toca para moveres um determinado elemento e mantém-te atento a zonas que se iluminarão para te indicar como avançar. Ao princípio poderá ser tão fácil como retirar peças de papel móveis para criares um caminho, mas mais tarde as coisas aumentarão de complexidade e quando os quebra-cabeças se tornarem mais laterais terás de procurar pistas enterradas nas camadas e dobras do livro. O jogo é completado com uma relaxante banda sonora do compositor David Wise, o complemento perfeito para uma experiência única.

Tengami é a antítese dos jogos de acção frenética, oferecendo, ao invés, uma experiência de relaxamento e harmonia – ideal para jogar ao anoitecer, tão relaxante como um chá de camomila. Deixa-te envolver por uma envolvente atmosfera de mistério e tranquilidade com um estilo visual reminiscente dos livros tridimensionais de tua infância.

  • Explora um livro tridimensional feito à mão que narra um conto de fadas japonês
  • Utiliza o GamePad para resolveres quebra-cabeças apontando e clicando com o Wii U GamePad e desvendares o mistério de uma árvore decadente
  • Uma banda sonora orquestral da autoria do compositor David Wise
  • Possibilidade de jogar sem a TV permite-te desfrutar desta experiência de relaxamento em qualquer lugar

Esta descrição foi fornecida pela editora.


O que precisas de saber

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da Conta Nintendo utilizada para efetuar a compra.

Estes conteúdos são vendidos pela Nintendo of Europe GmbH. O pagamento será efetuado com os fundos da Nintendo eShop utilizáveis através da tua Conta Nintendo. A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

Estes conteúdos podem ser comprados por utilizadores registados com uma Conta Nintendo e que tenham aceitado os respetivos termos legais. Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Para iniciar o processo de aquisição, é necessário iniciar sessão com a Conta Nintendo e a Nintendo Network ID. Após iniciar sessão será possível rever os detalhes da compra e concluir o processo.

Para poderes adquirir conteúdos para a Wii U ou uma consola Nintendo 3DS, uma Nintendo Network é também necessária e os fundos utilizáveis através da tua Conta Nintendo devem ser combinados com os da tua Nintendo Network ID. No caso de os fundos ainda não terem sido combinados, terás a opção de o fazer durante o processo de aquisição. Poderás rever os detalhes da compra e concluir o processo no ecrã seguinte.

Os detalhes desta oferta aplicam-se aos utilizadores que iniciaram sessão com uma Conta Nintendo associada ao mesmo país que este site. Se o país associado à Conta Nintendo for diferente, os detalhes desta oferta poderão sofrer alterações (por exemplo: o preço apresentado será correspondente à moeda local).

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Após o processamento do pagamento, os conteúdos serão descarregados para a consola associada à tua Conta Nintendo ou a tua Nintendo Network ID no caso de se tratar de uma Wii U ou consolas da família Nintendo 3DS. A consola Nintendo 3DS deve estar atualizada e ligada à Internet com a opção de downloads automáticos ativa e com espaço suficiente para concluir o download. Dependendo do modelo da consola que tiveres e da sua utilização, poderás precisar de um dispositivo de armazenamento adicional para descarregares conteúdos da Nintendo eShop. Visita a nossa secção "Assistência" para mais informações.

No caso dos jogos que utilizem a tecnologia de streaming na nuvem, apenas o iniciador de aplicações gratuito pode ser descarregado.

Certifica-te de que a capacidade de armazenamento é suficiente para completar o download.

Os detalhes da oferta dependerão do país associado à tua Conta Nintendo.

A aquisição destes conteúdos está sujeita ao Contrato da Conta Nintendo.

A utilização de um dispositivo ou programa não autorizado que permita qualquer modificação técnica da consola Nintendo ou das suas aplicações poderá impossibilitar a utilização deste jogo.

Este produto inclui dispositivos tecnológicos de proteção.

Não é possível jogar este título antes do seu lançamento, a {{releaseDate}} . No caso de pré-aquisições, o pagamento é processado automaticamente a partir de sete dias antes da data de lançamento. Se fizeres a pré-aquisição menos de sete dias antes da data de lançamento, o pagamento será processado imediatamente após a aquisição.

Entrevista exclusiva sobre Tengami

CI7_WiiUDS_Tengami_Jennifer_Schneidereit.png

Explora um cativante mundo feito de papel repleto de segredos e resolve quebra-cabeças virando, dobrando, deslizando e puxando partes do mundo numa serena aventura de "apontar e clicar". Quando uma cerejeira outrora poderosa começa a deteriorar-se, cabe-te a ti procurar uma resposta para a decadência da árvore em Tengami, disponível brevemente na Nintendo eShop da Wii U.

A Nintendo teve a oportunidade de falar com Jennifer Schneidereit, dos estúdios de criação do jogo (Nyamyam), para saber mais sobre os seus conceito original e processo de desenvolvimento.

NoE: Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer o tempo que dispensou hoje para falar com a Nintendo. Quantas pessoas na Nyamyam trabalharam em Tengami?

Jennifer Schneidereit: Três pessoas trabalharam a tempo inteiro em Tengami: o Phil Tossell, o Ryo Agarie e eu.

NoE: Posso pedir-lhe que faça uma breve apresentação de Tengami, para todos os que não estão familiarizados com o jogo?

JS: Tengami é um jogo de aventuras atmosférico que decorre dentro de um livro a três dimensões japonês e que pode ser jogado ao ritmo de cada um, explorando cuidadosamente mundos de papel verdadeiramente deslumbrantes. Pelo caminho os jogadores deparam-se com quebra-cabeças e obstáculos que resolvem ou superam virando, dobrando, deslizando e puxando partes do mundo. Essencialmente joga-se Tengami da mesma forma que se leria um livro a três dimensões: é bastante calmo e relaxante, pelo que pode ser jogado no sofá ou na cama com auscultadores enquanto se bebe um chá.

NoE: Mencionou a interação com os cenários e o mundo de papel. Como criaram o motor do jogo?

JS: Sim, essa foi realmente a parte mais difícil no processo de criação de Tengami: a tecnologia a adotar. Inicialmente estudámos uma forma de fazer desdobráveis físicos e à medida que fomos dominando esse processo, determinámos a fórmula matemática por detrás do ato de dobrar e conseguimos depois criar um editor que nos permitiu criar desdobráveis digitais autênticos.

NoE: A equipa teve de aprender origami para poder criar os materiais para o jogo?

JS: Não e sim. Inicialmente gostávamos, obviamente, de desenhar no papel e fazer experiências. Como é que se faz uma casa desdobrável? E uma árvore? E um templo japonês? Coisas desse género. Mas o processo de manufatura é bastante lento para os desdobráveis porque o mais pequeno erro implica recomeçar do início. À medida que a nossa tecnologia foi melhorando, passámos a fazer tudo com o nosso editor de 3D. Mas é verdade que tudo o que se vê no jogo foi construído como se fosse um livro a três dimensões e é possível reproduzir tudo o que se vê no jogo com papel, tesoura e cola – isto é, se souberem fazer desdobráveis!

Na verdade, numa exibição que fizemos, conheci uma senhora chamada Rebecca Sawyer, que faz este tipo de trabalho a nível profissional. Ela adorou o título e depois de o jogar veio ter comigo para me perguntar como poderia participar na sua criação. Então pedimos-lhe para reproduzir algumas das cenas mais icónicas do jogo na forma de desdobráveis físicos. Infelizmente não os tenho comigo aqui, mas já os mostrámos em exibições anteriores e sempre que as pessoas veem a cena física ficam de queixo caído, vendo depois exatamente a mesma cena no jogo.

NoE: Qual foi a vossa inspiração para tanta dedicação ao estilo artístico origami?

CI7_WiiUDS_Tengami_Screenshot2.png

JS: Penso que é apenas a nossa filosofia enquanto estúdios de desenvolvimento. Quando fundámos a Nyamyam, cada um de nós já fazia parte da indústria há vários anos e depois de formarmos uma equipa pequena sentimos que precisávamos de fazer algo especial e arriscar. Se não o fizéssemos, qual seria a vantagem de ser uma pequena empresa independente? Com a Nyamyam queríamos criar jogos diferentes, jogos que ainda não existem. Mas queríamos imbuí-los de uma qualidade mainstream, pelo que o consideramos um deslumbrante jogo artesanal.

NoE: Quanto tempo demoraram a desenvolver a ideia?

JS: Embora os livros a três dimensões sejam algo que todos conhecemos da nossa infância, não foram ainda explorados num contexto digital. Começámos a trabalhar em Tengami há cerca de três anos, quando tivemos a ideia de fazer experiências com esta ideia enquanto mecânica de jogo. O que acontece quando se faz um videojogo que decorre num livro a três dimensões? Mas não apenas como artimanha visual, é mesmo o dobrar do mundo. Inicialmente a nossa ideia era um jogo mais orientado para as plataformas e a ação, mas desde logo achámos que não se adequava muito ao conceito de desdobrável, porque um dos aspetos mais mágicos deste género é o facto de podermos ver como se dobram e desdobram e quase que se pode olhar para dentro das dobras enquanto se vira as páginas. E assim passámos de um jogo de ação para um tipo de jogo bastante sereno e calmo que dá ao jogador bastante tempo para fazer experiências com os desdobráveis.

NoE: Pode dar-nos alguns exemplos de como se utiliza a ação de dobrar para avançar no jogo?

JS: Num dos quebra-cabeças iniciais com que se deparam no jogo, caminham em direção ao rio e parece que não conseguem atravessá-lo. Mas se olharem mais aproximadamente repararão em algo estranho. E quando tentam manipulá-lo, então são capazes de desdobrar uma ponte e podem continuar a atravessar o rio. Numa fase avançada do jogo torna-se mais difícil pois temos um quebra-cabeças que é quase um labirinto. Existem três secções e cada uma pode individualmente (separadamente das outras) dobrar-se várias vezes para criar outros campos e os jogadores têm de fazer correspondências entre os campos para conseguirem sair do labirinto. Mas é algo difícil falar sobre isto, pois é uma coisa que, penso eu, precisa de ser vista e experienciada.

CI7_WiiUDS_Tengami_Screenshot4.png

NoE: Já tiveram reações que vos permitissem perceber se as pessoas que jogam o título rapidamente compreendem como funciona e se gostam da ideia?

JS: Sim, sem dúvida. É um jogo bastante acessível: os controlos são fáceis de apreender e acho que o facto de tantas pessoas conhecerem estes livros a três dimensões da sua infância ajuda a que a assimilação do jogo se torne tão natural.

NoE: Poderia descrever um pouco a história de Tengami?

JS: A nossa abordagem relativamente à história está bastante afastada da tradicional e o jogo quase não tem texto. Cabe ao jogador inferir a história ou o derradeiro significado de Tengami através das coisas que faz, vê e sente ao avançar. No início do jogo, a personagem do jogador encontra-se sob uma cerejeira, uma árvore em decadência gradual. E no final, quando existe apenas uma flor de cerejeira, o jogador pode deixá-la cair para a personagem, que ganha vida e lhe permite continuar a sua aventura. Em cada nível, o objetivo é, basicamente, tentar encontrar mais flores de cerejeira. E sempre que as encontram levantam um pouco mais do véu relativamente ao seu significado.

NoE: Então, é algo que se desenvolve lentamente à medida que se avança e cabe ao jogador decidir qual é o significado.

JS: Certo. Mas cada jogador tem de deduzir o significado da flor de cerejeira e da árvore. Quer dizer, eu sei, sem sombra de dúvida, o que significa para mim e a equipa sabe o que significa para nós, mas se outras pessoas tiverem interpretações diferentes, não temos qualquer problema com isso.

NoE: O que manterá os jogadores viciados em Tengami?

JS: Trata-se de um jogo que atrai os jogadores para a sua atmosfera e se o jogarem com auscultadores, não quererão pousá-lo.

NoE: A propósito de jogar com auscultadores, poderia falar-nos mais sobre a banda sonora e o componente áudio?

JS: O nosso compositor – penso que os fãs da Nintendo o conhecem – chama-se David Wise e gravou bandas sonoras famosas para jogos como Donkey Kong Country. Ele está a compor toda a nossa música. A banda sonora é simplesmente fantástica; eu adoro-a. É do género de música japonesa tradicional mas com um toque ocidental. Logo, é bastante orquestral e é simplesmente deslumbrante.

NoE: O que vos entusiasmou mais relativamente a trabalhar na Wii U?

CI7_WiiUDS_Tengami_Screenshot1.png

JS: O Wii U GamePad foi uma coisa que nos entusiasmou bastante porque no nosso jogo usa-se o stylus ou o dedo, em detrimento de qualquer tipo de botões. E funciona perfeitamente com o stylus pois o jogo baseia-se puramente no toque. Toca-se no ecrã tátil para a personagem se deslocar e esta irá para onde quer que se toque. Existem vários tipos de indicadores luminosos que mostram ao jogador áreas interativas e depois é possível manipular áreas com o stylus, deslizando e puxando.

NoE: Então é bastante tátil. Os jogadores precisam de ambos os ecrãs ou podem jogar apenas no Wii U GamePad, sem utilizar a TV?

JS: É possível jogar sem a TV, apenas no GamePad. Essa é uma das melhores coisas relativamente a este comando: pode jogar-se o título com auscultadores e é quase como se fosse um jogo para antes de dormir. Mas também é possível jogá-lo com outras pessoas e, na verdade, consigo imaginar bastantes casais a jogá-lo juntos, sentados lado a lado a dizerem coisas como "OK, vamos experimentar isto e aquilo" e a tentarem resolver os quebra-cabeças em conjunto.

CI7_WiiUDS_Tengami_Screenshot8.png

NoE: Qual é para si o aspeto mais importante que os jogadores devem saber em relação a Tengami?

JS: Penso que Tengami é um jogo que instila uma sensação de maravilha. Tudo se torna mágico quando se joga com o fator das dobras e quando se desdobra a primeira página, tem-se a sensação de uma verdadeira descoberta.

NoE: Muito obrigado pelo seu tempo!

Categorias

Puzzle, Aventura

Jogadores

1

Editora

Nyamyam

Opções de jogo

Jogo sem a TV

Classificação etária

Aplicações de download da Wii U

Consola

Wii U (versão europeia)

Data de lançamento

13/11/2014

Classificação etária

PEGI 3

Comandos compatíveis

  • Wii U GamePad

Línguas

inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, russo

Tamanho do download

366,16 MB