1. O tema é a moda

Nota que esta entrevista foi publicada na sua versão original japonesa a 17 de Outubro de 2008.

Iwata:

Esta entrevista vai ser um bocadinho diferente das anteriores. Primeiro, porque um dos participantes está no estrangeiro. Segundo, porque – embora Iwata Pergunta aborde os títulos desenvolvidos pela própria Nintendo – desta vez vamos falar sobre algo criado por outra empresa em parceria com a Nintendo. Nintendo presents: Style Boutique é um jogo completamente novo. Juntei toda a gente aqui hoje porque achei que devíamos narrar ao mundo o processo incomum e as várias voltas e reviravoltas que aconteceram durante a longa criação do produto. Em primeiro lugar, gostaria que se apresentassem e nos dissessem qual o vosso papel.

Yamagami:

Chamo-me Yamagami do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software (SPD) e fui produtor do jogo. A par de Tajima-san, que agora está no estrangeiro, envolvi-me no projecto na primeira fase de planeamento e fiquei até ao fim.

Iwata:

Falemos agora com Tajima-san, que está fora.

Tajima:

Chamo-me Tajima e estou em Seattle. Inicialmente, trabalhei com o grupo de Yamagami-san, mas há cerca de um ano fui enviada para a Nintendo of America. Hum… qual era o título da minha função?

Yamagami:

Acho que podes dizer que era directora.

Tajima:

Pronto, está bem: eu era a directora. (risos) Fui a primeira pessoa a encontrar o plano.

Iwata:

E por “encontrar” queres dizer que descobriste um plano criado por outra pessoa.

Tajima:

Sim, exactamente.

Iwata:

A seguir temos Hattori-san.

Hattori:

Chamo-me Hattori, também do SPD. Estou no grupo de Yamagami-san. Na última parte do desenvolvimento, tornei-me directora. O meu campo de acção era essencialmente a implementação de várias ideias do co-criador e de Tajima-san que surgiram na primeira parte do desenvolvimento, assimilando-as num jogo que fosse de fácil compreensão para o grande público.

Iwata:

Ito-san?

Ito:

Sou o Ito do SPD. Juntei-me a este projecto mais ou menos ao mesmo tempo que Hattori-san. Providenciei essencialmente o apoio técnico na realização dos planos para as cidades de compras disponíveis através da Ligação Wi-Fi da Nintendo.

Iwata:

Originalmente, Ito-san dava apoio técnico a vários produtos de software do departamento SPD. Tajima-san começou no grupo de Yamagami-san, assim como Hattori-san. Quanto a Ito-san… vir de fora do grupo é pouco usual, não?

Ito:

Sim. Foi a primeira vez que fiz parte da equipa de desenvolvimento de uma parte específica de software. Quando fui chamado para o projecto, fiquei um bocadinho surpreendido.

Iwata:

Mais tarde irei perguntar como isso aconteceu, mas agora falemos da fase inicial de desenvolvimento. Yamagami-san, podes falar um pouco de como começou o planeamento de Nintendo presents: Style Boutique?

Iwata Asks
Yamagami:

Claro. Preparei um pouco esta questão… (falando para o monitor) Tajima-san, consegues ouvir-me?

Tajima:

Sim.

Yamagami:

Vejamos… Lembras-te de, lá para o final de 2005, Syuji Yoshida (presidente da syn Sophia1) nos ter dito que queria fazer um jogo em que o tema fosse roupa?

1 syn Sophia: Criadora de jogos tais como SimCity DS, Ganbaru Watashi no Kakei Diary e Mawashite Tsunageru Touch Panic. Anteriormente, a empresa denominava-se AKI Co., Ltd. com sede em Tóquio.

Tajima:

Sim. E, se bem me lembro, no início só havia uma “concept sheet” de página única…

Yamagami:

Pois era. Uma página não era suficiente para compreender o jogo, por isso pedi algo mais detalhado. Hoje trouxe comigo a proposta de projecto que me deram após o meu pedido.

Tajima:

Onde é que isso estava?

Yamagami:

Na secretária de Tajima-san. (risos)

Tajima:

Na minha?

Iwata:

Hã? Ainda tem uma secretária? Não fazia ideia… (risos)

Todos:

(risos)

Yamagami:

Esta proposta é sobre moda, mas só vejo é letras e nada de imagens! Tem a data 26 de Janeiro de 2006. Foi aí que o projecto Nintendo presents: Style Boutique começou.

Iwata Asks
Iwata:

Tajima-san, eras o contacto da syn Sophia. O que suscitou o teu interesse pela proposta?

Tajima:

Sempre me interessei por roupa, por isso a ideia de um jogo cujo foco é a moda atraiu-me. Até aquela folha isolada teve impacto. Nunca se tinha feito um jogo assim, e já que o tema me agradava, achei que podíamos fazer algo divertido. Estava algo confiante e queria mesmo experimentar fazê-lo.

Iwata:

Jogas muito, não jogas?

Tajima:

É verdade. Acho que me podem considerar uma jogadora hardcore, mas ao mesmo tempo também sou uma jogadora casual. Adoro jogos de puzzles e também gosto de jogar coisas como Dr Kawashima’s Brain Training: How Old is Your Brain?.

Iwata:

Talvez estivesses algo insatisfeita por não haver jogos sobre moda para jogares.

Tajima:

Pois. Sempre me interessei muito pelo mundo da moda, e achei que seria fantástico se esse interesse se entrelaçasse com a minha outra coisa favorita: videojogos.

Iwata:

Quando disseste a Yamagami-san que achavas que ia ser divertido, ele partilhou logo do teu entusiasmo?

Tajima:

Yamagami-san geralmente diz-me: “Se achas que será divertido, então não deve haver problema”… Não é?

Yamagami:

É, acho que sim. A maior parte das vezes, compreendo o que um projecto tem de bom. Mas, desta vez, não fazia ideia. Só lhe perguntava: “Isto está bem? Tens a certeza que está bem assim?” E ela respondia muito confiante: “Deixa isso comigo!”

Iwata:

Tajima-san consegue ser muito persistente quando tenta ver uma proposta aprovada. (risos)

Yamagami:

Depois de receber a primeira proposta em Janeiro, ela foi ainda mais trabalhada e apresentei-a finalmente em Maio a ti, Iwata-san. Mesmo nessa altura, não estava bem a ver qual era o interesse do jogo… mas disse-te que, de vez em quando, não fazia mal abraçar projectos que eu não compreendesse mas que Tajima-san considerasse serem extraordinários. Ela percebia de moda, e disse que iria acompanhar o projecto até este terminar.

Tajima:

Desculpa, não pude cumprir a promessa!

Yamagami:

É compreensível. Um ano e meio depois de o projecto ter começado, emigraste! (risos)

Iwata:

Tajima-san, tinhas um objectivo claro em mente desde o início?

Tajima:

Para ser honesta, nem por isso. Perguntava-me como iria ficar…

Iwata Asks
Iwata:

Insististe em acompanhar o projecto até ele terminar, mas não tinhas um objectivo claro em mente? (risos) Mas uma vez que, eventualmente, o projecto foi completado, acho que havia algo no conceito original que não mudou. O que achas que foi?

Tajima:

Raparigas a experimentar roupas diferentes, a vestir roupas que de facto se usam e a divertirem-se a combinar peças. Foi nisso que pensei no início.

Iwata:

E isso nunca mudou. Mas houve alguma coisa que tenha mudado?

Tajima:

Não, acho que ficou tudo basicamente na mesma…

Iwata:

Mas o desenvolvimento deste projecto demorou muito tempo e passou por um processo de tentativa e erro tão moroso que podemos até dizer que, por vezes, o projecto parecia estar meio perdido. Em alturas dessas, não alcançamos como por magia o objectivo original. Embora algumas coisas não mudem do princípio ao fim, perdemo-nos pelo caminho e as coisas mudam. Não te lembras de ter acontecido algo deste tipo?

Tajima:

Bem… Saí do projecto há cerca de um ano, por isso tenho apenas vagas lembranças. Mas, no início, a primeira interface que a syn Sophia propôs era muito infantil. Lembras-te, Hattori-san?

Hattori:

Sim, havia coraçõezinhos por todo o lado e era quase tudo cor-de-rosa…

Tajima:

Pois era, e com pegadas de gato por todo o lado… Não tinha muito estilo!

Iwata:

Cor-de-rosa em todo o lado…e corações. (risos)

Tajima:

Não gostei mesmo nada. Uma vez que o jogo era sobre as combinações da moda, queria criar algo com estilo – mas parecia estar a ser feito para crianças… Por isso fizemos grandes alterações.