1. Ultrapassado por New Super Mario Bros. 2

Iwata:

Hoje vamos falar sobre New Super Luigi U. O diretor do jogo, Takemoto-san, passou três anos a criar New Super Mario Bros. U1, que foi lançado em dezembro do ano passado, e começou a trabalhar neste jogo sem qualquer pausa.1. New Super Mario Bros. U: Um jogo de ação lançado em simultâneo com a consola Wii U em novembro de 2012.

Takemoto:

Sim. Fizemos New Super Mario Bros. U para ser lançado em conjunto com a consola Wii U e, juntamente com Tezuka-san e o resto da equipa, começámos a pensar em New Super Luigi U enquanto conteúdos descarregáveis2.2. Conteúdos descarregáveis: Os downloads digitais de New Super Luigi U começaram no dia 19 de junho de 2013 no Japão e no dia 20 de junho na Europa enquanto conteúdos adicionais, para quem tem o jogo New Super Mario Bros. U. Vai ser lançada uma versão física, em disco, para quem não tem New Super Mario Bros. U a 26 de julho na Europa.

Iwata Asks
Iwata:

E os conteúdos acabaram por ter uma dimensão tão grande que podemos dizer que fizeram um novo jogo, e não apenas conteúdos adicionais.

Takemoto:

Sim, pode dizer-se que sim.

Tezuka:

Fiz parte da equipa de trabalhou em New Super Mario Bros. 23 para a consola Nintendo 3DS, lançado antes de New Super Mario Bros. U, por isso sinto que não tenho feito mais nada para além de trabalhar em jogos Mario! (risos)3. New Super Mario Bros. 2: um jogo de ação lançado para a consola Nintendo 3DS em julho de 2012 no Japão e em agosto de 2012 na Europa.

Iwata Asks
Iwata:

Mas o Mario não aparece desta vez! (risos)

Tezuka:

Pois, tens razão. (risos)

Iwata:

Podemos dizer que, de certo modo, o processo de criação incluiu pensar como deveriam ser os conteúdos adicionais para Super Mario?

Tezuka:

Sim, sim. Nunca imaginei que passássemos tanto tempo a pensar sobre conteúdos descarregáveis.

Iwata:

Como é que tudo se processou no início?

Tezuka:

Não tínhamos planeado fazer um trabalho tão grande no princípio. Pensámos primeiro em expandir um modo de jogo secundário, tal como fizemos para New Super Mario Bros. 2 para a Nintendo 3DS. Por exemplo, considerámos adicionar vários níveis no modo Partida Turbo.

Iwata:

Em New Super Mario Bros. 2, pode jogar-se vários pacotes adicionais4 de níveis no modo Caça às Moedas, e pensaram fazer o mesmo para New Super Mario Bros. U.4. Pacotes adicionais: Uma coleção de níveis especiais para o modo Caça às Moedas que foi disponibilizada para compra. Disponibilizados em quatro fases, existem no total dez pacotes disponíveis. Para mais informações sobre estes pacotes de conteúdos adicionais para New Super Mario Bros. 2, clica aqui.

Tezuka:

Certo. Isso aconteceu por acaso e não foi algo que estivesse predefinido. Se me lembro bem, decidimos distribuir níveis adicionais para os dois títulos, mas cada equipa deveria pensar em que consistiriam os conteúdos adicionais de cada um dos jogos, e as ideias para este surgiram com mais facilidade do que para New Super Mario Bros. 2.

Iwata:

Foi mais rápido para New Super Mario Bros. U?

Tezuka:

Sim. Mais tarde, a ideia dos pacotes adicionais para o modo Caça às Moedas veio da equipa de New Super Mario Bros. 2, e seguimos em frente com ela porque esse jogo foi lançado primeiro. No entanto, enquanto estávamos a trabalhar nesse projeto, a semelhança da ideia começou a incomodar-me, por isso pensei que deveríamos ter uma ideia diferente para New Super Mario Bros. U.

Iwata:

Takemoto-san, se calhar causou-te alguma confusão (risos) ter uma ideia tão boa que alguém agarrou depois e utilizou primeiro!

Takemoto:

Bem, esse jogo iria ser lançado primeiro, por isso não havia nada a fazer. (risos)

Iwata:

Que altruísta da tua parte! (risos)

Takemoto:

Não, de maneira nenhuma! (risos) Estava um pouco preocupado que alguém pudesse pensar no porquê de os conteúdos adicionais não fazerem parte do jogo desde o seu início, mas optei por ser mais positivo: “Se estão a fazer isso, então temos de arranjar uma ideia melhor.”

Iwata Asks
Iwata:

Começámos o desenvolvimento dos pacotes adicionais para New Super Mario Bros. 2 depois de o jogo estar concluído e depois de termos analisado como as pessoas o estavam a jogar. A nossa intenção foi evitar qualquer sensação de que o jogo original tinha menos conteúdos porque iriam existir conteúdos descarregáveis. Em todo o caso, algumas pessoas questionaram porque é que esses conteúdos não faziam parte do jogo original.

Takemoto:

Pois. E, pessoalmente, nunca fui muito a favor da ideia de adicionar níveis no modo Partida Turbo, por isso decidimos considerar se não existiriam outras opções igualmente boas.

Tezuka:

Depois começámos a fazer experiências e fizemos uma coisa para New Super Mario Bros. U que consistia em níveis muito curtos mas com um maior nível de dificuldade.

Iwata:

E isso levou-vos “diretamente” a New Super Luigi U.

Tezuka:

Sim.

Iwata:

Porque é que decidiram encurtar os níveis mas aumentar o nível de dificuldade?

Tezuka:

Originalmente assumimos que os conteúdos descarregáveis seriam para pessoas que tinham jogado New Super Mario Bros. U, e decidimos fazê-lo para as pessoas que queriam jogá-lo ainda mais. Por isso disse que poderia ser um pouco mais difícil.

Iwata:

Tinhas como público-alvo os jogadores mais avançados.

Tezuka:

Sim. Mas seria cansativo jogar níveis longos e difíceis.

Iwata:

Sim, penso que se tornaria muito cansativo.

Tezuka:

Por essa razão achei que talvez fosse necessário encurtá-los.

Iwata:

Por outras palavras, quando a jogabilidade é mais intensa e estimulante não é possível jogar nesse nível de tensão durante um grande período de tempo, por isso tornaste os níveis mais curtos.

Tezuka:

Sim, exatamente.

Takemoto:

Eu abordei a ideia de outra perspetiva.

Iwata:

Qual?

Takemoto:

A série New Super Mario Bros. tem sido lançada sequencialmente para as consolas Nintendo DS, Wii, Nintendo 3DS e Wii U, e à medida que foi evoluindo também os níveis foram aumentando.

Iwata:

Os níveis têm aumentado gradualmente?

Takemoto:

Sim. Não me parece que os jogadores tenham reparado na diferença, mas se os comparares são, de facto, mais longos. Foi algo que aconteceu gradualmente, mas agora os níveis são mais longos.

Iwata:

Estou a ver.

Takemoto:

Por isso, ao fazer os conteúdos adicionais, desta vez decidi jogar todos os jogos da série Super Mario. E quando peguei no título Super Mario Bros. 35 o jogo pareceu-me muito pequeno!5. Super Mario Bros. 3: um jogo de ação lançado para a consola NES no Japão em outubro de 1988.

Iwata:

Estás a falar do tamanho dos níveis?

Takemoto:

Sim. Na altura joguei-os sem pensar sequer que eram curtos.

Iwata:

Na altura também não pensei nisso.

Takemoto:

Mas depois de os jogar novamente, pensei: “O quê? Já acabou?” Mas sentes-te tão bem a jogá-los... Por isso, embora pense que os jogadores possam sentir que falta qualquer coisa aos níveis mais curtos, imaginei uma extensão de nível que permitisse aos jogadores verem a Bandeirola assim que passassem por cima da lomba, o que seria motivação suficiente para jogarem várias vezes.

Iwata:

Num nível curto, até podes fazer asneira mas como consegues ver a Bandeirola ali tão perto, acabas por tentar outra vez.

Takemoto:

Exato. Por isso quando estava a pensar que desta vez queria níveis mais curtos para os conteúdos descarregáveis, Tezuka-san sugeriu que fizéssemos isso mesmo. A altura não poderia ter sido melhor.

Tezuka:

Por sorte. (risos)

Takemoto:

Mesmo. (risos)