1. Wii Music – a primeira vez para todos

Iwata:

Em primeiro lugar, apresentem-se e expliquem a vossa ligação ao Wii Music.

Totaka:

Chamo-me Kazumi Totaka. Pertenço ao Grupo de Som no Departamento de Desenvolvimento de Software da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD). Era o director do Wii Music.

Iwata:

Sempre trabalhaste no som, por isso esta foi a primeira vez como director de um jogo?

Totaka:

Sim, foi. Este projecto teve muitas primeiras vezes para mim.

Iwata:

Quero saber sobre isso um pouco mais tarde.

Morii:

Chamo-me Junji Morii do Grupo 2 do Departamento de Desenvolvimento de Software da EAD. No Wii Music, trabalhei nas sequências e nas aulas.

Iwata:

A função principal do Morii-san é o design, mas desta vez com outras responsabilidades…

Morii:

Exactamente. Foi a primeira vez.

Iwata:

(risos) Wada-san, é o seguinte.

Wada:

Chamo-me Makoto Wada. Faço parte do mesmo grupo de Morii-san. Trabalhei no texto do minijogo e jogo.

Iwata:

Então ele foi o responsável pelo texto introdutório ligeiramente mordaz dos instrumentos musicais.

Wada:

Sim, fui eu. (risos)

Iwata:

OK, digam-me como começou o Wii Music.

Wada:

Bem, quando estávamos a planear o Wii Play, um dos minijogos que preparámos foi um “jogo de orientação”. (Shigeru) Miyamoto-san demonstrou-o na abertura da conferência de imprensa da E3 há dois anos.

Iwata:

No Kodak Theatre.

Wada:

Exacto. Depois disso, decidimos desenvolvê-lo como um jogo musical separado do Wii Play.

Iwata Asks
Iwata:

Isso significa que o jogo de orientação teria sido um dos alinhamentos para o Wii Play, se não tivessem decidido criar um novo jogo baseado em música?

Wada:

Exactamente.

Iwata:

É chocante. (risos) Os jogos costumam divergir assim?

Wada:

Não, é raro. Mas quando isso aconteceu, deixei a equipa do Wii Play para o que se tornaria o Wii Music. Foi a primeira vez que fiz algo semelhante.

Iwata:

Todos utilizam a expressão "primeira vez". (todos riem) Então, algo tempo depois disso, eras o responsável.

Wada:

Sim. Era eu, um outro rapaz e uma orquestra à espera de instruções.

Iwata:

Quando este projecto se separou do Wii Play, a empresa estava a concentrar os esforços no lançamento da consola Wii.

Wada:

Exactamente. O desenvolvimento de jogos como o Wii Play e o Wii Sports estava a terminar.

Iwata:

Nessas circunstâncias, como foi sair e pensar no que viria a seguir?

Iwata Asks
Wada:

Confuso. Fui nomeado para criar um jogo musical, mas nunca tinha estado envolvido em som.

Iwata:

Podes falar-me um pouco dos jogos em que trabalhaste antes?

Wada:

Claro. Deixa-me pensar… Trabalhei no Punch-Out!! para a NES.

Everyone:

No Punch-Out!!?! (risos)

Wada:

E depois…

Iwata:

E depois…?

Wada:

…no Super Punch-Out!!

Everyone:

No Super Punch-Out!!?! (risos)

Wada:

Bem, não foi só no Punch-Out!!, mas também em jogos como o Pilotwings 64 e o Pokémon Stadium. No Pilotwings 64, tive algum trabalho de direcção mas trabalhei maioritariamente nos aspectos de design, como a criação de modelos e animação. Depois juntei-me à equipa do Animal Crossing e comecei a escrever os textos.

Totaka:

Wada-san era o Mr. Resetti! (risos)

Everyone:

O Mr. Resetti?! (risos) (*)

Wada:

Espero que não pensem que só escrevo coisas assim! (risos)

Iwata:

Parece que no que respeita à música…

Wada:

Acertaste. Nunca trabalhei nesse campo.

Iwata:

Alguma vez aprendeste a tocar um instrumento musical?

Wada:

Não. Nunca.

Iwata:

Deve ter sido complicado estar por tua conta.

Wada:

Sim, foi complicado. Já tinha pensado em jogos parecidos com minijogos envolvendo música, mas nada substancial.

Iwata Asks
Iwata:

És muito desabrido sobre isso.

Wada:

Sim, todas as ideias que tive eram para jogos musicais mais convencionais. Fazer algo a tempo de acumular pontos.

Iwata:

Ah, estou a perceber.

Wada:

Quando tentei trabalhar no “jogo de orientação”, que todos pensavam ser divertido, tentei transformá-lo em algo que fosse mais que um jogo. Estávamos a perder rapidamente o simples prazer da actuação musical, que era a base do projecto.

Iwata:

Parece que passaste por muitas dificuldades.

Wada:

No final, apresentámos algo parecido com o jogo de orientação demonstrado na E3. Foi um percurso longo e sinuoso. Ha ha ha!

Morii:

Nós até tínhamos notação musical no ecrã.

Wada:

Sim. Tinha de mover-se uma batuta a compasso de uma partitura. Era um jogo musical convencional.

Iwata:

Por outras palavras, tocava-se de uma forma completamente diferente da actual.

Wada:

Sim. Houve tempos assim. Ha ha ha!

Iwata:

Há quanto tempo estão juntos?

Wada:

Hum…quando é que entraste, Totaka-san?

Totaka:

Janeiro de 2007.

Wada:

Diria que estivemos perdidos durante um ano.

Iwata:

Como é que terminou?

Wada:

Desisti! (todos riem)

Iwata Asks
Iwata:

Mas pensava que nunca dizer nunca fazia parte da cultura da Nintendo.

Wada:

Desisti, dizendo: “Não consigo! Não percebo nada de música! Não sei o que fazer! Preciso de ajuda!”

Iwata:

Que forma dramática de desistir! Não é algo comum. A quem disseste isso?

Wada:

Falei primeiro com Eguchi-san (co-produtor do Wii Music), o meu superior directo. Depois o Tezuka-san e o Miyamoto-san envolveram-se e tornou-se um problema.

Iwata:

Estava exposto…

Wada:

Depois Totaka-san foi nomeado para o projecto.

Iwata:

Compreendo. Alguém que percebe de música. Totaka-san, disseram-te para ser director desde o início?

Totaka:

Não. Koji Kondo perguntou-me o que pensava do Wii Music. 

Iwata:

Foi uma forma engraçada de o atrair! (risos) Qual foi a tua reacção?

Totaka:

Estava no mesmo departamento, por isso via-os a trabalhar naquilo. Cheguei e disse: “Eu faria isto!”

Iwata Asks
Iwata:

Assim ficou decidido.

Wada:

Uh-huh.

Totaka:

Acho que sim. Não tinha experiência como director, mas decidi aceitar como se fosse algo normal. Só mais tarde reparei no que me tinha metido.

Iwata:

Wada-san, o que pensaste da entrada de Totaka-san?

Wada:

Como se me tivesse tirado um fardo! (todos riem) Pensei: “Ufa! Já não tenho que sofrer!”

Iwata:

(risos) Quando é que te juntaste, Morii-san?

Morii:

Ao mesmo tempo que Totaka-san. Depois de trabalhar como director de arte para o Wii Sports e o Wii Play, comecei a trabalhar no Wii Music.

Iwata:

Entraste como designer, correcto?

Morii:

Sim.

Iwata:

Então quando é que ficaste com responsabilidades directivas?

Morii:

Deixa-me pensar… Quando entrei, ainda estavam a fazer experiências, por isso não havia necessidade de design. O que era necessário fazer ao nível do design ainda não tinha sido decidido, por isso pensei no que poderia fazer para desenvolver as coisas. Depois o Totaka-san referiu que nunca tinha sido director e como tinha algumas responsabilidades, achei que talvez fosse útil naquela área.

Iwata Asks
Totaka:

Ele basicamente escolheu a própria função.

Morii:

Ao atribuir trabalhos aos designers, pensei que seria importante servir de intermediário com o director. De outra forma, o trabalho não fluiria bem.

Iwata:

Exacto. Se não tomassem decisões claras, muito trabalho poderia ser desperdiçado.

Morii:

Exactamente. Por isso, encarreguei-me da estrutura e sequências do jogo e defini gradualmente a sua forma.

Iwata:

Compreendo. O que pensaste disso, Wada-san?

Wada:

Pode-se sempre contar com o Morii-san! (todos riem)

Iwata:

Mesmo assim, desistir com tanto esplendor não é habitual. Mas pode-se ter outra perspectiva. Agiste como se não estivesses a conseguir alguma coisa, mas devias ter algo para Totaka-san trabalhar e formar uma opinião diferente. Ao ires na direcção oposta, mostraste o que não resultaria, tornando possível criar o Wii Music como o conhecemos.