5. Project Zero a unir as pessoas!?

Iwata:

Há algum tempo, a Nintendo fez uma série de anúncios televisivos que mostravam a Wii a unir as pessoas9. A nossa discussão sobre o modo Haunted House fez-me pensar que Project Zero também poderia servir para unir as pessoas. 9 Esta série de anúncios de televisão foi para o ar durante o período de Ano Novo, em 2010/11, no Japão. O slogan principal pode traduzir-se como “Wii – Quando estão juntos”.

Kikuchi:

Ah, tens razão! (risos) Toda a gente pode divertir-se a jogar Project Zero 2: Wii Edition em conjunto.

Iwata:

Bem, é muito diferente da imagem que Project Zero tem tido até agora. (risos)

Shibata:

No modo Haunted House, podes divertir-te intrometendo-te no jogo de outra pessoa. O segundo jogador pode usar o seu Comando Wii para fazer ruídos, fazer com que o Comando Wii do primeiro jogador trema ou fazer com que fantasmas apareçam.

Iwata:

Então, outra pessoa que não o jogador pode funcionar como o gestor da Haunted House, o que é bastante divertido.

Kikuchi:

Sim, os espetadores não se limitam a ver como a outra pessoa joga, também podem participar no jogo. Penso que criámos um novo tipo de jogo de terror em que se pode desfrutar de interação com outras pessoas.

Iwata:

Nos jogos de terror que vimos até agora, o jogador tinha sempre uma sensação de satisfação ao reagir com choque e surpresa aos elementos que o criador incluiu, propositadamente, no jogo. Mas com este título, o modo Haunted House e a utilização do Comando Wii por um segundo jogador pode acrescentar coisas livremente aos conteúdos que os criadores incluíram, o que dá uma nova dimensão ao potencial de diversão que o jogo oferece.

Shibata:

Normalmente, quando partes de títulos anteriores de uma série, o sistema do jogo e a história tornam-se mais elaborados. Mas criar um novo título em colaboração com a Nintendo significou que tivemos de libertar-nos completamente das nossas ideias pré-concebidas, e nesse processo descobrimos novas formas de desfrutar de jogos de terror.

Iwata:

Então embora pudesses ter uma ideia firme de que há uma única forma possível de fazer uma determinada coisa, eras capaz de te deparar com outras formas de o fazer, que poderiam torná-lo ainda mais divertido.

Shibata:

Exatamente.

Kikuchi:

Mas tal como o modo Haunted House, tivemos de o refazer completamente cerca de cinco vezes antes de chegarmos à forma certa de o fazer. Não foi uma coisa que um dia simplesmente surgiu completamente feita. Passámos muito tempo a trabalhar nisso, noite e dia, com a Nintendo, antes de chegarmos ao produto final.

Iwata:

Uma coisa que me ocorreu durante o processo desta discussão é a forma como trabalharam no Project Zero durante dez anos, e como durante esse tempo tiveram de batalhar para que a vossa forma de fazer as coisas não se tornasse cada vez mais estreita à medida que se iam aprofundando na série. Mas penso que este título assinala uma espécie de ponto de viragem. Um título existente renasceu com uma nova interface e novas ideias. Penso que o tipo de experiência que dá aos jogadores é algo que pode servir de base para o futuro.

Kikuchi:

Penso que existem vários fatores por detrás da diminuição no número de jogos de terror nos últimos anos. E penso que, como dizes, Iwata-san, é importante combater este declínio assumindo novos desafios de tempos a tempos. Claro que é muito importante existirem fãs da série mas, ao mesmo tempo, temos de fazer com que mais pessoas joguem títulos de terror.

Iwata:

Penso que este título dá aos jogadores uma oportunidade para entrarem no mundo de Project Zero através do modo Haunted House e que estes quererão depois experimentar o modo Story. Com alguma sorte, antes que deem por isso estarão totalmente envolvidos no jogo.

Shibata:

Sim, penso que isso é verdade. Acho mesmo que o modo Haunted House funciona como uma forma de envolver as pessoas no jogo.

Iwata:

Finalmente, posso pedir a cada um de vocês para dizer algumas palavras aos nossos leitores: a fãs de longa data, a novatos e a pessoas que nunca jogaram um título desta série? Comecemos por ti, Shibata-san.

Shibata:

Project Zero 2: Wii Edition tem tantos elementos novos que penso que poderá ser descrito como um título novo. Reavaliámos cada parte do jogo para que jogadores que gostaram do original tirem o maior partido deste. Penso que criámos um título que combina os elementos melhores e mais inovadores da série Project Zero. Para as pessoas que ainda não jogaram nenhum título da série Project Zero, incluímos novíssimos elementos que te permitem entrar logo em ação. Há toda uma variedade de cenas para desfrutar, quer sozinhos quer com outras pessoas, que eu vos desafio a experimentarem!

Iwata Asks
Iwata:

Gostaria que os jogadores apreciassem a linha ténue que separa o medo do riso. Agora passo-te a palavra, Kikuchi-san.

Kikuchi:

Em primeiro lugar, gostaria de dizer algo aos fãs da série. Nove anos depois do lançamento de Crimson Butterfly, este ainda é amplamente discutido na Internet, as pessoas ainda têm boas memórias do jogo e ainda é adorado por muitos. Isto faz-me muito feliz.

Iwata:

Isso é fantástico.

Kikuchi:

Acho mesmo que sim. Mas quando olhamos para o jogo do ponto de vista do presente, vemos muitas coisas que não conseguimos fazer na altura. É por isso que fizemos o jogo de novo com a ajuda dos mais recentes avanços na tecnologia e no design, com todo o know-how adquirido ao longo da última década e com a colaboração da Nintendo. Estou confiante de que as pessoas que jogaram o título antes gostarão dele e ficarão com uma impressão nova. Este é um título com o qual quero mesmo que as pessoas se divirtam neste verão.

Iwata Asks
Iwata:

E o que dirias a pessoas que ainda não jogaram um título da série Project Zero?

Kikuchi:

Se conhecem um fã da série, ou se um amigo vosso comprar este título, experimentem, por favor, o modo Haunted House. Se gostarem dele, passem depois para a história principal. Se gostam de jogos ou de filmes de ação, tenho a certeza de que o jogo vos impressionará. Para os principiantes, esforçámo-nos por incluir um guia tutorial que os ajudará a entrar no jogo. Estou confiante de que este título satisfará muita gente.

Iwata:

Este jogo representa a culminação de todo o trabalho que tivemos com a série Project Zero, um compêndio de todos os elementos apresentados ao longo dos anos com uma atenção ao detalhe que roça o obsessivo. Espero que o máximo de jogadores possível experimente este título. Obrigado aos dois pela vossa presença aqui hoje.

Iwata Asks
Kikuchi/Shibata:

Obrigado nós.